domingo, 7 de fevereiro de 2021

Post #709: Covid-19 - Notícias de vários casos de infecção assuntam o Miri

Israel Fonseca Araújo

editor-chefe, fundador (poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)


Equipe de profissionais da SEMSA Igarapé-Miri, PA; arquivo: Facebook da Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé-Miri

Nos últimos dias, o Rio Murutipucu, ilhas de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará, esteve muito presente e "quente" nas redes sociais. Isso, em razão da circulação de informações populares de que se teria a confirmação de vários casos de Covid-19, sendo que duas pessoas de uma mesma família (mãe e filha) teriam falecido vitimadas pelo novo coronavírus (no entanto, não temos como apresentar infs. oficiais sobre a causa mortis, apenas podemos relatar essa conjuntura em termos de informalidade). Ainda assim, mesmo em termos de suspeitas e/ou informalidades, o caso é, sim, de assustar. Sabemos que a quantidade de testagens feitas Brasil afora é muito pequena, que, se a população fosse testada maciçamente, os dados poderiam ser de alarmar; que, se a população igarapemiriense fosse testada amiúde, poderíamos ter (diariamente) várias dezenas de casos positivos a circularem nos Boletins Epidemiológicos.

Fonte deste Blog relatou ao mesmo que enquanto uma pessoa (do Alto Murutipucu) era sepultada, a outra vinha a falecer. Imaginemos o que é o sofrimento de uma família ter uma pessoa vitimada, vindo a óbito, o tamanho dos abalos (emocionais, psicológicos etc.), sabendo-se da conjuntura nacional e internacional na qual estamos imersos (afundados) no que concerne ao novo coronavírus, a convicção de nossas limitações em termos de poder enfrentar esse cruel vírus etc.! Isso, no caso de uma perda familiar; e sendo duas pessoas, então, como suportar? Como superar as perdas e isso no contexto de urgências em termos de cuidados pessoais e familiares?

A realidade de contágios em grande quantidade assusta(ou) não somente as pessoas "não especialistas", mas chegou a abalar a própria equipe de especialistas da gestão municipal no rumo do alto Rio Murutipucu, no sentido de intervir positivamente nessa realidade. A seguinte nota, de responsabilidade da SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé-Miri), mostra iniciativa da advogada Nazianne Pena, atual secretária Municipal de saúde, no contexto de enfrentamento dessa cruel realidade.


A Secretaria Municipal de Saúde esteve hoje (4 de fevereiro), durante o período da tarde no rio Murutipucu, comunidade ribeirinha de Igarapé-Miri
Após receber informações que pessoas da comunidade estariam infectadas pelo coronavírus, a secretária de saúde Dr. Nazianne Pena reunião profissionais da saúde juntamente com a equipe do centro de enfrentamento e combate a covid-19 e realizaram consultas e testes rápido, dez (10) pessoas testaram positivo para Covid-19 e foram imediatamente medicados com a terapia padrão de tratamento que vem sendo utilizada pelo município e a partir de hoje a comunidade ribeirinha será monitorada de perto pela equipe do centro de enfrentamento e combate a covid-19.
As ações de saúde irão continuar acontecendo nas comunidades ribeirinha onde houver um cidadão miriense a secretaria de saúde se fará presente. Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé-Miri –Trabalhando juntos, pela saúde todos! (texto: SEMSA igarapé-Miri, via Facebook)



(Exames laboratoriais em geral, com qualidade garantida. No centro de Igarapé-Miri, PA, à Rua Lauro Sodré, em frente ao Banco do Brasil)


É preciso sermos mais responsáveis, mais solidários uns com os outros; todos(as) nós; ou não?

____________

* Professor, poeta; Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar


Nenhum comentário:

Postar um comentário