segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Arborização da Sesque: uma explicação governamental, via SEMMA

Israel Araújo (editor)


Nos últimos dias, este Blog se posicionou, a partir de uma solicitação virtual de intervir acerca das árvores recentemente plantadas na Avenida Sesquecentenário (Por que a Av. Sesquecentenário (Ig.-Miri) estaria sendo destruída de novo, no mês de janeiro???). A postagem problematizava o fato de as árvores terem sofrido intervenção, aparentemente arrancadas humanamente, procurando saber dos motivos implicados na suposta retirada da arborização. E finalizava a construção pedindo que órgãos de governo se posicionassem:

Ainda sem saber se as fortes chuvas que têm caído sobre Igarapé-Miri foram capazes de arrancar as árvores do chão (quer dizer, pelas raízes, retirando do chão). Mas o certo é que o "Dia do Sujo", este 21 de janeiro nas regiões próximas à Vila de Maiauatá, trouxe esse legado de destruição. O fato está causando revolta, haja vista que uns investimentos que o Poder Público iria fazer nessa avenida, mas que deixou a mesma meio que "pela metade", e aí..., para  piorar, vem a destruição de árvores que ainda dariam sobre e vida a essa parte da cidade de Igarapé-Miri. Antes dessa quase reforma na Sesque, a avenida já foi ironicamente chamada de "Avenida Poeirão", depois que "Pé de Boto" já estava fora da sala da prefeitura de Igarapé-Miri.

Na manhã de hoje, 23/01, o Poemeiro do Miri fora ouvido pelo engenheiro agrônomo da SEMMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Igarapé-Miri, Sr. Antonio Francisco Pantoja, que deu explicações técnicas acerca da poda das árvores da "Sesque", realizadas sob intervenção da SEMMA. Pantoja informou que, a cada três meses, é feita podagem das mesmas, para melhorar o processo de crescimento, o que não afeta o desenvolvimento das árvores. Informou, ainda, que ele mesmo concebeu esse projeto de arborização, que está em curso. A podagem, assim sendo, é procedimento padrão e não se constitui em atos de vandalismo porventura cometidos por populares.

Conforme anunciado por este Blog, a citada avenida está com serviços de pavimentação inconclusos, o que requer a dedicação, o compromisso e o planejamento da parte da governança municipal para que o Povo não somente saia do "poeirão", mas tenha uma avenida digna de ser considerada uma das principais da cidade.

Estamos de olho.




(Imagem anterior da Av. Sesquecentenário, em 2015, antes de receber asfalto; a referência irônica seria à bandeira vermelha do PT, partido do então prefeito Roberto Pina Oliveira)




Nenhum comentário:

Postar um comentário