quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Por: prof. Odifax Quaresma Pureza - "Organização Social da Comunidade", segundo Manoel Luiz Fonsecaa

 Informações Manoel Luiz*

Mamangal Grande, Igarapé-Miri, manhã de terça-feira, 20 de Julho de 2010

Informações prestadas pelo Sr Manoel Luiz Ferreira Fonseca, nascido no Rio Mamangal Grande em 29 de Agosto de 1952


(Reprodução: capa do livro "Mamangal Grande: elementos da história de uma comunidade ribeirinha amazônica", de Odifax Quaresma Pureza)

 

Organização Social da Comunidade

Entre 1978 e 1980 a vida, no rio Mamangal Grande, ficou muito difícil pois, com o fim das atividades econômicas vinculadas ao engenho de produção de cachaça, os moradores se viram em dificuldades para encontrarem uma ocupação econômica. Em lugar do engenho vieram as cerâmicas, conhecidas na comunidade como olarias que, no entanto, foram de curta duração.  

Em função desta situação, muitos moradores deixaram o Rio em busca de melhores condições de vida, tanto na sede no Município como na Capital do Estado. Sem outra opção de trabalho, os que ficaram, começaram a cortar o palmito do açaizal nativo da região para comercialização. Até então, a exploração do açaí não se configurava como uma atividade econômica na comunidade.

Em meados dos anos de 1980 e 1981, em função da exploração desordenada desta palmeira, para extração do palmito, o açaizal nativo já estava bastante devastado.

É neste cenário que se inicia a organização social da comunidade. Pode-se considerar 1982 como o ano em que se inicia esta organização, a partir das atividades desenvolvidas pelos integrantes das Comunidades Eclesiais de Base, ligadas à Prelazia de Cametá. Nesta época, o tema discutido nas reuniões destas Comunidades era a pobreza, em função das condições em que viviam os moradores de localidades do interior de Igarapé-Miri, como era o caso dos moradores do Rio Mamangal Grande.

A partir do ano de 1983, em função das discussões realizadas nas reuniões das Comunidades, inicia-se um processo de oposição à direção do Sindicato (...)

Texto completo na Página "Tributo ao Manoel Luiz Ferreira Fonseca", deste Blog:

Link:

só clicar e entrar


________

* texto elaborado pelo professor mestre Odifax Quaresma Pureza, cedido a este Blog, a quem muito agradecemos. O citado professor publicou um Livro (Mamangal Grande: elementos da história de uma comunidade ribeirinha amazônica), em que trata sobre o Rio Mamangal-Grande, berço de sua família, e de nossa (do tio Manoel Luiz, da minha). No contexto da produção dessa obra, dá-se a entrevista com Manoel Luiz, em julho de 2010.


(Cuidando de sua saúde? Rua Lauro Sodré, 93, Centro, em frente ao Banco do Brasil, em Igarapé-Miri, PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário