sábado, 23 de maio de 2020

Homenagem viva: músicas do compositor miriense Gelffson Lobo (professor Géo)

Israel Fonseca Araújo (editor, fundador; e-mail: poemeiro@hotmail.com)
Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)



Professor e compositor Gelffson Lobo; foto: Facebook)



O Blog Poemeiro do Miri registra, a título de homenagem pela passagem da festa de 124 anos de Igarapé-Miri (neste 23 de maio de 2020), duas composições do músico miriense, professor e compositor Gelffson Brandão Lobo - o Professor Géo. São belíssimas peças poéticas, que falam de amor, paixão, se firmam nas metáforas das sentimentalidades e tratam de nossa cultura, com destaque para crendices, para o nosso folclore. 

Parabéns, Igarapé-Miri, pela grandiosidade cultural, pela força de sua gente, pelas suas crenças (como no caso das lendas das cobras grandes), pelas raízes fincadas na lida diária de um povo criativo, romântico e trabalhador.

Seguem aí...



REFLEXO
Autor: Gelffson lobo
Obra:1980

Vejo pelos olhos da lua
Baques do coração
Vejo uma canção bonita pra você
Só falei de ti para falar das flores
E mostrar como é bonito o amanhecer

Refrão
Sob o sol que queima o meu rosto
Sinto o gosto amargo do desgosto
Eu peço licença pra falar, eu vou cantar
Sob as nuvens que passam lá fora,
sobre o que eu sinto nesta hora
Como é lindo ver você chegar

Vejo com meus próprios olhos baques do coração
Canto uma canção bonita pra vc
Só falei das flores pra falar de vc
E mostrar como é bonito o amanhecer.

Refrão
Sob o sol que queima o meu rosto
Sinto o gosto amargo do desgosto
Eu peço licença pra falar, eu vou cantar
Sob as nuvens que passam lá fora,
sobre o que eu sinto nesta hora
Como é lindo ver você chegar

Vejo pelos olhos da lua
Baques do coração
Vejo uma canção bonita pra você
Só falei de ti para falar das flores
E mostrar como é bonito o amanhecer.



ROSALINA
Autor: Gelffson lobo
Ano: 2009

Rosalina nasceu cobra grande e se encantou
No canal Jatuíra morada se transformou
Pescador descuidado não viu descansando na beira do rio
Essa é uma das belas lendas do nosso Brasil

Eu conheço esses rios desta terra onde nadei
Jaquirana, irmão Pedro Penca com quem brinquei
Honorato por causa de mim
Destruiu poraquê tão ruim
Oito dias de luta sangrenta quase não tem fim.
Até vidro jogaram em meu poço pra me expulsar
Sem saber que a moça mais linda desse lugar
Esta noite vai acontecer vai me acompanhar
Vem comigo pra vem esse encontro e vamos cantar

Refrão
Não desperte a minha ira
Cobra grande não sabe brincar
Moro aqui no Jatuíra e seu barco eu posso afundar

Rosalina bela moça, que encanta as noites de luar
Um rapaz da Ponta Negra,tá querendo te namorar
Ele é cobra ela gente
Com poder de sedução
Dois instintos diferentes
Envolvendo o poder da paixão
Hoje a noite é toda festa
Dessa gente das bandas daqui
Salve o povo miriense, da capital do Açaí.


 ___________________

Curta e compartilhe; divulgue nas suas redes sociais.

#PoemeirodoMiri
#ProfessorGeo




Nenhum comentário:

Postar um comentário