segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Tuna Luso volta è elite & Remo e Paysandu se fortalecem: desportistas podem sonhar com dias melhores?

Israel Fonseca Araújo (editor-chefe, fundador); poemeiro@hotmail.com 

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)  

Página no FacebooK: Poemeiro do Miri Online - curte e segue aí


(Tuna Luso Brasileira (PA) comemora Título da Segundinha; Imagem: site diarioonline.com.br)

A Tuna Luso Brasileira (PA) venceu o Campeonato Paraense da Segunda Divisão e, depois de mais de uma década, volta à elite do futebol paraense; a Águia Guerreira do Norte venceu o Gavião Kyikatejê, time de futebol de Bom Jesus do Tocantins, por 4 tentos a 2 e provou sua força no futebol local, mesmo que depois de longos anos de jejum.

Dessa forma, os três maiores do futebol paraense estarão, ao mesmo tempo, juntos no campeonato mais disputado no Norte do país. E isso, certamente dará maior dinamismo e mais visibilidade à realidade um tanto precária desse futebol - com a volta dos torcedores(as) aos estádios, a tendência é que os times tenham um pouquinho a mais de fôlego para organizar os caixas, arrumar as folhas salariais e captar patrocínios, digamos.

Remo e Paysandu: A Série C do certame nacional de futebol masculino já está em sua fase "semi" final, quando as equipes disputam um Quadrangular e, juntos no Grupo B, Remo e Paysandu estão próximos, nesta segunda rodada (duas rodas de seis, ao todo): o Leão Azul de Antônio Baena tem 4 pontos e está na liderança do grupo, já o Papão da Curuzu aparece em terceiro lugar, com 3 pontos conquistados; para dar maior frenesi a essa competição, os grandes rivais do Pará, que fazem o maior clássico da Amazônia, se enfrentaram ontem (na rodada 2), com o Remo tendo se tornado vencedor, de goleada (3 a 1 para o Leão); os times voltarão a se enfrentar na rodada final do Quadrangular - aí, dizem as boas línguas paraoaras, já poderão até estar com as respectivas classificações encaminhadas e fazer um jogo "de compadres". Seria uma saída para que os  vizinhos da Almirante Barroso de Santa Maria de Belém do Pará dessem uma volta nos seus adversários nacionais e avançassem para a Série B.

Mas, falando em campeonatos mais robustos, lá vem a pergunta-chave: será que, assim, podemos "sonhar" com dias melhores no âmbito do futebol paraense, com a Tuna na elite local e os dois às portas da Série A? Nossa reflexão só encontra a resposta do Não; não podemos sonhar, e isso justamente por conta do amadorismo com que nossos dirigentes conduzem o futebol no Souza, no Baenão e na Curuzu. fazem investimentos super arriscados e errados, contratam muito mal, não conseguem lidar com a profissionalização do futebol (e, aí, apanham pisas dos vizinhos Ceará e Fortaleza), andam muita na "onda louca" de parte da torcida etc. Mas, como amante do futebol paraense, este editor fica torcendo para estar equivocado em suas leituras. Que, ao menos, os dois subam à Série B; isso já traria uma dose boa de alegria ao nosso povo (mesmo que fosse alegria do tipo chuva passageira).


___________

Curta e compartilhe nosso trabalho em suas redes sociais; siga este nosso Blog; inscreva-se em nosso Canal do You Tube (título: Rádio Poemeiro do Miri; link: 

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário