quinta-feira, 12 de maio de 2022

Uma Aula de Alexandre de Moraes (TSE) sobre "candidaturas laranjas", em 10/05/22 (#844)

Atualmente, Ministro mais badalado da justiça brasileira, Alexandre de Moraes deu uma verdadeira Aula pública sobre candidaturas "laranjas" quando da Sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) datada de 10 de maio último. Ele igualmente é Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e, em razão disso, integra o TSE (Suprema Corte Eleitoral brasileira). É o mais badalado não por "causa" dele mesmo, mas por conta das movimentações de Jair Bolsonaro (PL), do bolsonarismo, dos movimentos "conservadores" e extremistas liderados por (ditos pastores) evangélicos brasucas, tais como: Silas Malafaia e Marco Feliciano, por empresários do setor do agronegócio, partes dos setores policiais e outros servidores públicos(as) que trabalham armados e outras frentes políticas atuantes na terra dos nativos indígenas desta terra nacional.

Qual a Aula que Moraes deu? Confira no vídeo que indicamos, no link seguinte, a partir do minuto 15. Estava o TSE julgando ação referente a candidaturas que fraudaram a conta de gênero ("candidaturas laranjas") possivelmente ocorridas no pleito municipal de 2020, em Jacobina (BA). Moraes tinha pedido vistas e, nessa sessão, apresentou sua intervenção - após manifestação do Relator (segue o link : TSE julga ação sobre "candidaturas laranjas" referentes ao município de Jacobina, BA).


Deu no #poemeirodomiri

Há dois dias, Igarapé-Miri (PA) viu a justiça decidir, em sede de primeira instância, pela anulação de todos os votos do partido PSD e consequente cassação dos mandatos dos Vereadores(as) Enf. Cláudio Jr., Mielle Figueiredo e Neto Nahum. Em postagem deste Blog, os blogueiros prof. José Jr. e Israel Araújo assim anotam:

Já é de amplo conhecimento que a Justiça paraense decidiu, no começo da tarde de hoje (10/05/22, às 12h e 47min.) e em Primeira Instância, pela cassação dos mandatos dos atuais Vereadores(as) de Igarapé-Miri: Enf. Cláudio Bastos Jr., Mielle de Jesus Figueiredo e Raimundo da Conceição Nahum (Neto Nahum).

A Justiça decidiu pela “nulidade de todos os votos conferidos ao PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - PSD de Igarapé-Miri-Pa, nas eleições proporcionais 2020 (cargos de Vereador de Igarapé-Miri), pois, desde a origem, são viciados, devendo-se proceder à recontagem total, com novo cálculo do quociente eleitoral” (grifamos).

Por que? Porque a Justiça entendeu que uma houve fraude praticada pelo PSD (PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO) na cota de gênero nas Eleições de 2020; que isso configura abuso de poder; que houve candidatas com indícios de prática de candidatura laranja e uma candidata manifestamente “laranja”, dentre outras formas de compreender a questão [...].

Nenhum comentário:

Postar um comentário