terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Post #702: Reunião sobre Educação Especial, na sede do Sintepp

Israel Fonseca Araújo

editor-chefe, fundador (poemeiro@hotmail.com)

Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)

 (Atualizado às 12:38h, de 20 jan. 21)


(Registro parcial da Reunião; foto: Blog Poemeiro do Miri)

Na tarde deste dia 19, na sede do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), em Igarapé-Miri, foi realizada uma Reunião preparatória entre profissionais atuantes na educação especial (intérpretes, tradutores e outros/as), alunos e alunas dessa modalidade de ensino, pais, responsáveis, professores estaduais e municipais e lideranças do Sintepp - Subsede de Igarapé-Miri.

Várias questões foram abordadas no encontro, inclusive as lutas travadas quando do governo Peso Pesado, onde não foi possível avançar na reformulação da legislação municipal, com a criação de cargos, p. ex, nem sobre Concurso Público; durante a exposição sobre cargos que precisam ser criados para melhorar a qualidade da Educação pública, houve várias intervenções de alunos, mães, pais e responsáveis. O choro de uma mãe de aluno, p. ex., mexeu com o público - diante do desabafo, por meio do qual se percebe que há, por parte das autoridades, um abandono ou uma exclusão no que tange a respeitar a dignidade da pessoa humana, dos estudantes, das pessoas com deficiências, de suas famílias. A acadêmica Islanny Cristina Ribeiro (pessoa surda, com formação universitária - graduanda em Pedagogia) fez outra forte e relevante intervenção, ao destacar que é muito necessário ter os cargos e ter vagas em concurso público, pois, assim, os profissionais podem conquistar postos de trabalho e contribuir com a comunidade surda e com Igarapé-Miri, de um modo geral; sem ter espaços de trabalho, onde a gente vai trabalhar, depois de formados(as), questiona a mesma. Sua fala contagiou a tds, assim como outras falas de estudantes surdos(as): do Herivaldo, p. ex., que trabalha na Escola Municipal "Aristóteles Emiliano de Castro" (Ginásio) e se dedica a ajudar estudantes da escola a aprenderem a ler, dando-lhes motivação e estabelecendo parcerias com as famílias; tbm a estudante Aline, que relata seus sofrimentos em espaços como a emergência do Hospital e Maternidade Sant'Ana, ao precisar dos serviços públicos municipais de saúde, da incompreensão dos atendentes e demais profissionais, e a sua árdua missão de estudar, quando, segundo conta, em muitos momentos pensou em desistir da escola - por conta das imensas dificuldades que enfrenta no processo de aprendizagem - no caso de 2020, com a pandemia de Covid-19, então, nem se fala.

Foi realizada preparação para Reunião com o Secretário de Educação, prof. Janilson Fonseca, a qual já foi solicitada pela categoria e está prevista para o dia 21 desde; a categoria aguarda a definição, pela resposta do secretário, e deverá levar ao governo seu conjunto de reivindicações. (Reunião confirmada: a reunião solicitada ao Secretário Janilson será realizada, na Semed, dia 27 deste, às 10h, conforme confirmação recebida).

Os integrantes tbm esperam contar com a importante contribuição do professor da Educação Especial e advogado Domingos Nonato (atual Procurador-Geral do Município no governo Pina e Marcelo), um dos articuladores desta frente de lutas. O grupo acredita na força do diálogo para que a gestão municipal possa, com a ajuda de tds, produzir avanços no rumo da superação da exclusão das pessoas com deficiência - em termos de Educação na Terra do Açaí. Buscar outros caminhos só está no horizonte depois do plano A, mas é certo dizer que a sociedade (de uma forma geral e não somente pais, responsáveis e estudantes) precisa ser mais envolvida nessa luta pelos direitos humanos implicados.


PARTICIPANTES:

Participaram da Reunião, dentre outros, os coordenadores/as do Sintepp: prof. José Jr. (coordenador-geral); Laudicelia Vilhena e Israel Araújo; profissionais que atuam na educação especial (inclusive na instituição APAE, parceira desta frente de lutas): Catarina Miranda, Mariane Castro, Islanny Cristina, Aldacy Gonçalves, Herivaldo, Aline, Edineia Lobato (Semed) - e um significativo número de estudantes e pais/responsáveis. Os participantes definiram, ainda, outras estratégias de ação.

Apoio: Blog Poemeiro do Miri

Colaboraram: Yslanny Cristina Ribeiro e Catarina Miranda

____________

Conheça nosso trabalho no You Tube (título: Rádio Poemeiro do Miri; link abaixo): 

Canal Rádio Poemeiro do Miri: clique para acessar

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário