sábado, 28 de maio de 2022

"Entenda isso, oh, babaca" (diz Ciro a vc): por que Lula levaria no primeiro turno?

Entender de política brasuca e eleições é tarefa nada fácil. É preciso fazer aparecer, descrever e comentar (discorrer sobre) vários aspectos, relacionando-os, pondo-os em cotejo e/ou confrontá-los; temos de entender um pouco acerca de questões sociológicas (são tantas e tantas), econômicas, formação histórica da Nação etc. Nesse etecetera, cabe mais um mundo; e olhe que eu nem citei o caso do "coronelismo" e da ignorância políticas históricas, que devastaram a dignidade humana neste nosso país Pindorama. Isso e mais um milhão de elementos cabem no tal do etc.

Mas, ao ver o indício de que, nesta atual conjuntura política, o ex-Presidente Lula da Silva (PT) venceria a eleição presidencial de 2022 já no primeiro turno, o que te vem às ideias checa a confundir. Por que, desde 1989, o Coiso seria o único presidente a perder a eleição já de saída? "Qual é desse BO"?, diria o tiririca paraense Bob Fllay. A onda (lembram, ainda, do Wlad com "Michel Temer" nas costas?) é a seguinte: invocando o falido coroné político Ciro, perguntaríamos "O que vc não entendeu, oh babaca"? (ele diria; eu não te chamo assim). Pois é.

O que explicaria essa realidade alarmante aos amantes do Bozo? Acontece que o povo está morrendo de fome, nas filas dos ossos; população que fica ao "deus dará", nas ruas, só cresce; grande parte das pessoas não consegue comprar um botijão de gás, assim que o seu acaba; andar de transporte público tá muito caro; preço dos alimentos está nas alturas (mas, sem trabalho e renda, já viu!!); perto de 20 milhões de brasileiros/as não têm chances de conseguir emprego e renda (é bem mais que isso); a vida econômica do país está um caos (eu nem disse que os combustíveis sobem cinco, seis semanas consecutivamente); faz ao menos 11 anos que o Brasil é o país que mais mata pessoas trans, no Mundo; investimentos em educação, ciência e tecnologia só despencam.

Para piorar, enquanto um ex-Presidente casa e goza a vida, o suposto outro só destila ódios e sensações de impotência - em todos os sentidos. Escândalos de corrupção e a farra do Central no "orçamento secreto" escancaram as humilhações na cara do nosso povo mais pobre. Eu esqueci de uma pessoa executada pela Polícia Rodoviária "Federal", com câmara de gás, após tortura e tudo? Não, né?

Pois é; quais indícios e de onde vem notas positivas sobre o bem-estar da população? Cerca de 700 a 800 mil pessoas morrendo agonizadas pela omissão e crueldade contra as vidas, na pandemia de Covid-19; o seu tempo é curtíssimo, por isso que paro aqui essa oferta de lista de horrores.

Por que Lula aparece dando pisa, oh, babaca?, diria o falido coroné. Porque, entre os identificados cristãos/cristãs evangélicos, Lula ainda tem cerca de 37% de intenções. Mesmo sendo o retiro populacional no qual ele é metódica, planejada e sistematicamente odiado e tratado como um "demônio"; não por todos, mas pela imensa maioria.

Entre os mais pobres, ele tem larga vantagem (diria o coroné sobralense que "os pobres são tudo babaca", né?); entre as mulheres (maioria de nosso povo), ganha do Coiso; entre negros (entram na maioria de nosso povo), Lula vence; entre estudante, parece ser mais querido. No Nordeste, Lula da pisa no lombo do ovo ditatorial; no Sudeste (que vira eleição), Lula vence em três dos quatro estados, e SP é o divisor de águas: Inácio está na frente, lá; apenas no Sul, Lula tem mais dificuldades, mas, ainda assim, centralmente em Santa Catarina e Paraná; no nosso Norte, o petista tá forte.

Por que Lula desponta para vencer já no primeiro turno (hipótese que as pesquisas sugerem, mesmo que com as devidas ressalvas - pois uma pesquisa é uma fotografia de momento, dizem os estudiosos da área)? Por que o percentual de povo que entra, de alma e cabeças empunhadas, na guerra ideológica, que vive em bolhas obscurantistas e se alimenta de fake news (notícias fraudulentas) bolsonaristas é menor do que o contrário.

Porque, obviamente, nós queremos comida e trabalho, queremos viver e viver abundantemente, mesmo porque já vimos quase um milhão de nós morrendo "só por" conta de uma ação viral (pandemia, já citada); sem contar que estamos sendo executados, cada vez em maior monta, por servidores/as que trabalham armados - os quais são incentivados a nos matar, justamente por quem...? Porque (a lista não finda, nunca; só vou parar um instante) Lula da Silva está tratando do que mais interessa à maioria do povo, enquanto seu oponente fica defendendo seletos bandidos; porque Inácio tem larga credibilidade no seio popular e isso não é coisa "política" de se jogar fora.

Queres uma análise política muito top, melhor do que as minhas? Veja este debate, em uma empresa antipetista, a saber: UOL debate pesquisa Data Folha

Título da publicação: "Datafolha: Lula tem 54% dos votos válidos no 1º turno e Bolsonaro, 30% | O Radar das Eleições". Nota: Data Folha é das organizações, tbm, antipetistas.


____________

Israel Fonseca Araújo; professor e escritor, poeta e debochador de idiotas (poemeiro@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário