sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

"Genocida" é a palavra mais buscada no dicio, em 2021 (reflexões de Natal)

Israel Fonseca Araújo (editor/fundador)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)

Ao professor abaetetubense João Andrade (Sintepp), in memorian; ao amigo professor José Moraes Quaresma (José Jr.), por este Natal...

Quem já esqueceu dos flagelos contra nossos irmãos(ãs) de Manaus (AM) - no começo deste ano - e dos demais flagelos contra humanos, no Brasil e no Mundo, ou tá com amnésia política, emocional e sentimental ou sofre de canalhice descarada; mais do que isso, e isto é o que me interessa, hj: ninguém é obrigado a ter um coração de gente, nem obrigado a seguir os ensinamentos, as memórias e as mesmas causas de Jesus Cristo (amar o próximo, assim como nos amamos, a nós mesmos; acolher, em primeiro lugar, os pequeninos, os(as) que sofrem, ter fome e sede de justiça). Ou seja, uma pessoa pode não dar a mínima às muitas mais de 600 mil mortes causadas pela Covid-19 (determinantemente motivadas pelas ações de autoridades de saúde, nacionais e estaduais, sobretudo), mas que não nos venha a querer se mostrar como gente (ser humano).

Neste ano, e pensando isso em articulação com os flagelos da Covid-19 no ano de 2020 e com as experiências nazistas de Hitler (na Alemanha), das atrocidades dos ditadores(as) do Brasil de 1964 em diante, dentre outras atrocidades, temos um continuum de sofrimentos coletivos, populares (vc esqueceu da tortura, em SP, com policiais arrastando um homem negro a reboque de uma moto oficial?; vídeo pode ser visto clicando aqui); isso somente para destacar uns dados e subi-los às análises.

Por conta de toda a liderança que o atual chefe de Estado-Nação brasileiro exerce na população, em termos de falas (ideologia, alinhamento cultural etc.), de possibilidades de mobilizar seus adeptos (em cercadinhos políticos, nas estruturas e nas bases das igrejas cristãs, sobretudo (neo)pentecostais e por aí vai) e de, se quiser, produzir desgraças no seio da população. Este "Chefe", mas outros, tbm, se assim o quiserem fazer.

Por isso, neste Natal - quando "termina" um dia, mas o dia "nasce outra vez" - nada mais justo e necessário do que lembrar de uma espécie de anti Jesus Cristo (um adversário, um algoz, aquele que vem para negar e destruir, inimigo do projeto de um Deus que se fez homem = ser humano), daquele que - conforme eu tanto gosto de lembrar - nos mata a cada dia. Por tudo o que esse ser fez (e faz?) possivelmente de modo intencional contra a saúde pública de nossa gente, insistindo dia após dia para que não houvesse vacinas, aprovadas e compradas celeremente, debochando de quem ofega(va) sem ar pra poder respirar antes da morte causada pela Covid-19, e atuando pessoalmente contra a vida de populações altamente vulneráveis (caso de indígenas, de ribeirinhos e quilombolas, de populações largadas à própria sorte nas favelas e nos rincões da Amazônia e do Norte), ... por tudo isso, ele foi a máquina que moveu a internet em 2021, no sentido de garantir que a palavra "genocida" foi a mais buscada do ano (mais de 4,5 milhões de buscas).

O que o "Chefe" tem a dizer sobre isso? "E daí?, eu não sou coveiro". É isso.

"A palavra 'genocida' foi a mais buscada no ano de 2021 no site Dicio, que se apresenta como 'o mais consultado do Brasil' e é a primeira referência do Google quando se busca por um site desse tipo. As informações são do UOL". Diz a matéria:


De acordo com a definição do site [Dicio], genocida é: (link para acessar a discussão: IstoÉ)

 

Substantivo masculino e feminino

Pessoa que ordena ou é responsável pelo extermínio de muitas pessoas em pouco tempo.

Pessoa que cometeu genocídio, quem deliberadamente ordenou o extermínio de um grande número de pessoas, de todo um grupo étnico ou religioso, de um povo, de uma cultura ou de uma civilização".

____________________

E-mail: poemeiro@hotmail.com (Doutorando, Mestre e Graduado em Letras)

6 comentários:

  1. Muito boa essa reflexão parabéns prof,Mestre e doutorando Israel Araújo👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Boa leitura !!

    Obrigada ☺️ é um Feliz festas 🎉

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns professor israel,pelas belas palavras e grandes reflexões.Boas festas pro shr e sua Familia!

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns professor Israel,pelas belas palavras e grandes reflexões. Boas festas pro shr e sua família!

    ResponderExcluir
  5. Perfeitamente,mestre. Respeito a dignidade é o mínimo que se espera de pessoas que se afirmam ser humanos. Quando se perde essa capacidade de se compadecer com o sofrimento alheio é sinal de que estamos regredindo. Nestes tempos de Natal prefiro acreditar que o mal não poderá durar tanto tempo, e logo poderemos retomar as espectativas de esperança. Viva a vida, vida o Cristo que nasce no coração dos seres verdadeiramente humanos.

    ResponderExcluir