domingo, 23 de novembro de 2014

O PAYSANDU DE 2014 É UMA RÉPLICA DO SÃO PAULO F.C. DE 1994?

Israel Araújo
(Professor; Editor do Poemeiro do Miri)


É arriscado demais dizer isto, mas o Paysandu de Belém do Pará, bi-campeão brasileiro da Série "B" e Campeão da Copa dos Clubes Campeões, é um time que se assemelha ao São Paulo Futebol Clube (maior clube brasileiro em títulos de grande relevância e um dos maiores, desde 1991, em estrutura e profissionalização). O Papão está a muitos quilômetros de seus adversários do Pará e da ampla maioria dos estados do Norte e alguns dos estados nordestinos.

O São Paulo dispensa apresentações.

(São Paulo F.C., de Telê Santana: depois de vencer as Américas e o mundo entre 1992 e 1993/94, foi em 1994 que o tricolor paulista sucumbiu ante o Velez, da Argentina, na Final da Libertadores da América desse ano: o pênalti cobrado por Palinha jamais será esquecido...)


Acontece que há anos o Bicola vem desmoronando na exata hora em que precisa mostrar a sua força. Anos atrás, um certo Salgueiro, salvo engano (tirem as crianças da sala, fechem os olhos de menores de 21 anos), "passou o sal" no bicolor do Pará, em plena "capita" paraense e impediu que o Paysandu subisse à "B". Agora, em 2014, o Papão volta a conseguir acesso à Série "B" (isso é justo, merecido), depois de já ter conseguido em 2012, quando não se sagrou campeão da Série "C". E, pasmem, vergou o "cabo da Boa Esperança", ontem, diante de mais de 38 mil presentes.


(Imagem da internet)


A gozação acima não é deste blog e, sim, de pessoas que estavam torcendo para... o Macaé (RJ), time muito bom, que arrancou empate em três a três a conseguiu vencer a Série "C", em cima do Paysandu. Esse "em cima" ainda gerará muitas ambiguidades, mas isso é da vida.

O Paysandu que é reconhecido no Pará, no Brasil e na Argentina (embora em uma só vez), é este:


(By Mário Quadros; pouco importa o ano, o certo é que mostra o Bicola considerado)


Esse Paysandu é o que está imortalizado na memória de paraenses e não apenas deles. Infelizmente, isto para amantes do Futebol e pessoas não apaixonadas (mas analistas), em 2014 o clube da Curuzu está "pedindo" música por ter conquistado três vices seguidos: Parazão 2014, Copa Verde 2014 e Série "C" 2014. Uma pena, pois os paraenses/amazônidas/nortistas ão merecem sofrer essas chacotas.

Tais piadas interessam a uma parcela menor dessa dimensão toda. Se o Clube do Remo é detentor do "Fenômeno Azul", não há muita razão em se discutir se o Papão é ou não o "papa títulos do Norte".

Basta comparar, analisar; o mesmo vale para a trajetória (ainda curta) do tricolor paulista.

Tenho dito e digo mais ainda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário