quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Na Sessão da Câmara de hoje, até o Coordenador do SINTEPP foi agredido por manifestantes de Pesado... Caos elevado a uma elevada potência


Pode ser muito difícil de você acreditar, mas aqueles vaias e palavras agressivas contra Candidato(a) petista a Prefeito de Igarapé-Miri, bem ouvidas nas Eleições Suplementar (2015) e "regular" (de 2016), muito ouvidas nos dias de Debate dessas Eleições em Igarapé-Miri, foram usadas no dia de hoje, o dia "de todos os Santos", na Sessão da Câmara Municipal. Trata-se de um trabalho que visa não permitir que outras pessoas ouçam propostas desses candidatos/as... Talvez objetivando ganhar a eleição para prefeito, nem que seja mutilando a Democracia.

Nesta manhã de hoje, bem mais de 100 pessoas lotaram a Câmara de Igarapé-Miri, para ver se os 15 Vereadores/as iriam pedir o AFASTAMENTO DO SR. PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, diante de todo um caos já instalado na gestão da Educação Municipal e na Saúde, para citar duas pontas desse problema. Mas não rendeu esse exercício de Democracia. Houve o começo da INSTALAÇÃO DA CPI DA EDUCAÇÃO, lugar das maiores irregularidades que alguém poderia imaginar na condução dessa pasta... Diante de tudo isso, o Sindicato dos Trabalhadores(as) em Educação Pública do Pará (SINTEPP) já vem seguindo com seu histórico trabalho, com muito ênfase no socorro ao Ministério Público, desde março deste ano.

Essa atuação do Sindicato, em defesa da Categoria, da Valorização dos Profissionais da Educação, pela REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO em Igarapé-Miri (esse sindicato já tem denúncia no MP, também nesse sentido), instalação do Conselho Municipal de Educação, melhoria da qualidade da Educação, garantia das aulas para crianças/jovens/adultos..., entre outras, isso mesmo, essa Luta gerou uma fúria visível do Governo Pesado (PMDB) e de seus aliados e torcedores/as, a ponto de, no dia de hoje, ao ir usar a TRIBUNA POPULAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI, o Prof. M.Sc. Israel Fonseca Araújo (Coordenador-Geral do Sintepp) ser agredido verbalmente e por longos minutos, no intuito de que o mesmo NÃO FALASSE e, quem sabe, a sessão de instalação da CPI DA EDUCAÇÃO não chegasse ao fim.

Depois das seguidas agressões verbais de um grupo de cerca de 15 a 30 "torcedores" ao sindicalista, o Presidente da Câmara (Ney Pantoja/PROS) suspendeu a Sessão por 15 minutos. No retorno, o Grupo Tático da PM, que estava presente à Sessão, informou aos "manifestantes" e demais pessoas que estivessem exaltadas, que, se tal continuasse naqueles termos, "neguinho" que tava tumultuando e gerando esses problemas seriam presos... Foi essa fala que permitiu ao Prof. Israel falar ao Povo, informar da Audiência com o Sr. Promotor, realizada ontem, pedir ao Povo (incluindo as pessoas que antes lhe agrediam...) que ajude o Sintepp na luta por CONCURSO PÚBLICO... Dessa vez, não houve mais as tais "manifestações". E, acredita-se, a maioria do Povo presente deu a entender que APÓIA ESSA LUTA DO SINTEPP, em defesa de todos os Servidores/as de Igarapé-Miri. Foi dada ênfase, maior até, para o caso do NÃO PAGAMENTO DE TRÊS OU QUATRO MESES DE SALÁRIOS DOS SERVIDORES CONTRATADOS(AS)...

De manhã, mesmo, já havia tinha sido divulgada a questão:

Depois da intervenção do GRUPO TÁTICO DA PM, o Grupo de Apoio ao Prefeito Pesado acabou deixando que o SINTEPP se pronunciasse. A Polícia disse que prenderia os "neguinhos", caso fosse possível. Na nossa fala, pedimos apoio do Povo MIRIENSE para apoiar o SINTEPP na luta por Concurso Público e pelo Pagamento dos salários atrasados dos Contratados/as da Educação.
Agradecemos aos torcedores do Prefeito Pesado pela oportunidade de falar na Tribuna da Câmara, hoje.

Desde 13/06/15, ao assumirmos a Direção do Sintepp, estamos usando a Tribuna desta " casa do Povo", até 31/12/2016 o presidente da Câmara era Toninho Peso Pesado... E os torcedores/as NOS APLAUDIAM a cada fala na Tribuna.
Ter coerência AJUDA MUITO.
Bom dia. Amanhã, a história lhes dará e me dará respostas.
Prof. M.SC Israel Fonseca Araújo, coord. Sintepp, lá do Mamangal-Grande...
Editor do Blog Poemeiro do Miri
(...)

E mais: segue uma consistente e robusta matéria do Blog GAZETA MIRIENSE sobre o caso...:


Hoje a sessão da Câmara Municipal teve transmissão ao vivo pela Rádio Natureza FM. Uma boa iniciativa da nossa rádio local e certamente que muitos ouvintes ligados. Muita gente compareceu e foi necessário convocar a Polícia Militar para evitar baderna. Um grupo de aliados de Pesado chegou por lá. Dizem que foram convocados de algumas vilas, mas foi a primeira vez que apareceram na Câmara e justamente para gritar: FICA PESADO.

Outro grupo bem maior, de servidores e sindicatos gritava com faixas: CORRUPÇÃO NÃO. E pediam o afastamento do Prefeito Pesado.

E vieram os discursos dos vereadores. Os de oposição fizeram críticas sobre a gestão que tá Pesadíssima e queriam respostas para os problemas.
Já os do grupo de apoio ao Peso diziam que estava tudo bem e que confiavam no Prefeito. Pelo menos apareceram, pois tinham sumido na última sessão que não deu quórum. E talvez agora mais motivados a defender o prefeito.

E no final 7 vereadores pediram por ofício ao Presidente Ney Pantoja que mandasse arquivar a CPI DA SEMED, pois não existe qualquer “fato determinado” para ser apurado na Câmara Municipal, só fofocas.
E afirmam que o Requerimento 002/2017 feito por Guto da Comunidade e mais 4 parlamentares não tem provas das acusações contra o governo.

No requerimento da CPI da SEMED foram apontados os seguintes fatos:
·        FALTA DE PAGAMENTO DE SERVIDORES;
·        FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR;
·        FALTA DE MERENDA ESCOLAR.
·        DENÚNCIAS DE IRREGULARIDADES DA FOLHA DE PAGAMENTO DA SEMED, INCLUSIVE DE FUNCIONÁRIOS FANTASMAS
·        SUSPENSÃO DE AULAS NO MUNICÍPIO

Dizem os vereadores NENCA, RUFINO LEÃO, PASTOR GENIVALDO, IRMÃO NENCA, GIL PINHEIRO, KADHEK E TONINHO DO MURUTINGA, que tudo isso é muito vago e sem provas. E assim querem que a CPI seja arquivada, com medo de que a Câmara seja desmoralizada.
De que país vieram esses vereadores ?

E pior foi que alguns deles ocuparam a Tribuna hoje e, em alto e bom tom pediram que fosse feito o pagamento dos salários e concordaram até mesmo com a realização de concurso público.
Se sabem que a coisa tá feia e que existem denúncias de irregularidades toda sessão da Câmara, qual o motivo de impedir uma investigação e dar o direito do Prefeito e Secretário se defenderem ?

Já se comenta que na tal folha de pagamento da SEMED, divulgada até mesmo aqui no GM, tem muitos parentes dos vereadores como contratados.

Vamos divulgar os nomes logo, logo, se a CPI puder identificar quantos parentes de vereadores estão pendurados na folha de pagamento, quanto ganham e se de fato trabalham. Mas essa pressão dos últimos dias já surtiu pelo menos um efeito na SEMED. Foi divulgada hoje a Instrução Normativa 001/2017 que proíbe gestor de escola de NOMEAR TEMPORÁRIO. (...)

Se o que está escrito aí é verdade, o Secretário de Educação PROIBIU QUE GESTOR DE ESCOLA faça nomeação de servidor temporário.

E antes dessa portaria ou do tal decreto, estava liberado?
Desde quando gestor de escola pode sair contratando servidor temporário? Que lei é essa que a SEMED inventou?
Só esse documento já merece uma CPI. Se algum professor, vigia ou faxineiro foi contratado por gestor de escola esse contrato é totalmente nulo e ilegal. Um ato de improbidade e pode até configurar crime se dinheiro público foi utilizado.
E quem pagou ou vai pagar por tais serviços? Vai ser o gestor, o secretário, o prefeito ou o povo?
Parece que a coisa tá mais feia do que se imaginava.

Alô Promotor, Conselho do FUNDEB, Sintepp…. abram o olho para essas ilegalidades.

Do jeito que essa Instrução Normativa 001/2017 foi feita querem jogar a culpa pelos contratos temporários nos os tais GESTORES ESCOLARES. Ou seja, podem alegar que não haverá pagamento, pois não foi o Secretário e nem o Prefeito que contratou. Olha a canelada….




Nenhum comentário:

Postar um comentário