sábado, 12 de dezembro de 2020

Prof. José Pinto (AIL) fala do livro "A Palavra a Seu Tempo"

Israel Fonseca Araújo (editor-chefe, fundador); poemeiro@hotmail.com 

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)  

Página no FacebooK: Poemeiro do Miri Online - curte e segue aí 


Prof. José Pinto, autor, com o também Professor Janilson Fonseca - Secretário de Educação de Igarapé-Miri, indicado (foto: lançamento, acervo do autor)


No último dia 10, o professor José Maria Ribeiro Pinto lançou seu primeiro livro: A Palavra a Seu Tempo, obra que reúne uma série de escritos de autoria do mesmo. São trabalhos surgidos no projeto InforMAC (jornal escolar, fundado por Pinto, em sua atuação de professor) e que extrapolam essa materialidade; há, inclusise, boas curiosidades acerca da vida igarapemiriense e, claro, tem ainda sobre seu "berço feliz, Cametá", como ele sempre diz acerca de sua terra natal.

Biografia: Nascido em Cametá, PA, veio para Igarapé-Miri ainda bem jovem, em 1986, a fim de seguir os estudos primários, aqui se casou com a miriense Rosete Pinto. Fez vestibular e foi aprovado para cursar Licenciatura Plena em Letras (UFPA), se tornou professor concursado nas redes de ensino de Igarapé-Miri e da Seduc-PA; cursou pós-graduação em Mídias e educação e em Língua Portuguesa: uma abordagem textual. Já foi Vice-Diretor da Escola Municipal "Aristóteles Emiliano de Castro", o Ginásio, e Assessor de Comunicação na Secretaria de Educação do Miri/SEMED. Muito atuante na Igreja Adventista do Sétimo Dia, integra, como Diretor Associado, o Clube de Desbravadores Sentinelas do Norte.


Prof. José Pinto com a Professora Ocilene Quaresma - Diretora da Escola Estadual "Manoel Antonio de Castro" (foto: lançamento, acervo do autor)


Prof. José Pinto com o Professor Antonio Marcos Ferreira - Presidente do INCAM
(foto: lançamento, acervo do autor)


Aproveitando-nos desse momento ímpar para a cultura da terra do Açaí, questionamos o autor da obra, sobre dois pontos principais e que nos ajudam a entender este momento. Suas respostam estão divulgadas, a seguir: 

Blog Poemeiro do Miri: Como o senhor se sente, ao publicar o livro A palavra a Seu Tempo, pensando na recepção do mesmo entre o público, miriense, cametaense e de uma forma geral?

R: Sinto-me muito honrado e feliz em poder partilhar com os meus leitores um pouco do meu estilo na arte de escrever. Creio que terá boa receptividade tanto ao público miriense e até mesmo cametaense. É claro que aqui na Terra do Açaí sou figura conhecidíssima, principalmente no meio educacional. O que não ocorre na Terra dos Notáveis, haja vista que vim de lá em 1986, quando era bem jovem. Além do que, morava no meio rural e não na sede, em que quase sempre há mais visibilidade.


Blog Poemeiro do Miri: Havia muitos professores/as no seu ato de lançamento; assim sendo, como o senhor imagina ser o "uso", o valor dessa obra de textos esparsos entre a comunidade estudantil de Igarapé-Miri?

R: É meu desejo de que além dos meus pares, essa obra também chegue às mãos de nossos alunos, pela razão de que há textos na obra em questão que podem ser trabalhados com essa clientela. Até porque são textos leves e de fácil compreensão, que podem muito bem ter aplicação didática, se trabalhados com estratégias que visem o aprendizado e o gosto pela leitura.


O professor José Pinto, que integra, como sócio-fundador, a Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), já tem outro livro quase pronto (no qual, revisita a história de Igarapé-Miri) e mais um, o terceiro, sendo tecido; mas estas são histórias para outros diálogos. Por fim, o autor cametaoara, miriense de coração, assegura: "acredito que com a publicação dessa obra, muitos dos meus conterrâneos terão conhecimento desse cametaoara, agora escritor". Certamente, confrade e amigo professor, sem dúvida.

_________

Curta e compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais; siga este nosso Blog; inscreva-se em nosso Canal do You Tube (título: Rádio Poemeiro do Miri; link: 

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário