quinta-feira, 7 de abril de 2016

SEM UNS SECRETÁRIOS, PINA ESTARIA EM ARTICULAÇÕES MAIS PROFUNDAS

Prof. Israel Araújo (Editor)
Presidente da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)
Cadeira 07. Patrono: Manoel Luiz Ferreira Fonseca
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA)



Sem legenda. Precisa?


Os bastidores da política partidária e das estruturas de Governos sempre se confundiram, no Brasil, haja vista o quão interrelacionados estão, no mínimo porque os agentes partidários são os mesmos que os os agentes políticos (às vezes com cortes de cabelos diferentes e/ou uma barba a mais ou a menos). Dirigentes de empresas e de fortes empresas, não raro, também entram nesse clima (ou clímax) de especulações; às vezes, até membros dos cleros, dos movimentos evangélicos, profissionais "da bala" e outros, também. Bem, ou, em bom português paraoara: bão, o que é certo é que quem manda e quem pode mandar, manda e desmanda. Canetas correm às soltas.

Tal é o caso dos tempos de desincompatibilizações de agentes de governo, que estejam em funções de (des)confiança, caso de Secretários de Governo. Prefeitos de Igarapé-Miri e de demais entes federados, em tempos de eleições municipais, e governadores de estados como o nosso castigado Pará, em tempos de eleições estaduais, também experimentam essas tarefas, a cada quatro anos. Presidentes da República... claro que Sim.

Isto posto, e apenas de uma rimpada, lembremos de Igarapé-Miri nos anos de 2008, 2012 e 2016; puxa, mas 2016 ainda nem é passado! Sigamos.

No final da primeira e última(?) gestão da senhora Dilza Maria Pantoja Corrêa, ex-PTB, ex-PFL/DEM, ex-PSD e atual PRB), houve saídas de nomes como dos Secretários de Educação (Mônica Pinheiro) e Obras (Arimatéia Pureza). Antes das entradas de Felipe Pantoja e Ezequias Pinheiro, respectivamente, o comunicador da Voz do Povo, Paulo Gonçalves "PIM", dizia em alto e bom som que não sabia dos nomes dos (então) novos titulares; e dias se passaram até que o Povo soubesse quem estava despachando nas ruas 7 de Setembro e Major Lira.

Caso parecido aconteceu em 2012, quando Roberto Pina Oliveira (PT) se preparava para ser derrotado pelo incomparável e inalcançável Sr. Ailson Santa Maria do Amaral, o "Pé de Boto". Ninguém sabia, a não ser poucos íntimos dos íntimos, que no lugar de Janilson Fonseca (Educação) entrava a irmã de Janilson Fonseca, Maura Fonseca (ambos parentes diretos de Pina Oliveira). E que, para substituir a técnica Graça Leão (Administração), entrava o ex-Vereador Alberto Amorim. Muito menos se sabia que Francisco Pantoja (à época, Vice-Prefeito e Secretário de Saúde) sairia e deixaria Regina Auxiliadora no "comando" da Pasta. Ora, isso tudo se constitui em mínimos exemplos, pois as peripécias e respectivos acordos, os quais produzem as mudanças de tabuleiro, pois as complicações somente poderiam ser expostas pelos íntimos acima citados, e estes são lacônicos de corpo e barba.

O ano de 2016 está a repetir os anteriores. E 2020 deverá repetir 2016; e 2024 repetirá 2020... Segundo apurou o Blog Poemeiro do Miri, desde o dia 31/03, as secretarias de Administração (que estava com Natanael Sousa) e Desenvolvimento Urbano... (chamada por 99% dos mirienses de Secretaria de Obras), que era liderada pelo Sr. Roberto Pantoja (ex-Pros, atual PP), o ex-Vereador Careca, estão sem comandos. A explicação é simples.

A mesma apuração do Poemeiro do Miri já verificou que o anterior e novo prefeito, Roberto Pina Oliveira (PT), estaria (na verdade está, mas só podemos enunciar "estaria") em conversas com setores da negociação partidária, no sentido de definir os titulares das duas pastas, no que respeita a apoios para a campanha eleitoral de 2016. Bem, é isso que sempre se fez. O Poemeiro do Miri não questiona isso; mas é possível perguntarmos:

a) E as pessoas do Povo, as quem sustentam este Município, ao precisarem de decisões que dependem da caneta e das malas dos respectivos Secretários, farão o quê? Ficarão sentadas nas portas desses prédios, aguardando até o dia em que os "tebas da política" local se acertarem e preencherem os espaços?

b) Se é verdade que o ex-Vereador Leão da Costa Leão (PV) está atuando na Sedin, por que ele não poderia ser o escolhido? Faltaria competência técnica e capital político para o campeão de votos de tantas eleições municipais?

c) Se o PCdoB, sigla liderada pelo ex-Secretário de Administração "Natan", irá indicar substituto de Natanael, por que não decidiu isso há umas semanas previamente ao dia 31 de março passado?

d) Se é verdade que a atual Vice-Prefeita, Carmozinha (..., ex-PV, atual Pros), está em negociação para preencher umas dessas pastas (ou as duas?), por que não definem logo, vez que o mercado de políticos profissionais de Igarapé-Miri está em plena decadência?

e) Se é verdade que o ex-Vice-Prefeito de Igarapé-Miri, Francisco Pantoja (..., ex-PMDB, atual PMN), está em negociação com Pina Oliveira para preencher umas dessas pastas (ou as duas?), por que não definem logo, uma vez que o mercado de políticos profissionais de Igarapé-Miri está em plena decadência? Esperariam o quê mais: os seus adversários se armarem de mais munição ou o Povo sofrer um pouco mais?

E agora, irão nos dizer o quê?



________________________________
Tenho dito e digo mais ainda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário