quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Servidores(as) da Saúde, em Igarapé-Miri, ainda não receberam salários de dezembro/2016

Israel Araújo (editor)


(Trabalhadores/as da Saúde, liderados pelo SindSaúde, em Assembleia na CC Divino Espírito Santo; dia 24/01)


Pode até parecer graça ou conversa desacreditável, mas os nossos irmãos(ãs), que trabalham na Saúde pública em Igarapé-Miri, ainda não receberam seus salários de dezembro 2016. O prefeito que saiu, o petista Roberto Pina Oliveira, fez documentos, levantamentos, empenhos e assinou os docs juntamente com membro da equipe de transição do governo que entraria. Com recursos empenhados, seria de se acreditar que os pagamentos acontecesse logo nos primeiros dias de janeiro, depois que o prefeito municipal (Ronélio Quaresma/PMDB) e o atual secretário de saúde fizessem senhas junto aos bancos e vencessem "burocracias" básicas de começo de mandato.

Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. Até a segunda, 23/1, os salários não estavam pagos; e os servidores, sob liderança do SindSaúde, procuraram o prefeito, reuniram, conversaram, fizeram exigências, buscaram o Ministério Público. Convocaram Assembleia para o dia seguinte, 24 (legenda acima). Na mesma, muitos integrantes do governo de Pesado se fizeram presentes, incluindo o Vice-prefeito Antoniel Miranda dos Santos (PEN); membros de governo, liderados pelo vice, informaram haver recursos em contas, mas já que estariam empenhados pela gestão anterior para pagar INSS SEGURADO e INSS PATRONAL, além de outras destinações. Os governantes se dispuseram ir atrás do Promotor de Justiça que atende Igarapé-Miri, mas que está em julgamentos em Barcarena. O Promotor só poderá atender os sindicalistas/governantes na sexta 27, segundo informou ao Blog Poemeiro o presidente do SindSaúde, Ednilson Gonçalves. Ou seja, de nada adiantaria ir até Barcarena, em comitiva governo / sindicato.

Até o dia de hoje, 25, ao meio-dia, o pagamento ainda não havia saído. O governo insiste que, se o Ministério Público se posicionasse favorável, usaria os recursos que estariam em contas e pagaria essa folha pendente - lembrando que, em poucos dias, chegará a hora de pagar o mês de janeiro de 2017 e há informações circulando de que um bom número de contratados(as) já estariam atuando.

Sem solução para o caso dos pagamentos, os trabalhadores/as da Saúde estão em estado de Greve e voltam a avaliar a conjuntura na sexta, 27, às 10h. Fica parecendo que os 24 dias de gestão já poderiam dar segurança para os gestores/as da Saúde e prefeito solucionarem essa questão. Uma fonte do governo, ligada à área financeira, informou ao Blog que o acesso às contas somente se deu há poucos dias, o que dificultaria os trabalhos do novo governo.

A discussão ficou para o campo técnico, de se se pode ou não pagar desta ou daquela maneira; se juridicamente há segurança para o Gestor pagar, gerenciar os recursos herdados de 2016. Todos sabem que Ministério Público não julga, não sentencia, não tem o poder de caneta de Juiz; é "fiscal da Lei", pode recomendar e deve investigar os indícios de irregularidades - a posteriori.

Mas as famílias desses Trabalhadores/as, as crianças que precisam de alimentos, de ir à escola, os adultos que devem prover alimentos e mais que isso; enfim, todos eles não podem aguardar por soluções "técnicas"; mesmo porque os homens públicos que venceram e os que perderam a disputa para a Prefeitura do Miri, em 02 de outubro passado, tiveram bastante tempo para ajustar essas questões. Tomara que melhorias sejam providas, pois o Povo não aguenta mais isso, os pais/mães de família não aguentam mais. Quem tiver "culpa no cartório" que seja encontrado, buscado.

Que venham dias melhores, se não, nada de falar(mos) em "cuidar de Ti".


____________________________
Tenho dito e digo mais ainda!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário