domingo, 19 de setembro de 2021

782: Um século de Paulo Freire, orgulho do Brasil, aplaudido no Mundo

Professor Israel Fonseca Araújo (editor, fundador). E-mail: poemeiro@hotmail.com

(Atualizado às 14h de 20.09.2021)

(Nem precisa apresentar; precisa?)

(1) Caso eu fosse escrever um texto - que não seria "meu" (M. Bakhtin que me ajude) - sobre Paulo Freire precisaria de ter, ao menos, umas duas dezenas de páginas A-4 para dizer um pouco do que pensamos sobre o maior educador brasileiro de todos os tempos. Sobre meu livro (dele) preferido, Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa, seria preciso reservar umas cinco laudas; para outras obras (Pedagogia do Oprimido, p. ex.), mais umas três páginas para cada etc. E eu teria de dizer, ao menos sumariamente, o que Paulo Freire representa para a minha classe social/econômica, para os pobres do Brasil, para a vida de quem não sabe ler e escrever, ou não sabia e veio a aprender através de um processo de educação não bancária, emancipatória, transformadora; uma roupagem de educação que considera como fundamental que os saberes locais (agricultura, trabalho na construção civil etc.) sejam parte desse carro-chefe.

(2) Por isso, e por mais e mais que podemos falar sobre a concepção libertária e dialógica de educação, teria eu de abrir uma digressões - e isso iria abrir mais umas treze laudas. Portanto, rápido passaria de trinta ou quarenta páginas de conversas iniciais (neste suporte, seria complicado apresentar essa escrita). Mais que isso: creio que vc não iria ler meu texto (risos). E meu texto poderia restar fraco demais, pouco denso e sem complexidade - isso poderia arranhar a imagem de Freire; conclusão: não é justo que eu me arrisque a tanto.

(3) Por respeito à educação pública, ao professor pernambucano Paulo Reglus Neves Freireodiado pelos idiotas (pelos obscurantistas e negacionistas e pelo bolsonarismo, claro), e a minha vida de professor, vou mostrar alguns lugares ricos de saberes sobre este Centenário de vida de Paulo Freire (nascido em 19 set. 1921):

Documentário Paulo Freire, 100 anos (Tv Cultura)

G1 - 100 anos de Paulo Freire.globo.com/educacao/noticia/2021/09/19/100-anos-de-paulo-freire-veja-5-ensinamentos-do-educador-que-ainda-sao-atuais.ghtml

"100 anos de Paulo Freire: veja 6 ensinamentos do educador que ainda são atuais

Conhecido desde 2012 como "Patrono da Educação Brasileira", Freire atuou principalmente na educação de adultos em áreas proletárias de Pernambuco. Veja aspectos de seu legado que ainda podem ser aplicados nas escolas e universidades, segundo estudiosos.

Por Luiza Tenente, G1


Neste 19 de setembro de 2021, o recifense Paulo Freire completaria 100 anos. Segundo estudiosos ouvidos pelo G1, as ideias do educador continuam representando um norte para escolas e universidades que veem a sala de aula como mecanismo de transformação social. "Por vivermos tempos repressivos, o legado dele volta ainda com mais força", afirma Walkyria Monte Mór, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia."

(...)


Paulo Feire queria ser "reinventado" (Carta  Capital)

Correio Braziliense (Paulo Freire é um dos três maiores nas humanidades, no mundo)

USP CDCC São Carlos-SP; Paulo Freire em 1994

(4) Freire saiu, fisicamente, de nosso meio no dia 02 de maio de 1997, em SP. Claro, primeiro ele viveu o dia dos trabalhadores(as); depois, descansou.


#Viva_PauloFreire

Tributo deste Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário