quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A CHACINA, EM ABAETETUBA, DEIXA LIÇÕES; MAS O QUE VAMOS ASSIMILAR?

Israel Araújo (editor)
poemeiro@hotmail.com



http://www.diarioonline.com.br


Nos últimos dias, a cidade de Abaetetuba viveu (e vem vivendo) uma verdadeira tragédia no quesito "segurança" pública. Populares informaram a este Blog, durante o dia de ontem (08/02) que, entre os dias sete e oito deste mês, 11 (onze) pessoas teriam sido assassinadas na cidade do "Brinquedo de Miriti", mais umas quatro estariam hospitalizadas; isso tudo depois que um policial militar teria sido assassinado, nessa cidade. A TV Liberal, no "JL 2" de ontem, informou muito rapidamente que, em Abaetetuba, teriam sido cinco mortes, segundo dados da Polícia.

O caso não passou despercebido da população, uma vez há pouco tempo houve uma enorme matança de pessoas em Belém do Pará, inclusive depois de ter havido a morte de um policial da Rotam...

O caso de Abaetetuba foi noticiado na imprensa paraense, conforme nota a seguir, do Jornal Diário do Pará:


Cinco pessoas foram mortas com sinais de execução, e outras quatro foram baleadas mas sobreviveram, no município de Abaetetuba, no nordeste paraense, na noite da última terça-feira (8). Os crimes aconteceram horas após o assassinato do policial militar Sérgio Augusto Miranda Margalho, 55 anos. Os crimes foram registrados entre 21h30 e 23h25 em diferentes bairros do município e, segundo testemunhas, os autores dos disparos seriam de três e quatro homens encapuzados em motocicletas. As vítimas da chacina foram identificadas como: Leonel Correa Santos, de apelido Bezorão; Meick Cardoso Silva, de apelido "Milk Shake"; Luís Carlos Oliveira de Lima, de apelido "Buck"; Gleydson Diego Nery Silveira; e Reinaldo Quaresma Silva, de apelido "Rei. Além dos cinco mortos, outras quatro pessoas foram baleadas, mas sobreviveram e estão internadas no Hospital Metropolitano de Belém. Os pacientes são: Gracilda Nunes Farias, João Cláudio Correa Macedo, Valter Soares Carvalho e Vagner Monteiro da Silva.

MORTE DO POLICIAL
De acordo com informações da Polícia Civil, o cabo da PM Sérgio Augusto de Miranda Margalho estava de folga e morreu dentro de casa com um tiro nas costas supostamente disparado pelo próprio sobrinho, identificado como Leone Margalho Filho. O motivo do crime seria porque o policial chamou a atenção do sobrinho pelo fato de o suspeito ser usuário de drogas. Após o homicídio, o assassino fugiu levando a moto do policial e, possivelmente, também levando a arma da vítima, um revólver 38, já que ela não foi encontrada na casa. Quatro testemunhas foram ouvidas em depoimento, durante a noite dessa terça-feira (7), por policiais civis de Abaetetuba, e confirmaram essa versão, apontando o nome do suspeito.
Ainda de acordo com a polícia, uma equipe da Divisão de Homicídios de Belém foi deslocada para o município para assumir as investigações e se integrar aos policiais civis de Abaetetuba. A corporação declara, por fim, que “é precitado afirmar a existência de ligação entre os crimes e a morte de um policial militar registrada por volta de 19 horas no município”. O clima é considerado tenso entre os moradores de Abaetetuba, que temem novos assassinatos na região.
(Com informações de Vieira Filho) (Diário on line; capturado em 09/02/2017)

Neste caso de Abaetetuba, a relação morte de um PM, seguida de uma matança na cidade (mais uma vez) leva o Povo a levantar questionamentos do tipo: a) se não tivesse havido morte de um policial, a chacina teria acontecido?; b) há uma crise generalizada no sistema "de segurança" pública do Pará, de tal modo que um barril de pólvora esteja prestes a se detonado?; c) o que pode fazer um Povo, que já está refém da bandidagem, para enfrentar "milícias"?

d) Quantas mortes, chacinas, ações de Grupos de Extermínio... se seguirão até que exista um Governador de estado, no Pará, que, de fato, se preocupe com e trabalhe em prol da Segurança da população???


_____________
Tenho dito, tenho dito!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário