sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

#Cortes do Poemeiro do Miri (Educação x Valorização profissional)

I - Ao perguntar ao Professor José Jr. sobre como conquistar os professionais da educação de Igarapé-Miri (PA) para lutar por valorização profissional, obtivemos esta resposta:


Essa é uma tarefa que torna-se mais difícil a cada dia, os ataques têm sido cada vez mais direcionados. Tem fatos que acontecem que parecem absurdo, mas eles acontecem, como por exemplo, deputados votarem contra o recebimento por parte dos professores de recursos advindos dos precatórios do FUNDEF, sendo que estes recursos deveriam ter sido repassados lá atrás. Então as nossas lutas têm sido apenas defensivas, com a intenção de manter o que tem; vejamos: o orçamento para a educação em 2015 foi de 133,6 bilhões, e para 2022 será de 70,5 bilhões. A nossa tarefa é aproximar cada vez mais nossos/as companheiros/as dos debates sobre financiamento e valorização, previdência. Este último elemento tem sido um castigo para os trabalhadores, muitos dos quais tem adoecido devido à alta carga de trabalho, e quando ao final da carreira, é decepcionado com o que recebe como devolução. Infelizmente, enquanto os trabalhadores em Educação lutavam para manter-se vivo, os governos nos atacavam. Plano de carreira tem que ser palavra de ordem; e 2022 será de muita luta neste país.

 

II  -  De minha parte,  este editor do Blog Poemeiro do Miri endossa a luta dos profissionais da educação municipal na Terra do Açaí; já afirmamos, em tom de apelo aos governistas, que, somente neste caso específico de fim de ano de pandemia de COVID-19 e de mudança na legislação, a gestão faça uma bonificação de fim de ano, em forma de Abono FUNDEB, e que seja distribuído a todos os servidores(as) municipais - não somente aos do grupo Magistério, que inclua os não-docentes; que essa eventualidade, deste momento, não faça nossos camaradas servidores a desistirem de valorização na carreira, o que implica ter PCCR para todos os servidores(as), que inclua, dentre outras garantias:

-- Espaços e incentivos na carreira para que o Servidor(a) possa continuar estudando, fazer cursos técnicos, de Nível Superior, de aprimoramento e de pós-Graduação (casos de Mestrado e/ou Doutorado);

-- Tempo reservado à efetivação de Hora-atividade ao Servidor Professor(a), nos termos da legislação nacional;

-- Esforços de valorização e instituição de política de educação do campo, respeitadas as suas  locais e regionais;

-- Reavaliação e reformulação periódica do PCCR existente (Magistério) e inclusão de servidores não-docentes em Plano(s) de carreira;

-- Valorização financeira, mediante progressão na carreira;

-- Fortalecimento da política de Educação Especial, com criação de novos cargos, acompanhamento da legislação nacional e lotação de pessoal profissionalmente qualificado nas estruturas da rede de ensino;

-- Estratégias de fomento permanente ao diálogo com os sujeitos servidores(as) da educação municipal, em todos os seus segmentos;

-- Realização de Conferências Municipais e Plenárias Distritais de Educação, periodicamente;

-- Efetivação do Conselho Municipal de Educação (conforme legislação nacional e municipal), com garantia de estruturas técnica, logística e financeira ao seu pleno funcionamento.

(...) Israel Fonseca Araújo (poemeiro@hotmail.com)

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