domingo, 1 de janeiro de 2017

A Presidência da Câmara de Igarapé-Miri assusta o Povo? Em 2017, poderá assustar mais ainda

Israel Araújo (editor)


Sim, claro que sim. Mas é uma questão de ângulo de análise, haja vista que muitas pessoas têm uma conquista como essa como uma chance de "se dar bem". Pode-se ter um agente político na Presidência da Câmara Municipal que seja capaz de pautar (por em discussão) importantes projetos de lei, que seja capaz de receber pedidos que sugerem o AFASTAMENTO DE UM PÉSSIMO GESTOR municipal, mas também pode acontecer o CÚMULO de se ter presidentes capazes de deixar um "Pé de Boto" governar uma cidade, por meses seguidos, com o Povo morrendo a cada dia e com uma FARTURA DE IRREGULARIDADES em Hospitais e Escolas, e o chefe do Legislativo (da "casa de leis", do Parlamento fiscalizador...) NADA FAZER. Isso tudo é possível e coisas muito piores ainda podem acontecer. Bem piores. Mas pode-se ter um chefe de Parlamento que FISCALIZE, PROPONHA, abra a Casa ao Povo, dê transparência aos gastos da Câmara Municipal (alguém já viu isso aqui?), que faça transmitir as sessões da Câmara pela rádio comunitária, que publique, na internet, as leis e demais resultados de trabalhos legislativos. Que faça outros trabalhos necessários ao bem-estar popular.

De verdade um tanto inquestionável, hoje, temos apenas o fato de que presidentes de Câmaras Municipais podem se tornar Prefeitos interinos, a qualquer momento. Sempre foi assim, mas nos tempos atuais a possibilidade se torna mais mais (com algumas ações mais dedicadas do Ministério Público e com ações ainda tímidas da Justiça, resultados de pressão popular, com farto uso de redes sociais...). Ora, nesse caso, aí mesmo é que os acordos A, B, C, D, E, F,G H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, se tornam polivalentes, plurais: um olho no peixe, dois no gato e outro no cachorro sob a mesa.

A questão da atuação dos Vereadores/as?, da Fiscalização?, da representação do Povo (eles/as são, essencialmente, REPRESENTANTES DO POVO), ora isso às vezes não estava nem sob, nem sobre a mesa. E muitos eleitores/as, quando votaram segundo critérios A, B, C, D, E, F,G H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q já sabiam (ou, no minimo, deveriam saber) que isso não estava no "acordo de votação": sim, sim; o votar é decidido de muitas, mas muitas maneiras, mesmo.

Ora, em Igarapé-Miri, neste dia 01 de janeiro de 2017, se será eleito "Toninho do Murutinga" (Antonio Cardoso Marques/PSB), vereador de segundo mandato, que seria nome da confiança do prefeito a se empossar, Toninho Peso Pesado (Ronélio Quaresma/PMDB); se será eleito "Irmão Nenca" (Rosivaldo Silva Costa/PMDB), vereador de segundo mandato, que seria nome da confiança do prefeito a se empossar, Toninho Peso Pesado (Ronélio Quaresma/PMDB), mas que vem sendo visto como um "vereador mais honesto", ficha um tanto limpa, dizem amiúde as fontes do "Poemeiro do Miri"; se será eleita "Ana da Vila" (PSD), vereadora de primeiro mandato, que não seria nome da confiança do prefeito a se empossar, Toninho Peso Pesado (Ronélio Quaresma/PMDB), mas que, dizem nossas fontes, tem reais chances de vencer; se será eleito "Nenca" (José Roberto Corrêa/PMDB), vereador de segundo mandato, e que seria um nome correndo por fora, n~~ao exatamente "da confiança" ou da primeira preferência do prefeito a se empossar, Toninho Peso Pesado (Ronélio Quaresma/PMDB)... quem será eleito, a maioria do Povo nem está ligando.

Os resultado A, B, C, D, E, F,G H, I, J, K, L, M é que estão pra vim, as ações vão aparecer (omissões, também); os serviços de Saúde, Educação, estratégias de Segurança e Defesa Social, políticas de Cultura etc. é que estão esperando por essas Excelências. Isso, sim, é Sim.



___________________________________

Tenho dito e digo mais ainda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário