sábado, 21 de maio de 2022

Ciro Gomes, seus ataques e a pequenez diante de Gregório Duvivier

Israel Fonseca Araújo (editor, fundador)

Sabendo você que sou professor, se me perguntasse o que não recomendo a ler ou ver, a  resposta deste sábado seria: as grosserias diárias do cearense Ciro Gomes, especialmente seus ataques ao ex-Presidente Lula e ao ator e humorista Gregório Duvivier. A bola da vez, em suas táticas e ofensas pré-eleitorais, é agredir o Programa da HBO "Greg News" (ep. de 13 de maio de 2022) e atacar seu apresentador oficial, Gregório Duvivier. Trata-se de uma já velha tática bolsonarista, a qual rende pouquíssimos ou nenhum voto a mais. Pode até tirar uns. Em todo caso, o "Greg" tá se lixando pra isso e só quer viver seu regime de comédias e fazer seus roteiros.

Vc já sabe que, após o Ep. da sexta 13 passada, Ciro passou a ofender o "Greg" (trocadilho meu), insinuando que ele se parece com o presidente da Ucrânia (V. Zelensky), líder político que tbm é "baixinho", comediante e suspeito de envolvimento com neonazistas. Sabe vc que Ciro tentou atacar ou ofender o "Greg" chamando-o de "baixinho", que trabalha em ambiente com ar condicionado, onde se toma uísque com gelo e "outros aditivos" mais (vc entendeu que Ciro, possivelmente, insinua relação com drogas, pois o "Greg" já falou sobre contato pretérito com a maconha).

Essas são insinuações do ex-marido de Patrícia Pilar e ex-Ministro de Lula; é ele que tenta fazer essa vinculação entre "outros aditivos" e a pessoa de Gregório, no que tenta desqualificar o badalado programa das sextas-feiras que já tem ao menos 136 episódios, em 06 temporadas. A linguagem política, ou os sentidos emanados do discurso político, são revestidos de insinuações, sugestões, trocadilhos e ataques (às vezes) indiretos, tudo na base do cuidado com a preservação da face de quem enuncia, pois os processos judiciais sempre estão à espreita dos acusadores(as).

Quem é Gregório? "Gregório Byington Duvivier é um ator, humorista, roteirista e escritor brasileiro. Ficou conhecido pelo seu trabalho no cinema e no teatro e, a partir de 2012, destacou-se como um dos criadores das esquetes do canal Porta dos Fundos, no YouTube", segundo a Wikipedia. Acrescentemos que é um ex-eleitor de Ciro Gomes, dos tempos em que Ciro ainda não tinha ido curtir férias ao passo que o Brasil era dragado pelo câncer b*lsona$sta. É um dos intelectuais e artistas que abandonaram o "Cirão" por dois motivos básicos: (1) as grosserias e a pequenez de Ciro, que atua como um pré-falecido coronel e que caminha para findar terrivelmente frustrado a sua carreira política (uma das molas propulsoras dos ataques ciristas se deve ao fato de que o Programa Greg News informou a seu público que Ciro foi nomeado procurador municipal pelo próprio pai, assim que o rapaz concluiu curso de Direito; ainda mais: (b) que Ciro foi filiado ao partido PDS, espécie de ovo político da Ditadura Militar brasileira e que (c) Ciro já fez muitos troca-troca de partidos: e tudo isso é verdade); (2) o fato de que há uma espécie de campanha pelo "voto útil" em Lula (PT) no primeiro turno das eleições deste ano (pois isso seria mais seguro, no sentido de eliminar Bolsonaro, de vez, e afastar mais ainda os riscos de maiores tragédias políticas no país).

Gregório informou isso, essa ideia de voto útil no primeiro turno, e isso enfureceu o sobralense Ciro. Ao partir ao atraque, Ciro fez vídeo reagindo e chamou Duvivier para um "debate" (entenda-se: um cenário de ataques ao "Greg"). Duvivier aceitou, mas a data pedida por Ciro não bateu com a agenda (a terça, pois o Greg News é gravado nesse dia).

Ciro seguiu os ataques e o duelo aconteceu na sexta 20. É essa leitura ou audição que não recomendo os meus a verem, pois se trata de uma espécie de "aula de horrores" da parte de Ciro, com cerceamento do direito de fala de Gregório, insinuações baixas e desrespeito a seu interlocutor. Como impedir essa onda de conclamações ao "voto útil" em Lula? Ciro sabe muito bem que não tem como.

Sem perder a calma, "Greg" citou o fato de que Ciro insinua sobre a maconha e irritou o pré-candidato ao dizer que Lula (aliás, essa era uma das bases da tática cirista, atacar Lula ao vincular o petista a Duvivier), quero dizer, que Lula estaria muito ocupado naquele momento, que "Lula deve estar tran*ando, agora". Ou seja, que após seu casamento há poucos dias atrás, Lula deve estar se embebedando em gozos, enquanto Ciro se engasga no próprio veneno. Duro, não é? (aqui, sem trocadilhos, viu?)

Qual o problema? Acontece que o ex-partidário do partido da Ditadura não conseguiu entender que a volta de Lula da Silva à cena política alterou irreversivelmente a arena de disputas à Presidência neste 2022; que, às vezes, o mais inteligente de nossa parte é pegar o boné e sair de fininho... para o interior, para os EUA, para Paris, para onde for possível. O grande temor de Ciro, ao que parece, é morrer politicamente de modo frustrado, decepcionado e insatisfeito por não conseguir realizar seu próprio projeto; seu, projeto. Aliás, talvez nem seja um projeto de grande parte do povo brasileiro.

Frustração e definhamento. A ex-Senadora Marina Silva e os ex-Governadores Antony Garotinho, José Serra e Aécio Neves, ao que parece, foram mais nobres, pois vão morrer sem chances reais de ser Presidente da República, mas souberam respeitar as vontades da maioria da população. Já o ex-Governador Ciro,...

De toda sorte, coronéis (falidos ou não) não sabem viver assim.

Um comentário:

  1. Ao que parece, so resta a esse senhor, enrolar a bandeira, uma vez que o seu discurso esta repercutindo, cada vez mais, no vazio, e encerrar de vez suas pretensões políticas.

    ResponderExcluir