sexta-feira, 12 de junho de 2020

Uma parada para agradecer: mais de 137.085 leituras num blog não sensacionalista


Prof. Israel Fonseca Araújo (editor, fundador; e-mail: poemeiro@hotmail.com)
Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)




Faz quase dez anos que criei este espaço de discussões sobre temas de interesse da vivência democrática de Igarapé-Miri, do Pará, da Amazônia, do Brasil e do Mundo; ou seja, que criamos o "Blogue" Poemeiro do Miri. Em aproximadamente nove anos, o Blog ficou uns dois - ou mais - parado (literalmente), pois perdi o acesso, não conseguia "logar" e não poderia faz postagens, nem editar, nem ver como meu (nosso) canal de discussões sobre política, economia, cultura, educação, serviços e políticas públicas, relações de poder (campo política, podemos supor!), entre outros grandes temas. Mas, recuperei o acesso e voltei às escritas e às tentativas de tratar, sem sensacionalismos, de problemáticas que possam interessar à população igarapemiriense e a demais sujeitos que curtam os temas tratados no Blog.

Sempre em momentos criados um pouco à força, lá iam minhas postagem falar sobre a sociabilidade, sobre a vida pública – inclusive tocar no delicadíssimo ponto que é: a nossa atuação de cidadão é uma atuação política, e a nossa omissão (individual, coletiva) também o é. Isso, sei, aborrece pessoas; isso afasta possíveis leitores(as) do Blog, faz possíveis seguidores passarem adiante. O tema da política não é agradável, não tem forte apelo popular, não gera muito crescimento estatístico ao trabalho de um mero professor de uma pequena cidade do interior – no Norte do Brasil.

Apegado às discussões políticas (nossos votos têm a ver com as filas dos hospitais, com as mortes em UPA’s, com os estádios de futebol falidos, com escolas sucateadas, com roubos milionários nos governos A, B ou C) e sem se sustentar em enunciações sensacionalistas, já era de se esperar índices de leituras pequenas. Por exemplo, a postagem de maior visibilidade no Poemeiro do Miri foi, infelizmente, a de uma criança abandonada (um bebê) em rua do bairro Cidade Nova, em Igarapé-Miri, achada por populares e já com partes do corpo comidas. Triste por demais, demonstração de pura crueldade – ou de um adoecimento psicológico tal ou coisa semelhante, que seja capaz de plenamente desumanizar uma (ou mais) pessoa, a ponto de “jogar aos cães” um bebê! Infelizmente, era preciso noticiar isso.

Mas, enfim, os propósitos do Poemeiro do Miri não são a visibilidade, o crescimento estatístico e nem a fama fácil; seu projeto tem a ver com apresentar, levantar e/ou construções discussões pertinentes à vida democrática, principalmente de Igarapé-Miri (PA). Por isso, mesmo sem truques mais “populistas”, mais de 137.085 leituras aconteceram em minhas (nossas) postagens; por isso, acho que tenho de agradecer a vcs, que (possivelmente) acreditaram neste trabalho. Se ainda não acreditaram, nem deram credibilidade a esta tarefa de blogueiro, saibam que vou tentar conquistá-la... e isso seguindo/produzindo e tecendo debates.

Muito obrigado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário