domingo, 21 de maio de 2017

Ausência injustificada(cável) do Prefeito Toninho (PMDB) gera pico de indignações, em Posse da Academia Igarapemiriense de Letras (AIL)

Israel Araújo (editor; poemeiro@hotmail.com)
Presidente AIL (Cadeira 07; Patrono: Manoel Luiz Fonseca)



(Registro oficial da Posse de 13 Imortais da AIL; foto: Valéria Brito)


Aconteceu na noite de 20 de maio de 2017, às 18:45h, a Cerimônia de Posse e Diplomação da Academia Igarapemiriense de Letras (doravante AIL). A outorga coube, por convite da AIL, ao poeta, técnico e militante cultural João de Castro Ribeiro, servidor ma área da gestão cultural da Universidade Federal do Pará (UFPA), membro da APLI (Academia Paraense Literária de Letras) e dirigente da UEAma (União dos Escritores da Amazônia). A AIL está fundada desde 25 de julho de 2015, em ato que reuniu escritores, músicos, blogueiros, profissionais liberais e outros atuantes em favor da cultura de Igarapé-Miri, na sede do Sindicato dos Trabalhadores(as) em Educação Pública do Pará (SINTEPP).

No entanto, a cerimônia pública, festiva, de congraçamentos e confraternização, com presença de autoridades ficou reservada para ontem (20/05); para essa oportunidade, autoridades civis e religiosas foram convidadas pela Presidência da AIL, entre as quais: o prefeito de Igarapé-Miri e Secretário Municipal de Cultura local (Toninho Peso Pesado/PMDB e Orivaldo Corrêa), pastor Oséias (Igreja Adventista do Sétimo Dia), Padre Denes Lima (Paróquia de Sant'Ana, em Igarapé-Miri), Presidente da Câmara Municipal (Ver. Ney Gilberto Pantoja - PROS); este foi representado pelo Segundo-Secretário da Mesa, Ver. Augusto Carvalho/PV, e, Graça Lobato Garcia (filha do Patrono Emérito da AIL, o escritor Eládio Corrêa Lobato).

Por razões desconhecidas e sem qualquer sinal de polidez em relação à citada Academia, o prefeito Pesado e o Titular da Secult não compareceram à cerimônia e nem encaminharam justificativas à Presidência do Silogeu. Entre os 13 (treze) integrantes da AIL, que foram empossados, vários imortais se mostraram indignados com o gesto de desprezo institucional e desrespeito para com a Cultura igarapemiriense patrocinado pelas citadas autoridades.

Entre os principais propósitos institucionais da AIL, estão o fortalecimento da Cultura de Igarapé-Miri e o incentivo ao crescimento da produção artística dos membros que a integramNesse caso em particular, a gestão municipal, via Secretaria de Cultura, tem papel crucial para o fortalecimento da cultura local, para o estímulo à inserção de mais jovens e crianças (sobretudo destes/as) nas atividades de produção e fruição cultural. Para a consolidação da política cultural de Igarapé-Miri, o que, aliás, está previsto no Plano Municipal de Cultura de Igarapé-Miri.

Ou seja, a parceria da gestão municipal com uma instituição do porte dessa Academia de Letras (entende-se, Prefeitura, por meio da responsabilidade direta do Prefeito) é fundamental, principalmente quando se pensa que a realização de Projetos culturais pode ajudar, em muito, na construção de uma cidade cada menos vítima da criminalidade... 


((Registro oficial da Posse de 13 Imortais da AIL, com autoridades; ao centro, Graça Lobato Garcia, ao lado da poetiza Nazaré Ferreira. Foto: foto: Valéria Brito))






Nenhum comentário:

Postar um comentário