domingo, 21 de fevereiro de 2021

Post #712: No jogo decisivo, o Fla-RJ foi beneficiado por “erro” da arbitragem

Israel Fonseca Araújo *

editor-chefe, fundador (poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL) 


(Cuidando de sua saúde, vá ao Bioanálise: exames laboratoriais em geral, com qualidade garantida. Na Rua Lauro Sodré, Centro, em frente ao Banco do Brasil)

O jogo decisivo do Brasileirão, hoje, entre Inter-RS e Flamengo-RJ era a "final" antecipada da Série A-2020; final, entre aspas, pois se tratava de um confronto direto entre os clubes que podem ser campeão (um deles) nesta edição atrapalhada ou versão pandêmica do certame máximo nacional. Depois do vexame indesculpável do São Paulo F.C. nesta competição, jogando às cucuias o Título que estava encaminhado, restou ao Galo Mineiro (Atlético), ao Internacional e ao Flamengo a chance de levantar o Caneco; o time de Sampaoli também deu aquela "fraquejada" - já vista em 2019, quando ele comandou o Santos-SP.

Neste dia 21 (dom.), um dos melhores árbitros do Brasil (que tem péssima arbitragem, na média, cheia de suspeitas etc.), Raphael Claus, foi bem mal (a meu ver) ao, com ajuda da equipe de arbitragem de vídeo (WAR), expulsar o lateral direito do Inter-RS (Rodinei), bem no começo do segundo tempo. Essa decisão, talvez sem maldade da parte do árbitro central, produziu significativo desequilíbrio na partida (importante lembrar que um dos princípios basilares que norteiam a condução do trabalho da arbitragem é o princípio da igualdade; os outros dois são segurança e satisfação); a medida punitiva de Claus foi desproporcional à ação do atleta colorado e a relevância da partida era sem tamanho: por isso, e sem desmerecer os demais jogos, era preciso ser mais cirúrgico na aplicação da medida disciplinar. Não tenho dúvidas de que o lance do Rodinei era passível de punição com cartão amarelo.

Nas redes sociais, claro, as opiniões se dividem. Diori Vasconcelos fala que "Expulsão de Rodinei foi o grande erro da arbitragem de Flamengo x Inter; Raphael Claus deu vermelho para o lateral colorado após interferência do VAR"; (Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas).


Erros acontecem, mas não penso em "complô" pró-Flamengo:

Isso, mesmo; não acredito que a equipe de arbitragem tenha atuado para "ferrar" o Colorado gaúcho, inclusive destacando (eu) que a mesma arbitragem acertou em cheio ao anular o gol de Pedro, que seria o terceiro do rubro-negro carioca; houve falta no lance; era necessário anular o tento - houve acerto também na marcação de impedimento em uma finalização do mesmo Pedro. Ou seja, dois importantes acertos e um importante erro. No entanto, expulsar um atleta (de modo equivocado, ainda que sem maldade) pode interferir muito no andamento da partida; e foi isso o que se deu hoje.


Final, de fato, será na rodada final:

Nesta quinta, acontecerão duas partidas finais, as quais definirão o campeão da versão pandêmica do Brasileirão; última partida do Inter-RS (contra o S.C. Corinthians Paulista) e a última do Fla-RJ (contra o desmoralizado São Paulo F.C.). Do resultado desses duelos é que terá a definição, o xeque-mate: o Urubu carioca depende somente dele (tem 71 pts e, se vencer, sacramenta a conquista); já o Colorado tem 69 pts e depende de vitória sua e empate ou derrota do Fla-RJ contra o tricolor paulista; curiosamente, uma vitória do Inter (contra o coringão) mais um empate do Fla (ante o SPFC) resulta em Título dos urubus.

Mais, após essas pequenas notas, vc pode se perguntar; mas, professor, o que o Sr. acha? Minha resposta: eu acho que o Flamengo vence o São Paulo FC e se sagra campeão, com méritos, indiscutivelmente com méritos: o Fla tem, de longe, o melhor elenco do país, joga um futebol relativamente empolgante, bom de se ver, manteve uma boa base da versão 2019 e tem um técnico inteligente, audacioso (mesmo percebendo e sabendo tds nós que a maioria dos pró-urubu não gosta do Mito/Rogério) e promissor, mesmo que não seja fazendo carreira no nosso país.

É isso, gente; de fato, trata-se de um campeonato dinâmico, de várias alternâncias na liderança e que nos ajudou a conviver um pouco mais distraidamente nestes tempos de exceção. Deveria ser muito melhor, muito; mas é o que deu pra ser feito nestes tempos: que melhore muito em 2021.


____________

* Professor, poeta; Cursa Doutorado em Letras (UERN). Mestre em Letras/Linguística (UFPA). Acadêmico-perpétuo da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), Cadeira 07 (Patrono: Manoel Luiz Fonseca).

Conheça nosso trabalho no You Tube; inscreva-se no Canal Rádio Poemeiro do Miri

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar


Nenhum comentário:

Postar um comentário