quarta-feira, 15 de abril de 2020

Um belo poema: "TOMAR AÇAÍ NÃO É DESELEGANTE", da poetisa Lene Valente


Sou de Igarapé-Miri
Sou da terra do açaí
Palmeira nativa daqui

O açaí é o alimento
Que em todo momento
Contribuiu com meu sustento


Nessa fruta sou viciada
Se em minha dieta não for associada
Minha fome não será saciada


Seja em casa ou no restaurante
Desse fruto sou amante
De preferencia sem adoçante


Me olhas com preconceito?
Aceita, é o meu jeito
E quero respeito


Eu não abro mão
Deste delicioso pirão
Na minha alimentação


E se queres saber?
Não me envergonha dizer
Que a semente gosto de roer


Misturada com farinha
Na tigela ou na cuinha
Estilo farofinha


Achas que é loucura?
Deixa de frescura
Faz parte da minha cultura


Faz parte da economia
E me dar a alegria
De me alimentar com soberania


O açaí é minha paixão
E com a comida da região
É a melhor opção


Se com peixe é gostoso
Com camarão é delicioso
E com tudo é muito saboroso


Esse é um costume
Que o caboclo daqui assume
E não adianta queixume


Faz parte da nossa vivencia
De histórias e resistência
De muitos anos de experiência


E mesmo que algum arrogante
Demostre em seu semblante
Que tomar açaí é deselegante


Eu digo com exuberância
Fica com tua ignorância
E eu com toda elegância


Bebendo açaí toda radiante
Porque minha consciência garante
Que tomar açaí não é deselegante

(FIM)
            (Lene Valente2018)

Fonte: https://blogdalenefariasvalente.blogspot.com/2020/04/tomar-acai-nao-e-deselegante.html (Blog da Lene Farias Valente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário