sexta-feira, 24 de novembro de 2017

GAECO/MPE, QUE PODE LEVAR PREFEITO(A) À PRISÃO,... ESTÁ EM IGARAPÉ-MIRI. Quem tem roupas no quarador?

Prof. Israel Araújo
Editor; poemeiro@hotmail.com



Foto de grupos WhatsApp


Olá, meus amigos/as, vocês lembram de 2014? Imagens de uma terça-feira, de setembro? Pois é, e se lá foi o Ailson “Pé de Boto” para Belém... Pois então, em 2017 (na gestão Peso Pesado/PMDB) demorou mais de um ano, desde as Posses de 01 de janeiro, e as estripulias acontecendo daqui e da li; em 24 de novembro, eis que o GAECO, Grupo do Ministério Público do Pará. Pois é, em 2014 houve um diferencial, porque o Ministério Público do Estado do Pará praticamente estava paralisado, sem atuação. Agora em 2017 o MP está muito atuante, fazendo seu trabalho institucional, sob os comandos (no Miri) do Exm. Sr. Daniel Menezes Barros, um Promotor de primeira e que pode afastar Prefeito(a).

Esse é um dever legal, instituto da Constituição Federal/1988, uma prerrogativa do MP. Gente correndo para todos os lados, servidores/as públicos/as saindo para um lado, para o outro, populares passando nas vias públicas dando vaias pra frente da Prefeitura...
Temos ou não motivos pra acreditar? Mas, olhem, um Segredo: mas aprender a votar é fundamental.

Sobre o ocorrido na Prefeitura de Igarapé-Miri, na manhã de hoje, e nas Secretarias de Educação e de Assistência Social (comandada pela esposa do Sr. Prefeito, a Rosa Costa), o Blog Gazeta Miriense, nosso maior espaço de divulgações e de debates do Miri, assim divulgou o fato:
O Gaeco amanheceu por lá e faz buscas e apreensões na sede da prefeitura e na Vila de Maiauatá e também em diversas empresas que segundo denúncias teriam contratos fantasmas ou suspeitos de fraudes. A Operação é de Peso com grande quantidade de carros e policiais, sendo comandada pelo Promotor de Justiça Daniel Barros que ontem prendeu Pé de Boto e hoje parece que tá dando um batida no resto da mesma equipe que dava apoio ao ex-prefeito até bem pouco tempo.


Foto de grupos WhatsApp

Será que teremos prisão de Prefeito(a) em 2017?; será que teremos afastamento de Prefeito(a), de Secretários(as), em 2017?

Será?














quinta-feira, 23 de novembro de 2017

PRISÃO DE AILSON "PÉ DE BOTO" MELHORA AUTOESTIMA DO POVO EM RELAÇÃO À JUSTIÇA?

Prof. Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)

Foto: Blog Gazeta Miriense


NÃO. A resposta é NÃO. A prisão de uma pessoa que, supostamente, era intocável (se considerava, quem sabe, muito acima das Leis), seja ela quem for, não faz com que a sociedade passe a acreditar mais no sistema de justiça de nosso País, ou na realidade de Justiça e do sistema policial instalado em Igarapé-Miri. Infelizmente, acreditam as pessoas de Bem desta e de todas as terras possíveis, infelizmente às vezes a cena do homem forte sendo levado preso, ou da mulher muito poderosa, entrando no carro, adentrando às salas de delegados(as), casos de corruptos do tipo Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Jader Barbalho (PMDB-PA), A. Garotinho (PR e outros partidos-RJ), Rosinha Esposa de Garotinho (PR e outros partidos-RJ), é uma realidade que não vence tais descréditos.

Simplesmente porque esse descrédito está tão enraizado no nosso Povo quanto a Corrupção o está, inclusive em todos/as Nós que votamos nessas pessoas em Igarapé-Miri e em todos os lugares, em troca de "vantagens" pessoais ou para nossas famílias; um toma lá, dá cá do tipo: "toma lá uma vantagem pra tua pessoa ou teu grupo" (nem que seja somente até junho ou outubro de um mês de Governo) e "dá cá o teu Direito de cobrar, de reivindicar melhorias para todo o território". Vendo esse modelo se arrastar décadas a fio, herança de séculos, ficamos a nos perguntar até quando...

E, aí, anos a fio lá se vão os nossos Direitos de viver melhor, viver com dignidade. Isso porque a força de um Povo tem a ver com a força de todos/as; sem a prerrogativa de atuação de Vereador(a), Deputador(a), Senador(a), nos resta requerer a estes mesmos/as (além, claro, de outras atuações). Mas, ao negociar votos, fazer "acordos", acabamos deixando claro a nossos "Representantes" que eles/as podem atuar "sem nos representar", pois na relação de prostituição (dizem) quem paga não deve nada...

E aí, ao dar sua dignidade em troca de nada, quantos de Nós não acabam matando nossas forças na origem delas!!!

Pois é, sem descrédito nas instituições e até tendo de reconhecer a atuação briosa do Ministério Público do Para, em muitos casos, resta-nos relembrar que o "Pé de Boto" foi preso em 2014, ano em que uns 80% de nosso Povo deveria estar crente de que "JAMAIS" o "pé" seria detido, afastado da Prefeitura (será que foi afastado, mesmo?); e, depois de tantas estrepolias, eis que o homem fortíssimo de Vila Maiauatá (em Igarapé-Miri-PA) se torna um detido, mais uma vez, no dia de hoje (23/11/17) - quando, quem sabe, uns 79% de nossos irmãos e irmãs mirienses não acreditavam que o "pé" poderia ser detido, levado ao sistema prisional. Mas, dizem, foi. Está no maior Blog de Igarapé-Miri; confira:

Depois de mais de um ano usando tornozeleira eletrônica, o ex-prefeito Pé de Boto foi preso novamente hoje. O Ministério Público não se conformou com a decisão do juiz de conceder a soltura mediante o uso de tornozeleira e recorreu ao Tribunal de Justiça que pautou julgamento do caso. E também pediu ao juiz que mandasse recolher Pé de Boto diante de inúmeras denúncias de ameaças contra ribeirinhos e do cometimento de crimes ambientais, bem como desrespeito às condições impostas pela Justiça.
Não deu outra. O juiz da Comarca mandou recolher Pé de Boto.

A ordem foi cumprida hoje pelo Delegado Társio Martins e o ex-prefeito deverá ser conduzido para a um presídio da região metropolitana. (Blog Gazeta Miriense)

Pois é, e acreditamos que mais e mais surpresas este Povo ainda terá. Quem duvida?








domingo, 19 de novembro de 2017

"AUTORIDADES" (?) DE IGARAPÉ-MIRI SOMEM E POVO FICA A PERGUNTAR. ONDE ESTÃO TODOS?

Prof. Israel Fonseca Araújo
Editor; poemeiro@hotmail.com



Esta é uma postagem de tamanho bem curto e de leitura muito rápida, pois é preciso tentar entender onde estariam, ontem (18/11), as "autoridades" de Igarapé-Miri; sim, isso mesmo: Prefeito Pesado (Ronélio Quaresma/PMDB) e Secretário de Educação (Sr. Raimundo Carlos Castro), ou até Gelffson Lobo (Secretário de Governo), ou outras autoridades, das Secretarias de Administração, de Planejamento, de qualquer que seja, quem até o Chefe de Gabinete (Édson Luiz Sacramento "LULA")... Mas, nada; nada de aparecer um ou uma deles/as. Acontecia a Cerimônia de Diplomação aos concluintes do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Pará/UFPA, modalidade a Distância, realizado no Polo de Apoio Presencial UEPA-UAB de Igarapé-Miri. 33 concluintes estariam sendo diplomados, ontem, numa casa de shows de Igarapé-Miri. O locutor oficial do Governo Pesado para Igarapé-Miri, José Roberto, chamou "Prefeito de Igarapé-Miri" e "Secretário de Educação", e anunciou que a Professora Sônia Amaral estaria representando o Chefe do Executivo. Sobre "Carlão", nenhuma informação, ninguém na mesa. Para gerar mais piadinhas entre a população, eis que são chamados o Prefeito de Moju, Deodoro da Rocha e o Presidente da Câmara de Moju (sim, de Moju), Leandro da Rocha. Isso mesmo, os caras da "Rocha" de Moju, na Mesa das autoridades; os de peso de Igarapé-Miri, ausente. E não me venham tentar explicar o inexplicável, pois um Prefeito(a) é substituído por quem de direito (pode até ser "de direita"...), mas deve ser direito. Igarapé-Miri tem Vice-Prefeito, sabiam???

O Povo se espedaçando para saber por que, pela primeira vez na história recente deste Igarapé-Miri, nem o Prefeito Municipal, nem o Secretário de Educação e NENHUM OUTRO SECRETÁRIO(A) de Governo compareceram a uma das Cerimônias mais importantes do ano?

O que estaria acontecendo em Igarapé-Miri, a ponto de (acredita-se) não ser chamado o Vice-Prefeito Municipal para substituir o Prefeito em uma Cerimônia com Convite Oficial???

Já que uma foto do Sr. Secretário de Educação, com sua esposa, foi divulgada ontem mesmo, no Estádio da Curuzu (do Paysandu, em Belém-PA), a pergunta era sobre qual das duas "agendas" seria a mais importante para a citada autoridade municipal???

Por que a atuação dos Administradores/as Públicos seria tão irrelevante, para essas autoridades de hoje (Prefeito e secretários)???, já as "autoridades" literalmente lhes viraram as costas...

Já que os estudiosos/as da Administração Pública são capazes de realizar trabalhos técnicos, de assessorar com competência a gestão pública, por quert o Governo Pesado para Igarapé-Miri deu esse sinal a todos os igarapemirienses que podem tirar o Município do fundo do Poço??? ("poço" cavado a alimentado pelo mesmo...)

Secretário de Educação não gostaria de encontrar parte das Famílias que estariam passando fome, depois de mais de três meses de Salários atrasados dos servidores contratados/as da Educação???

O que está acontecendo com Igarapé-Miri, hein, Câmara Municipal? O que as Excelências gostariam de responder a este Povo???

_________________________________
O que é possível dizer, ainda?











terça-feira, 14 de novembro de 2017

SINTEPP PEDE, NOVAMENTE, REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO


Israel Araújo (editor); poemeiro@hotmail.com


O Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará, SINTEPP, organizado na Subsede de Igarapé-Miri, está tentando, mais uma vez, reunir com representantes do Governo Pesado, nesse caso, solicitando mais uma vez Reunião com o Secretário de Educação, Sr. Raimundo Carlos Castro. Veja o Protocolo datado de hoje:



(Sintepp: divulgação)


A intenção é debater os graves problemas porque passa a gestão educacional na Terra do Açaí, com ênfase para a AUSÊNCIA DE PAGAMENTO DE PROFISSIONAIS CONTRATADOS/AS, ao menos desde agosto até outubro passado, assim como irregularidades percebidas quando da análise de Relatório encaminhado por "Carlão" ao TCM-PA (Tribunal de Contas dos Municípios), órgão fiscalizador de contas externo; há mais de 1.600 registros de Contratos em 2017, informados, sendo pelo menos 1.232, somente até 30/06; sendo muitos os exemplos, incluindo Professor "trabalhando", em 2017, em escola fechada há mais de 5 anos. Assim como o caso da Creche "Maria Célis Miranda", que está sem funcionamento em 2017, assim como em 2016, mas que tinha um quadro de Contratados/as, inclusive Professores/as e Secretário, até começo deste novembro.

É preciso encontrar saídas para o maior problema de todos: os PREJUÍZOS À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS IGARAPEMIRIENSES, afirmam os dirigentes do Sintepp ouvidos pelo "Poemeiro do Miri". Além disso, os receios de não haver recursos para pagar os meses seguintes e o Décimo-terceiro salário de 2017 (fato já vivido quando da Gestão Dilza Pantoja, ex-PMDB, em 2008). Entre outros problemas.

Parece que o Sindicato está fazendo a sua parte; com a palavra, o Governo Pesado (PMDB).

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Após reivindicações na Audiência Pública, Professora Dirigente do SINTEPP é transferida

Israel F. Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)


(Divulgação. Foto: Auricelia Castro, via WhatsApp)


A situação da gestão governamental em Igarapé-Miri, sobretudo no que concerne aos serviços (e à organização em si...) de EDUCAÇÃO e SAÚDE, já o sabemos, anda de mal a muito pior. Depois de exatos 1.232 contratos informados, pelo Titular da SEMED, Raimundo Carlos Castro, ao TCM-PA (Tribunal de Contas dos Municípios), com data até 30/06/2017, agora no segundo semestre a Educação no Miri sofreu outros baques - nas costas de nossas crianças, muitos baques, os quais levaram à realização de uma Audiência Pública Popular sobre Educação, realizada na Câmara Municipal de Igarapé-Miri (realização dos sindicatos: SINTEPP (Educação) e STTR (Trab. Rurais)). Na chamada para a Audiência, que levou à Câmara quase 300 pessoas, muitas delas Servidores Contratados/as que estavam (e estão) há três meses sem receber seus Salários), era possível ler como PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES para a realização dos debates públicos:

(1) oferta (ir)regular de educação às crianças e jovens igarapemirienses (nos termos da LDB 9.394/1996, em relação aos dias e horas letivos mínimos a que os educandos têm direito, entre outros);
(2) transferência de Recursos via FUNDEB/2017 para Igarapé-Miri;
(3) oferta (ir)regular Serviço de Transporte Escolar;
(4) garantia de Alimentação escolar aos estudantes de Igarapé-Miri;
(5) compras de alimentos escolares da Agricultura Familiar;
(6) contratação de servidores(as) para o Quadro da Educação Municipal;
(7) repetidas ausências de regularidade de pagamento para integrantes do Quadro da Educação Municipal (SEMED);
(8) necessidade de realização de Concurso Público em Igarapé-Miri (último foi convocado em 2009);
(9) não-garantia de PCCR para o Quadro de Apoio da educação municipal (profissionais não-docentes);
(10) não instalação do Conselho Municipal de Educação (Lei 5.115/2016);
(11) não realização da Conferência Municipal de Educação/2017;
(12) não funcionamento do Fórum Municipal de Educação;
(13) situação de INSEGURANÇA PÚBLICA nas escolas, creches e Polo Universitário;
(14) ausência de diálogos entre Governo/SEMED e Sintepp, entre outras.

O próprio Secretário de Educação, Carlos Castro, e o Prefeito de Igarapé-Miri, Ronélio Quaresma, o Toninho Peso Pesado/PMDB, foram convidados à Audiência, mas NÃO COMPARECERAM e nem encaminharam qualquer justificativa.

Depois desse ato, uma das principais lideranças do movimento, a Profª AURICELIA DA CONCEIÇÃO LIMA DE CASTRO, atual Presidente do CONSELHO DO FUNDEB e Secretária-Geral da Subsede do Sintepp em Igarapé-Miri, foi uma das trabalhadoras em Educação transferidas na mais recente versão da LOTAÇÃO/2017-SEMED, isso depois de umas mudanças de profissionais em janeiro/fevereiro/março/abril e, depois, em agosto/setembro deste. O recebimento da documentação de transferência (foto acima) se deu na data de hoje, 09/11, sendo a Professora transferida para a Escola Municipal "Professora Eurídice Marques". Ao chegar à unidade de ensino, informa a professora a este Blog, constatou que as duas turmas a ela destinadas na "Nova Lotação" já estão providas de seus Titulares docentes.

Tal situação se configuraria em constrangimento público e, até, em ASSÉDIO MORAL da parte do Titular da SEMED à servidora, segundo avaliam alguns interlocutores deste Poemeiro do Miri. Segunda a professora, "providências serão tomadas".

Para PIORAR A SITUAÇÃO, a legislação municipal não impediria esses moveres da Dirigente Sindical, o que poderia se dar, exatamente, por PERSEGUIÇÃO POLÍTICA. Nesse sentido, a Lei Municipal 4.995/2010 (PCCR DO MAGISTÉRIO MUNICIPAL) assim determina:

Lei 4.995/2010. Art. 64 Ao ocupante de cargo da Rede Pública Municipal de Ensino de Igarapé-Miri são assegurados, nos termos da Constituição Federal, além do direito à livre associação sindical, os seguintes direitos, dentre outros dela decorrentes:

a) ser representado pelo sindicato, inclusive como substituto processual;
b) inamovibilidade do dirigente sindical, até 01 (um) ano após o final do mandato, exceto se a pedido; (grifado)
c) descontar em folha, sem ônus para a entidade sindical a que for filiado, o valor das mensalidades e contribuições definidas em assembléia geral da categoria.

E é sabido de todos/as, não, que NINGUÉM SERÁ OBRIGADO A FAZER OU A DEIXAR DE FAZER NADA, SENÃO POR FORÇA DE LEI? Não assim que determina a Constituição Federal de 1988? Mas para Pesado existe Constituição e leis a serem obedecidas? É a pergunta-mor desta Cidade.

__________________________

Vamos vendo mais e mais; e Lutando.







domingo, 5 de novembro de 2017

EXC NOTÍCIA: Poetisa Nazaré Ferreira é declarada Embaixadora Internacional da Poesia

Israel Fonseca Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)
Academia Igarapé-Miriense de Letras (AIL). Cadeira 07: Patrono Manoel Luiz F. Fonseca



Divulgação


Nos último dias, Igarapé-Miri (PA) tem vivido as maiores dificuldades as quais o Sr. ou a Sra. possa imaginar (várias repercussões estão neste Blog, em postagens anteriores a esta), mas, felizmente, a terra do Açaí tem a sua veia artística, poética, materializada nos fazeres profissionais e outros, de nossos artistas e nossas artistas. Depois do poeta Manoel Machado viver o auge de nossa representação máxima, no gênero poesia (era notadamente cordelista), o que lhe rendeu homenagem póstuma, na Cadeira 01 da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL, fundada em julho/2015), ocupada pelo Imortal professor/poeta/filósofo Antonio Marcos Quaresma Ferreira, e depois de turbilhões na música, causados mais recentemente pela artista popular (e pop) Dona Onete (Ionete da Silveira Gama, marajoara ainda criança instalada aqui e defensora desta Terra), enfim, depois de tantas dificuldades públicas atuais e de olharmos para um glorioso passado igarapemiriense, eis que a "Capital Mundial" do Açaí recebe mais um indiscutível enorme agrado (inter)nacional: A ACADEMIA VIRTAL DE LESTRAS, ARTES E CULTURA, sediada no Rio de Janeiro (BRA), concedeu a MARIA DE NAZARÉ PENA FERREIRA (a nossa Poetisa Nazaré Ferreira) o Título Perpétuo de EMBAIXADORA INTERNACIONAL E IMORTAL DA POESIA, certificado pelo Silogeu em 01 de novembro de 2017.

Este Blog Poemeiro do Miri recebe a notícia com inefável e indescritível satisfação e deseja o mais produtivo e reconhecido possível trabalho que se vislumbra para a Poetisa, que ocupa a Cadeira de número 09 da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL), cujo Patrono é Padre Henrique (endereço: http://academiaigarapemiriensedeletras.blogspot.com.br/p/blog-page.html). Que a sua Humildade e Simplicidade (maiores marcas da personalidade de Nazaré) lhe sejam sempre os pés a levar seu brilhante trabalho ao Brasil e ao Mundo.

Breve Biografia da Poetisa Nazaré Ferreira, como é amplamente (re)conhecida, pode ser visualizada em seu Blog, no endereço: prantosencantosecantos.blogspot.com.br; a mesma conta com um número muito grande de publicações, muitas no gênero Cordel, todas versando sobre o Amor, seu tema mais caro.

Segue somente  um registro sobre a mesma:

Maria de Nazaré Pena Ferreira nasceu às margens do Rio Maiauatá, município de Igarapé Miri, PA, em 07/10/1958. É filha de Luzinar Venceslau Ferreira e Maria Pena Ferreira. Reside, hoje, na Cidade de Igarapé-Miri, PA. Nasceu no interior e é descendente de família simples, mas cristã. Estudou apenas até a 5º série, pois o lugar em que morava não oferecia condições para estudos mais avançados. Seu grande sonho era estudar mais, por isso emprestava livros e fazia da leitura seu passatempo. (...)
Fonte: prantosencantosecantos.blogspot.com.br


Vida muito longa a nossa Representante maior.






quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Na Sessão da Câmara de hoje, até o Coordenador do SINTEPP foi agredido por manifestantes de Pesado... Caos elevado a uma elevada potência


Pode ser muito difícil de você acreditar, mas aqueles vaias e palavras agressivas contra Candidato(a) petista a Prefeito de Igarapé-Miri, bem ouvidas nas Eleições Suplementar (2015) e "regular" (de 2016), muito ouvidas nos dias de Debate dessas Eleições em Igarapé-Miri, foram usadas no dia de hoje, o dia "de todos os Santos", na Sessão da Câmara Municipal. Trata-se de um trabalho que visa não permitir que outras pessoas ouçam propostas desses candidatos/as... Talvez objetivando ganhar a eleição para prefeito, nem que seja mutilando a Democracia.

Nesta manhã de hoje, bem mais de 100 pessoas lotaram a Câmara de Igarapé-Miri, para ver se os 15 Vereadores/as iriam pedir o AFASTAMENTO DO SR. PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, diante de todo um caos já instalado na gestão da Educação Municipal e na Saúde, para citar duas pontas desse problema. Mas não rendeu esse exercício de Democracia. Houve o começo da INSTALAÇÃO DA CPI DA EDUCAÇÃO, lugar das maiores irregularidades que alguém poderia imaginar na condução dessa pasta... Diante de tudo isso, o Sindicato dos Trabalhadores(as) em Educação Pública do Pará (SINTEPP) já vem seguindo com seu histórico trabalho, com muito ênfase no socorro ao Ministério Público, desde março deste ano.

Essa atuação do Sindicato, em defesa da Categoria, da Valorização dos Profissionais da Educação, pela REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO em Igarapé-Miri (esse sindicato já tem denúncia no MP, também nesse sentido), instalação do Conselho Municipal de Educação, melhoria da qualidade da Educação, garantia das aulas para crianças/jovens/adultos..., entre outras, isso mesmo, essa Luta gerou uma fúria visível do Governo Pesado (PMDB) e de seus aliados e torcedores/as, a ponto de, no dia de hoje, ao ir usar a TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI, o Prof. M.Sc. Israel Fonseca Araújo (Coordenador-Geral do Sintepp) ser agredido verbalmente e por longos minutos, no intuito de que o mesmo NÃO FALASSE e, quem sabe, a sessão de instalação da CPI DA EDUCAÇÃO não chegasse ao fim.

Depois das seguidas agressões verbais de um grupo de cerca de 15 a 30 "torcedores" ao sindicalista, o Presidente da Câmara (Ney Pantoja/PROS) suspendeu a Sessão por 15 minutos. No retorno, o Grupo Tático da PM, que estava presente à Sessão, informou aos "manifestantes" e demais pessoas que estivessem exaltadas, que, se tal continuasse naqueles termos, "neguinho" que tava tumultuando e gerando esses problemas seriam presos... Foi essa fala que permitiu ao Prof. Israel falar ao Povo, informar da Audiência com o Sr. Promotor, realizada ontem, pedir ao Povo (incluindo as pessoas que antes lhe agrediam...) que ajude o Sintepp na luta por CONCURSO PÚBLICO... Dessa vez, não houve mais as tais "manifestações". E, acredita-se, a maioria do Povo presente deu a entender que APÓIA ESSA LUTA DO SINTEPP, em defesa de todos os Servidores/as de Igarapé-Miri. Foi dada ênfase, maior até, para o caso do NÃO PAGAMENTO DE TRÊS OU QUATRO MESES DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES CONTRATADOS(AS)...

De manhã, mesmo, já havia tinha sido divulgada a questão:

Depois da intervenção do GRUPO TÁTICO DA PM, o Grupo de Apoio ao Prefeito Pesado acabou deixando que o SINTEPP se pronunciasse. A Polícia disse que prenderia os "neguinhos", caso fosse possível. Na nossa fala, pedimos apoio do Povo MIRIENSE para apoiar o SINTEPP na luta por Concurso Público e pelo Pagamento dos salários atrasados dos Contratados/as da Educação.
Agradecemos aos torcedores do Prefeito Pesado pela oportunidade de falar na Tribuna da Câmara, hoje.

Desde 13/06/15, ao assumirmos a Direção do Sintepp, estamos usando a Tribuna desta " casa do Povo", até 31/12/2016 o presidente da Câmara era Toninho Peso Pesado... E os torcedores/as NOS APLAUDIAM a cada fala na Tribuna.
Ter coerência AJUDA MUITO.
Bom dia. Amanhã, a história lhes dará e me dará respostas.
Prof. M.SC Israel Fonseca Araújo, coord. Sintepp, lá do Mamangal-Grande...
Editor do Blog Poemeiro do Miri
(...)

E mais: segue uma consistente e robusta matéria do Blog GAZETA MIRIENSE sobre o caso...:


Hoje a sessão da Câmara Municipal teve transmissão ao vivo pela Rádio Natureza FM. Uma boa iniciativa da nossa rádio local e certamente que muitos ouvintes ligados. Muita gente compareceu e foi necessário convocar a Polícia Militar para evitar baderna. Um grupo de aliados de Pesado chegou por lá. Dizem que foram convocados de algumas vilas, mas foi a primeira vez que apareceram na Câmara e justamente para gritar: FICA PESADO.

Outro grupo bem maior, de servidores e sindicatos gritava com faixas: CORRUPÇÃO NÃO. E pediam o afastamento do Prefeito Pesado.

E vieram os discursos dos vereadores. Os de oposição fizeram críticas sobre a gestão que tá Pesadíssima e queriam respostas para os problemas.
Já os do grupo de apoio ao Peso diziam que estava tudo bem e que confiavam no Prefeito. Pelo menos apareceram, pois tinham sumido na última sessão que não deu quórum. E talvez agora mais motivados a defender o prefeito.

E no final 7 vereadores pediram por ofício ao Presidente Ney Pantoja que mandasse arquivar a CPI DA SEMED, pois não existe qualquer “fato determinado” para ser apurado na Câmara Municipal, só fofocas.
E afirmam que o Requerimento 002/2017 feito por Guto da Comunidade e mais 4 parlamentares não tem provas das acusações contra o governo.

No requerimento da CPI da SEMED foram apontados os seguintes fatos:
·        FALTA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES;
·        FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR;
·        FALTA DE MERENDA ESCOLAR.
·        DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES DA FOLHA DE PAGAMENTO DA SEMED, INCLUSIVE DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
·        SUSPENSÃO DE AULAS NO MUNICÍPIO

Dizem os vereadores NENCA, RUFINO LEÃO, PASTOR GENIVALDO, IRMÃO NENCA, GIL PINHEIRO, KADHEK E TONINHO DO MURUTINGA, que tudo isso é muito vago e sem provas. E assim querem que a CPI seja arquivada, com medo de que a Câmara seja desmoralizada.
De que país vieram esses vereadores ?

E pior foi que alguns deles ocuparam a Tribuna hoje e, em alto e bom tom pediram que fosse feito o pagamento dos salários e concordaram até mesmo com a realização de concurso público.
Se sabem que a coisa tá feia e que existem denúncias de irregularidades toda sessão da Câmara, qual o motivo de impedir uma investigação e dar o direito do Prefeito e Secretário se defenderem ?

Já se comenta que na tal folha de pagamento da SEMED, divulgada até mesmo aqui no GM, tem muitos parentes dos vereadores como contratados.

Vamos divulgar os nomes logo, logo, se a CPI puder identificar quantos parentes de vereadores estão pendurados na folha de pagamento, quanto ganham e se de fato trabalham. Mas essa pressão dos últimos dias já surtiu pelo menos um efeito na SEMED. Foi divulgada hoje a Instrução Normativa 001/2017 que proíbe gestor de escola de NOMEAR TEMPORÁRIO. (...)

Se o que está escrito aí é verdade, o Secretário de Educação PROIBIU QUE GESTOR DE ESCOLA faça nomeação de servidor temporário.

E antes dessa portaria ou do tal decreto, estava liberado?
Desde quando gestor de escola pode sair contratando servidor temporário? Que lei é essa que a SEMED inventou?
Só esse documento já merece uma CPI. Se algum professor, vigia ou faxineiro foi contratado por gestor de escola esse contrato é totalmente nulo e ilegal. Um ato de improbidade e pode até configurar crime se dinheiro público foi utilizado.
E quem pagou ou vai pagar por tais serviços? Vai ser o gestor, o secretário, o prefeito ou o povo?
Parece que a coisa tá mais feia do que se imaginava.

Alô Promotor, Conselho do FUNDEB, Sintepp…. abram o olho para essas ilegalidades.

Do jeito que essa Instrução Normativa 001/2017 foi feita querem jogar a culpa pelos contratos temporários nos os tais GESTORES ESCOLARES. Ou seja, podem alegar que não haverá pagamento, pois não foi o Secretário e nem o Prefeito que contratou. Olha a canelada….