quinta-feira, 11 de maio de 2017

NO MP, SINTEPP PEDE CONCURSO PÚBLICO, FINALIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO CME ETC., SOB INTERVENÇÃO DO PROMOTOR

Acompanhe a Nota divulgada ainda há pouco, pelo Sintepp-Subsede de Igarapé-Miri (Sindicato dos Trabalhadores/as em Educação Pública do Pará), sobre ações do mesmo junto ao Ministério Público e Poder Judiciário; dificuldades de diálogo junto ao Governo municipal ("portas fechadas"), ausência de marcação de audiências; documentos na sede do Sindicato comprovariam a realidade a seguir descrita pelo Sindicato. Segue a Nota:



ACOMPANHE PEQUENO RESUMO DAS ATUAÇÕES DO SINTEPP, neste começo de ano:


Saudações a todos e todas, de Lutas; deixando um “resuminho” de nossa situação, podemos alertar a tds que o pagamento de abril/2017 já saiu bem à estrangulação (um bom motivo pra enchermos nossa próxima Assembleia; de certeza, é nossa sobrevivência); ou seja, as coisas estão muito prejudicadas, com esses desmandos todos; outro ponto, sobre nossa atuação institucional diante do Governo (Prefeito e Titular da SEMED): de tds as tentativas de buscar diálogos junto ao citado Titular , fomos recebidos em 18/01/2017; discutimos a Pauta 2017, para a qual várias respostas oficiais deveriam ser encaminhadas até este Órgão de Classe: tal não aconteceu, tentamos junto ao Prefeito de Igarapé-Miri (Ronélio Quaresma, PMDB), sem sucesso (o mesmo não respondeu à solicitação do Sintepp p/ reunir); voltamos a pedir junto ao Secretário Carlos Castro, tbm sem resposta; procuramos a Câmara de Igarapé-Miri, denunciamos o DESRESPEITO; solicitamos (em dois momentos, um dia 07/04 e, outro, em reunião ordinária do Sintepp) que a Comissão de Educação da Câmara Municipal (presidida pelo Ver. Prof. Valdir Jr./PT do B) realize Audiência Pública, que convocasse o Secretário Carlos, convidasse demais Vereadores/as, convidasse o Sintepp, Ministério Público, Conselho do FUNDEB e outros agentes.

Infelizmente, não houve encaminhamento da parte da citada Comissão sobre este apelo do Sintepp. Também acompanhamos, junto ao Ministério Público, um Grupo de professores/as de Vila Maiauatá, os quais buscaram socorro junto ao MP, imaginem por quê?; só imaginemos... (Nesse caso específico, já teve MANIFESTAÇÃO do Sintepp, requerida pelo Exm. Sr. Promotor, em razão do descumprimento de quase tds os acordos firmados entre as partes lá no MP, em reunião de 28/03/2017: os professores/as, advogado deste Sindicato, este Coordenador, o então Promotor Laércio Guilhermino de Abreu e membros do Governo local – Carlos Castro e Maria de Jesus Quaresma; esta, Procuradora-Geral do Município); essa Manifestação aborda inúmeras irregularidades da gestão, violação de Princípios Administrativos (p. ex., da Isonomia, do estrito respeito às leis e normas), situações escabrosas da Lotação 2017, entre outros pontos.

Requeremos Folhas de Pagamento da Educação, Portaria de Lotação, Lotação 2017; outros documentos públicos (de acesso público, pois não são privados). Sem resposta para todos esses e outros demais pontos; também solicitamos a continuidade da IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (Lei 5.115/2016); também sem sucesso. (Neste caso específico, entramos com Ação Judicial, visando a obtendo desse acesso às INFORMAÇÕES, pois, mesmo em atenção à Lei de Acesso à Informação, o Titular da SEMED não concedeu a documentação; aguardamos manifestação do Poder Judiciário).

Também representamos ao Sr. Promotor (agora, um Promotor de Justiça Titular da Comarca de Igarapé-Miri), requerendo a INTERVENÇÃO do mesmo, enquanto MP, no sentido de fazer o Secretário de Educação REUNIR COM ESTE SINDICATO; nessas possíveis reuniões, a cargo do Promotor (conforme consta dos assuntos da Representação) será possível avançar no processo de IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO; este Sindicato informa ao Sr. Promotor um pouco sobre a situação profundamente INSUSTENTÁVEL no que concerne ao Quadro de Servidores/as na pasta, o que pode significar entre 700 e 900 Contratados/as, ou mais que isso (segundo fontes). Nesse caso, diante de toda essa necessidade de contratação, é URGENTE A NECESSIDADE DE HAVER CONCURSO PÚBLICO para a rede; o Sintepp está cobrando do Secretário de Educação e, gostaria, do Sr. Prefeito; sem sucesso nas pautas, pede-se a IMPERIOSA INTERVENÇÃO DO REPRESENTANTE DO MP nesta Comarca.

Ainda temos a meta de criar PCCR UNIFICADO, pauta de Luta desde 2011, e muitos antes disso, tbm. Retorno das Eleições Diretas nas escolas municipais, entre outras.

Esta Coordenação-Geral orienta um ALERTA GERAL, profunda vigilância, no que concerne a averiguar essas questões todas; que os Trabalhadores/as continuem informando a esta Coordenação, inclusive anonimamente, acerca de tds esses problemas (por ex., no dia hoje já há “barqueiros” prestes a paralisar suas atividades, em razão de falta de pagamento, segundo fontes nossas); pois é a nosso IRRESTRITA UNIÃO o que fortalece a Luta de uma Categoria tão importante para a nossa amada Terra: ou não somos mt importantes, amigxs que atuam na Educação Pública?

#SinteppForte
#SinteppAtuanteemtodososTempos


Igarapé-Miri (PA), 11 de maio de 2017


Prof. M.Sc. Israel F. Araújo
Coordenador-Geral da Subsede


(FIM)


Nenhum comentário:

Postar um comentário