sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Em tom de avaliação, PT de Igarapé-Miri realiza Encontro Municipal

Israel Araújo (editor)
e-mail: poemeiro@hotmail.com


(Divulgação; Partido dos Trabalhadores/PT)


Durante todo o dia de hoje (13/1) e até o meio-dia de amanhã, o Partido dos Trabalhadores, através do Diretório de Igarapé-Miri (PA), está realizado seu Encontro Municipal. A convocação fora feita de diversos modos, inclusive nos grupos de WhatsApp.

Grosso modo, o PT local discute a conjuntura nacional, a qual remete ao mandato considerado "ilegítimo" de Michel Temer (PMDB-SP), na presidência da República, depois que o Congresso Nacional afastou a então presidenta Dilma Rousseff (PT). "Reformas" como a anunciada da Previdência e Trabalhista, assim como emendas à Carta Política do Brasil (Constituição Federal de 1988), caso da PEC 55/2016 (que congelou investimentos por vinte anos, já contando a partir do Orçamento da União de 2017) e da mais recente discussão que envolve diretamente o PT, a PEC 41/2016, que "altera o art. 14 da Constituição Federal, para tornar inelegíveis para os mesmos cargos aqueles que já tenham exercido por duas vezes mandato de chefe do Poder Executivo, nas três esferas de governo". O PT nacionalmente  traduziu essa proposta como uma "medida de exceção", de autoria de senadores do PSDB e de partidos arquirrivais do PT, para afastar o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, das disputas à Presidência da República. (conferir mais sobre essa PEC, em: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126584)

Lula seria favorito à eleição presidencial, o que traria dificuldades ao PSDB de voltar a governar o país; por isso, a proposta de emendar a Constituição de 1998 para impedir que ex-governadores/prefeitos/presidentes possam concorrer/se eleger. Claro que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também estaria impedido, mas os discursos de esquerda focaram no impedimento que seria criado para Lula.

O PT também está discutindo as questões locais, a candidatura de 2016 à Prefeitura de Igarapé-Miri, a eleição de dois vereadores da legenda (João do Carmo Rodrigues, ex-PSB, e do petista José Maria Costeira) para o mandato 2017-2020, a vitória do PMDB de Michel Temer no Miri, sob a liderança de Toninho Peso Pesado para a Prefeitura.


(Pe. Jucelino Neves, ex-candidato do PT à Prefeitura de Igarapé-Miri)


Em debate, o encontro também avalia a conjuntura de esquerda, das pautas dos movimentos sociais em Igarapé-Miri nesta atual conjuntura de perdas de direitos para a classe trabalhadora, o que implica a atuação de sindicatos, associações de moradores/produtores, cooperativas, coletivos e outros.

Justo nestes momentos em que o PT ajudou a eleger, para a Presidência da Câmara de Igarapé-Miri, o Vereador Ney Pantoja (PROS), filho da ex-vereadora e ex-Vice-Prefeita Maria do Carmo "Carmozinha"; Ney Pantoja esteve na Coligação majoritária que ajudou a eleger Toninho Pesado, em outubro de 2016, e que, logo, ajudou a derrotar o ex-candidato, Pe. Jucelino na corrida (com prof. Antonio Marcos), nessa disputa.



(PT na Eleição Suplementar, em 2016)


E assim segue a roda.
___________________________

Tenho dito e digo mais ainda!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário