domingo, 31 de maio de 2015

Morte de "Cospe" impõe Luto ao melhor do Futebol de Igarapé-Miri



Israel Araújo (Editor)


(Fonte: www.filhodocriador.com.br)


Com o título de "Igarapé-Miri perdeu mais um maestro do Futebol local", ainda hoje pela manhã eu pude me manifestar sobre o falecimento do Edivaldo, um dos maestros do Futebol de Igarapé-Miri, o volante/meia-armador "Cospe", o coroa, homem jovem que se destacava nos gramados pela exibição em campo e pelos cabelos brancos; brancos ainda nos seus 25 anos de idade... 

Notícia que me causou aquela sensação de imensa perda de um talento. Vi o Edivaldo  "Cospe" jogando entre 1995 (Azulino "da África" e Mangueirinha-Vila Maiauatá; dois a um para o time de "Canta Galo", com gol olímpico de "Surucuá") e em anos seguintes. Até lá pelos mais 40 anos o cara dava show, sem arrogância, mostrando a simplicidade de quem sabia muito.

E até mais que isso: não conheci, seja em vídeos do Parazão, seja em jogos ao vivo, um igarapemiriense que jogasse com a facilidade e a visão de jogo do "Cospe". Um jogador de futebol que, não somente pelos anos e anos jogando nos fortes campeonatos de Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena (entre outros), tinha as condições de inteligência em campo, técnicas e físicas para jogar nos grandes clubes do Futebol profissional do Pará. Uma pena, pois essa foi mais uma das carreiras perdidas (no sentido de não atuar profissionalmente); nada contra o "Cozita", pois as funções em campo não são as mesmas, nem contra outros nomes, mas o "cabeça branca" era fenomenal. Eu sempre o definia como o Verón de Igarapé-Miri, sem a deslealdade do meia argentino, que batia pelo prazer de ver o sofrimento alheio (a Causa Secreta, de Machado de Assis).


Se já tinha falecido a um ou dois dias, é coisa sem importância; o caso é que perdemos uma ponta da bonita história do Futebol miriense. Será que o Poder Público, Câmara... se pronunciarão de alguma maneira?

Que fique essa imagem; a do homem simples, que fazia o futebol ser mais bonito em feios campos.

Não sabemos das causas de sua morte, mas as fontes confirmam que faleceu em casa, onde morava sozinho, e foi encontrado sem vida, na manhã de sábado, 30 de maio. A vida boêmia dos seus últimos anos de vida pode ter influência direta no falecimento desse craque de bola...

O sentimentos do Poemeiro do Miri à família enlutada.

Internautas se manifestaram sobre a perda do ex-jogador:









quinta-feira, 28 de maio de 2015

Roberto Pina: Posse poderá acontecer dia 11 de junho

Israel Araújo (Editor)


(Roberto Pina - PT e dep. fed. Simone Morgado - PMDB; fonte: Facebook da própria deputada
"Deve estar repassando a emenda parlamentar de um milhão de reais prometido ao povo do miri", emendou um internauta)



O Poemeiro do Miri teve acesso à informação segundo a qual a Diplomação do prefeito eleito em 17 de maio, Roberto Pina Oliveira (PT), e da vice-prefeita eleita (Ver. Carmozinha/PV), será realizada no dia 11 de junho, pela Justiça Eleitoral.

A Posse de ambos, na Câmara Municipal, deve acontecer no mesmo dia 11/06, à tarde, uma vez que  a atual presidente da Casa, Ver. Carmozinha é quem deverá empossar Roberto Pina, em seguida e depois de Toninho Peso Pesado (PMDB) deixar de ser Prefeito interino, nesse mesmo ato, passaria a assumir a condição de Presidente da Câmara Municipal, então empossando a própria Carmozinha como vice-prefeita... Se for assim, Igarapé-Miri poderá ter, de fato, um prefeito, uma vez que (de fato) está sem prefeito(a) desde 31/12/2012. Entre janeiro de 2013 e setembro de 2014, apenas umas pessoas mandavam e desmandavam no Palacete "Senador Garcia", sem a efetiva atuação de um(a) prefeito(a) de fato: que atuasse como prefeito, colhendo o ônus e o bônus dessa atuação.

Depois, Edir Corrêa (PSD) assumiu por uns dias, voltou o nome de Pé de Boto (com a devida troca de cadeados na entrada do Palacete, para que fosse "preservada" a integridade dos de lá...), depois entraram os interinos Ver. Nenca (PMDB),Ver. Rufino Leão (PSC) e Ver. Toninho Pesado (PMDB). Mas não foram prefeitos eleitos, foram eleitos vereadores e que assumiram interinamente essa função, por impedimento de Pé de Boto e, depois disso, dele e de Edir.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, em 09 de outubro de 2014, determinando nova eleição para Igarapé-Miri para preencher os cargos dos cassados Pé de Boto e Edir Corrêa, Igarapé-Miri terá uma chance (bem menor do que a necessária) para que uma gestão administrativa venha a se instalar em nosso Miri.

É tempo de se renovar as esperanças; ou de intensificar a preocupação?


SECRETÁRIOS?

As discussões de bastidores são sobre os Auxiliares Diretos do prefeito, ou seja: os Secretários Municipais. As perguntas são sobre quem, quais as "peças" postas para assumir as áreas mais castigadas dos anos 2013 até estes dias. Saúde, Educação, Assistência Social, Finanças e Cultura se digladiam para saber qual dessas está em primeiro lugar no Prêmio Ineficiência em "Gestão" em Igarapé-Miri (PIGIM). Retiramos a SEMED dessa possibilidade, pois seria um desrespeito para com a Secretária de Saúde, e todo o esforço empreendido por Jéfferson Mácola e seguidores/as.

Discussões à parte, o que se sabe é que Roberto Pina é muito exigente em termos de ajustar as contas e gastar de maneira controlada; e tirar as pendências do CAUC pode ser uma tarefa que exija uns 21 meses de trabalho. Ajustes nas contas municipais podem afetar uma ou outra Secretaria Municipal , a qual pode ficar sem titular (Mário Leão já fez isso com as ineficientes Secretarias de "Obras" e Cultura; Pina esperou mais de um ano para nomear titular para a SEDET, antiga Secretaria de Agricultura...). Mas já se sabe que, em campanha, Roberto Pina se comprometeu a criar um espaço de governo para tratar da Segurança Pública, assim como discutiu com a Colônia de Pescadores - Z-15 a criação de uma Secretaria da Pesca em Igarapé-Miri.

É esperar e aguardar, ainda mais com a preocupação quando ao tempo curto para que faça uma segura transição de governo.

Tenho dito e digo mais ainda.


_________________

P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.

 Israel Araújo
(Editor)




segunda-feira, 25 de maio de 2015

Eleição "esquisita", de bater em nossa cara(?)

Israel Araújo (Editor)

À memória de meu ex-conhecido Colega "Maguila"
(Que não pode mais falar, nem me "saudar" aos domingos de manhã)





Há uns dias atrás eu me arrisquei a dizer que a Eleição Suplementar de 2015 foi uma disputa "esquisita"; a mesma aconteceu recentemente em Igarapé-Miri e teve como "solução" a devolução do ex-prefeito Roberto Pina Oliveira (PT) ao comando do Executivo Municipal, depois de todas as peripécias possíveis, as quais foram praticadas em Igarapé-Miri e depois de todos os saldos que o Miri teve enquanto decorrência da "Revolução" dos 18 mil ou da "necessária" alternância de poder: perdas, perdas, mortes humanas aos montes, *urubuzal como cartão postal, pessoas passando fome (mesmo sendo servidores/as públicos), crianças sem merenda e sem transporte nas escolas, crianças morrendo no ventre materno (Hospital Sant'Ana, mesmo com médico ganhando 42 mil reais em apenas um mês!!!), entre outras estrepolias administrativas.

Se isso não serve para justificar a caracterização de esquisita, retomem-se alguns dados (isso deve ser lembrado todos os dias, pela manhã e ao deitar; as mães e outras pessoas que criam as crianças devem as chamar, bem cedo, e dizer: "Olhem, teve um tempo aqui em Igarapé-Miri em que ... e pessoas sofreram ameaçadas, trabalhadores/as da Educação foram chamados de 'Vagabundos' etc. etc. etc."; depois, devem perguntar se a criança entendeu: caso de resposta negativa, repetir o processo, alterando em parte a metodologia usada; se não obtiver êxito...): isso poderá resultar em não mais passarmos por uma humilhação como esta. Seguem-se os dados fáticos de nossa história recente:

a) Em 2012, tivemos apenas dois candidatos, Roberto Pina (PT) e Ailson do Amaral (ex-DEM), mas apenas a coligação que conduzia Roberto seguiu os trâmites legais, pois a Coligação adversária, "De Mãos Dadas com o Povo", registrou a Chapa depois o horário permitido por lei, mas a Justiça resolveu deixar o "povo decidir"...;

b) Depois desse esdrúxulo fato, teve as duas campanhas eleitorais, recheadas de infidelidades partidárias (não apenas nesse pleito), mas os candidatos acima citados foram avante, até que teriam de se enfrentar (no plano das ideias) no tradicional Debate eleitoral... na Barraca de Sant'Ana (a Rádio Comunitária Natureza FM (87,9) produziu uma Sabatina, para entrevistar os dois candidatos, mas os organizadores foram surpreendidos com uma jogada de "doutor" de uma das partes em disputa: assim, foi perdida mais uma oportunidade de construção democrática, nesse 2012);

c) Já sabem no que deu, mas tem um dado que pode ser inédito: quando este editor voltava do citado (quase) Debate (pois somente aconteceu uma Sabatina com o candidato petista Roberto Pina (só ele compareceu)), eis que um carro com pessoas aparentemente alteradas, embriagadas, gritou pra mim: "Ei, foste pro Debate?; kkkkkkkkkkkk" (onomatopeia), em tom de deboche (o primeiro deboche): voltei pra minha casa e continuei a trabalhar e estudar (o obj. geral era passar na Seleção do Mestrado em Letras PPGL-UFPA: passei, graças a Deus) (observem que o carro "gritou pra mim");

d) Todo tipo de artimanhas a adotar, para captação de votos, foram adotadas; cenas em vídeos de suposto flagrante etc. e, mesmo com todas as pistas de eleição majoritária (...), ainda assim a Justiça Eleitoral disse que a Câmara deveria empossar Ailson, o que foi feito, com todo o prazer possível;

e) Depois do dia 01/01/2013, veio uma espécie de Pisa Política Municipal (PPM), momento de frequentes e permanentes agonias e sofrimentos diversos (já conhecidos, não lhes cansarei mais): mas, indiferentemente a isso, uma placa com botos se divertindo na água circulava pelas ruas e pelos rios de Ig.-Miri, além de redes sociais, onde os alegres banhos se nutriam de gozos sem fim (sema do prazer, carnal, eu creio);

f) Indiferentemente a todo o sofrimento construído e do qual ela tinha sido uma das principais criadoras, a "Justiça" Eleitoral resolveu cassar o sr. Amaral e "seu" vice, Edir Corrêa (PSD), e determinar a realização de nova eleição, pois o então candidato eleito teve mais de 50% (cinquenta por cento) dos votos válidos: espécie de tapa na cara (segundo deboche: o primeiro foi do carro, o segundo é da Justiça), Igarapé-Miri teve de engolir uma Eleição Indesejada Suplementar, que teria custado mais de 320 mil reais, dinheiro que faz falta nas escolas do Brasil: Roberto se elegeu, agora com a penta-Vereadora Carmozinha (PV), e terá cerca de 18 meses e 18 dias para fazer o que o Povo de Igarapé-Miri não quis que ele fizesse (em 2012, com a ajuda de muitos empresários, vários ex-prefeitos inimigos de outrora, mas que se aliaram para retirar Pina da prefeitura, apresentando ao povo e dando garantias de trabalhos do sr. Amaral!!!)... em quatro anos de trabalhos de prefeito (isso já estava garantido; que coisa, não?);

g) Depois disso tudo, com a estrutura administrativa bastante destruída, resta saber se o resultado da esquisita eleição do dia 17 de maio de 2015 se traduzirá em um remendo de "solução" para cerca de 30% dessas desgraças construídas em 2012... ou se foi, somente, mais um Tapa Democrático em minha cara, que seria o terceiro deboche praticado contra a minha Dignidade Humana, nesse caso contados apenas os publicáveis.

h) Ano que vem, que é o ano de Eleição "regular", teremos mais uma oportunidade de soltar Jesus ou prender Barrabás, ou de fazer o gostoso (???) vice-versa.


(A "esperança" veste preto?)



Preciso ficar calado...




____________________________

P. S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)



segunda-feira, 18 de maio de 2015

ROBERTO PINA, PREFEITO ELEITO: IGARAPÉ-MIRI AINDA TEM JEITO?

Israel Araújo (Editor)


(Roberto Pina, PT, acompanhado do ex-vereador Preto/PV e da vice-prefeita eleita, Carmozinha/PV, logo após a proclamação do resultado oficial)


Não se sabe, não há como saber se todo o estrago feito nos últimos meses/anos pode ser consertado em poucos meses (18, talvez). Mas é preciso lembrar que desgraça pouca é "cosquinha no pescoço": a Justiça Eleitoral ainda poderia mandar Pina sair do cargo e devolver Pé de Boto ao Palacete Senador Garcia; ainda há processos tramitando, os quais não apresentam Zero de chances para a "revolução" de 2012... Este editor acredita que são necessários entre um ano e meio ou mais de 15 anos para que uma sequência de governos sérios e competentes consigam organizar a Municipalidade, para que, depois disso, se possa chegar à situação de 2011/2012, quando já é possível alavancar as estruturas políticas e administrativas.

De tudo o que foi (até agora) perdido, o menos impactado está na Secretaria de Educação (mesmo assim, problemas no Transporte Escolar, "Merenda" Escolar, Lotação de diretores/as de Escolas (contratados, sem formação prévia...), inchaço na Folha de Pagamento e outros são apontados nos bastidores da administração de Pé de Boto / Nenca / Pé de Boto / Nenca / Rufino Leão e Toninho Peso Pesado, entre 2013 e maio de 2015); em áreas como Saúde e Infraestrutura, a coisa merece muitas horas de escrita e análise... Casos como limpeza de ruas e coleta de lixo, merecem livros à parte; atendimentos de Saúde no Hospital Santana (mortes, falta de medicamentos e de médicos, sujeiras no Hospital, aparelhos quebrados...) e outras casas de saúde falam por si.

De certo, a esperança do Povo do Brasil é maior do que o Medo e supera muitas análises mais presas ao chão (caso desta minha tentativa). E essa mesma esperança se faz sentir em Igarapé-Miri: a carreata dos então candidatos Pina e Carmozinha, da última sexta (15), mostrou o tamanho dessa esperança. No sábado, 16, véspera da Eleição, uma mulher em trabalho de parto perdeu sua criança por falta de médico cirurgião, segundo noticiado em redes sociais. O médico Alessandro Lobato, que trabalhou com Pé de Boto e outros prefeitos, registrou Boletim de Ocorrência na Polícia e depois, mesmo sem trabalhar mais no Hospital Santana, operou a mulher, que poderia morrer: a família ficou com a mãe viva e chorou a morte do bebê... Depois disso tudo, cerca de setenta e cinco por cento (75%) dos eleitores aptos a votar ainda foram às urnas e decidiram uma eleição das mais esquisitas que já vimos nesta Terra (isso será explicado nos próximos dias).

Mas algumas coisas restam sem dúvidas agora, entre as quais citamos umas:

1 - dizer que, "quando o PT governo uma cidade pequena, nunca mais volta", está superado: basta que uma desgraça tão grande se suceda a uma gestão petista, que o Povo dá sinais de querer uma vida menos sofrida (se outros municípios quiserem comprovar isso, que fiquem à vontade, pois acho que por aqui a pele ainda arde bem);

2 - há grupos "políticos" que dão sinais de agonias pré-UTI, basta ver dos ex-prefeitos de Igarapé-Miri, quem tem se equilibrado nessa corda-bamba: Miguel Pantoja, Danda e Paixão são falecidos; Mário Leão não está mais atuante nesse cenário, Dilza Pantoja apresentou Pé de Boto, deu a ele um cargo muito bom (e excelentes condições de vida/"trabalho") e está dando sinais de dificuldades na captura de votos (mas... é preciso lembrar que a ex-prefeita é uma das maiores forças eleitorais do Miri), um grupo formado por Pé de Boto, dez vereadores/as (exceções: Dalva Amorin/PTB, Profa. Melry/PT e Carmozinha/PV), entre os quais o presidente da Câmara e Prefeito Interino (Ronélio Quaresma), substituído por Neto Nahum (PSC), não conseguiu eleger seu nome de 2015: Ailson do Amaral afirmou textualmente a Roberto Pina, em abril de 2015, que "Tu já apanhaste de mim uma vez, agora vai apanhar do meu candidato, Toninho Peso Pesado"; as informações prestadas por Amaral e outros visionários eleitorais não se confirmaram, até agora;

3 - Toninho Quaresma (PMDB) e Joca Pantoja (PPS) saem mais fortes dessas disputas porvotos. O primeiro, porque (se concorrer em 2016), terá cerca de um ano para fortalecer seu nome e agregar mais parceiros: seria um forte nome da Vila Maiauatá e, aliado a Pé de Boto, ganha certa forma nos interiores (não se pode prever se essa aliança prosperará); o caso de Joca Pantoja é mais enigmático: sem aceitar alianças para ser Vice, Pantoja apostou em ganhar o pleito, aliado ao Pr. Adoniel Sozinho (Assembleia de Deus), Joca teve ótima votação (7.939 votos), o que pode supor ser fruto de sua própria força, somando-se a isso cerca de três mil votos da força de Antoniel Miranda e Sozinho (Miranda contou com a votação de ex-petistas e de outros segmentos, localizados em áreas rurais do Miri; os 10.000 votos que o pastor teria garantido a Pantoja, segundo fontes do Poemeiro, não vierem e nenhuma pessoa minimamente sábia em termos eleitorais deveria crer nisso...). Joca se apresenta como uma força para 2016, se for candidato (o que cremos ser factível) e, dado um cenário sem Roberto Pina na disputa, aliado ao fato já descrito acima, tem chances de se fortalecer para 2016...;

4 - ao que tudo indica, Simão Jatene não mexeu as mãos para ajudar a sua parceira Dilza Pantoja; a ex-prefeita (2005-2008) ajudou na votação de Helenilson Pontes ao Senado, conseguiu votos para reeleger Nilson Pinto e Ana Cunha e ainda ajudou Jatene a se re-re-eleger: o "tucano" deu duas pisas em Helder Barbalho (PMDB), uma em cada turno. A imagem da ROTAM tirando as malas do Hotel Miruara, com um dos agentes lendo seu celular pessoal pode indicar que estava apenas de passeio por Igarapé-Miri: a votação de Darlene Pantoja (PSD), 1.948 votos, indica uma dificuldade para o chamado "grupo da Dilza" para 2016... a ex-prefeita já demonstrou dificuldades quando, na Convenção, não trouxe nome para vice, o que foi sanado dias depois, com a inserção do nome da Ver. Dalva Amorin (PTB), para formar parceria; na expectativa de votos de Darlene e em quatro cenários (feita pelo Poemeiro do Miri e ainda não divulgada), Darlene sempre contava com um mínimo de 3.000 e um teto de 9.000 votos. Erro crasso. A simulação fora feita, em abril, e levava em conta vários aspectos, tais como: rejeição do titular ou do vice de chapa; apoios diversos (incluindo de ex-prefeitos, deputados, "governo do estado"...), áreas do município, partidos e outros; capital de votos do titular na Chapa... (Quadro ao final desta publicação);

5 - a diferença de votos, Pina para Toninho (557 votos), indica algumas coisas: a) sem a Ver. Carmozinha na chapa e sem a entrada de Francisco Pantoja (com uma parte do PMDB, ex-vereadora Norma, que em tese iria para a chapa de Toninho, e a presença do ex-Vereador Fuxico) possivelmente Pina teria sido derrotado: o grupo de "Tonhão" ficaria mais forte, o eleitorado de áreas como Anapu, Sumaúma e Pindobal poderia migrar mais para "Tonhão", além de votações de Belém, Vila Maiauatá e regiões, e rios Maiauatá, São Lourenço, Cotijuba e outros...: não sei se fomos claros, mas com uma diferença apertada, cada um voto e um "pequeno apoio" fazem diferença;

6 - por fim, por agora e só por agora: Pé de Boto (ex-DEM) teve mais de 18.000 votos em 2012 e, Roberto Pina (PT), mais de 16.000; havia quem acreditasse (e dissesse ao Poemeiro) que "Pina tem" 16.000, o que não se diz acerca de eleição. O mesmo era dito sobre o suposto capital de votos de Ailson do Amaral. Ninguém é "dono/a" de uma votação, pois os cenários temporários é que explicam essas crescidas e subidas de votação: Dilza Pantoja cresceu muito de 2000 para 2004, Pina cresceu muito de 2004 para 2008, mas de 2012 para 2015 (que é uma Eleição de 2012...) o petista teve queda, pois os cenários são distintos. Se assim não fosse, Pé de Boto teria conquistada a vaga para Toninho "Peso Pesado". Também não adianta ter dez vereadores/as de seu lado, pois em 2015 isso ficou meio explicado (seja porque nosso Povo tem quase ojeriza à atual composição da Câmara (leia-se a rede social...), seja por que o tempo de captura de votos foi muito curto, seja porque o povo ainda sente as dores de 2012-2015, seja por outros motivos, seja porque possa estar havendo uma melhor avaliação das Propostas/Promessas de campanha e composição de grupos políticos, seja como for): Pina venceu tendo apenas duas vereadoras como aliadas (Melry e Carmozinha) e Darlene poderia ter vencido com apenas uma aliada (Dalva Amorin). Ora, se isso significa alguma tendência, espere-se pelo Tempo, pois ele responde.


Ontem, tivemos um cenário exótico em Igarapé-Miri:

Sem informações no site do TSE, tribunal Superior Eleitoral, sem funcionamento de uma das operadoras de Telefonia Móvel (Vivo), com péssimo sinal da Tim, sem nada na página do TRE e nem informações oficiais nas rádios da Cidade, o Povo não sabia dos números e contava com as informações via celular (quando funcionava) e "Zat"...; seguindo-se a isso, o que mais se temia aconteceu: uma parte da cidade ficou sem energia elétrica. Depois disso tudo, saiu a resposta: Roberto Pina Oliveira, preterido em 2012 (depois de ter feito a melhor gestão da história de Igarapé-Miri), substituído por Pé de Boto (Ailson do Amaral), sagrou-se vencedor nas urnas, com exatos 11.784 votos (35,82% dos válidos). O candidato de Pé de Boto, Toninho "Peso Pesado", obteve 11.227 (34,13% dos válidos). A seguir, informações oficiais do TRE-PA, publicadas no Blog Gazeta Miriense:

O GM agradece ao TRE pelas informações enviadas ao blog com o resultado da eleição suplementar. Os servidores do Tribunal Regional Eleitoral e da Sexta Zona estão de parabéns pelo excelente trabalho, que é padrão da Justiça Eleitoral e se manteve no mesmo nível nesta Eleição Suplementar Miriense. Vejam os dados:

Encerrada a apuração para o pleito suplementar da cidade de Igarapé-Miri, chega ao fim a apuração da Eleição Suplementar em Igarapé-Miri com o recebimento das últimas sessões eleitorais: 44ª, 45ª e 135ª do local EMEF Sebastiana Pena [rio Maiauatá], 46ª e 47ª da EMEF Sagrado Coração de Jesus [rio Cotijuba] e 71ª da EMEF Treze de maio [Juarembu]Dos 45.397 eleitores aptos, 34.084 compareceram às 139 urnas que foram apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) antes das 19 horas sendo que o candidato a prefeito pelo PT, Roberto Pina Oliveira, obteve 11.784 (35,82%) votos.

Resultado oficial da eleição suplementar de Igarapé-Mirí:

Roberto Pina Oliveira: 11.784 [35,82%]

Ronélio Antonio Rodrigues Quaresma [Toninho Peso Pesado]: 11.227 [34,13%]

Manoel João Pantoja da Costa [Joca Pantoja]: 7.939 [24,13%]

Darlene Maria Pantoja da Silva: 1.948 [5,72%]

Nulos – 795 [2,33 %]

Brancos – 391 [2,33%]


Abstenção – 11.312 [24, 92%]
[Comparecimento – 34.922 – (75,08%)]




Pina foi eleito com 557 votos de diferença para o segundo colocado. Menos de 25 mil eleitores compareceram às urnas e pouco mais de 11 mil não votaram.


A pesquisa Doxa, única registrada no TRE-PA, apontava que Pina venceria com 36,3% dos votos; o que chegou bem perto de se constatar. O levantamento foi destaque no Gazeta Miriense (e questionado pela Coligação encabeçada por Toninho/Marcelo na Justiça, sem sucesso). Saiu no GM:



Os dados da Pesquisa DOXA continuam repercutindo e o Blog do Hiroshi Bogea (o maior do Sul do Pará) divulgou parte da pesquisa que questionou os eleitores Mirienses sobre quem eles acham que ganha a eleição. A resposta de 36,6% indica que Roberto Pina (PT) é o mais provável a vencer o pleito de amanhã.


A eleição de Roberto Pina (PT) foi destaque no Globo.com:

Roberto Pina é o novo prefeito de Igarapé-Miri, PA

Eleições suplementares foram realizadas neste domingo (17).
Pina teve 35,82% do total de votos.

Roberto Pina (PT) é o novo prefeito de Igarapé-Miri, no nordeste do Pará, após eleições suplementares realizadas neste domingo (17). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) o candidato teve 35,82% da votação, com 11.784 votos.
Disputaram a vaga Darlene Pantoja (PSD), Joca Pantoja (PPS) e Ronélio Antônio Quaresma (PMDB). De acordo com o Tribunal, 45.401 eleitores do município estavam aptos à votação, que é considerada obrigatória para pessoas com idade acima de 18 anos e menos de 70.
A Polícia Militar fez a segurança das eleições com a presença de 145 homens distribuídos nos 41 locais de votação, que abrigam 139 seções eleitorais. Foram utilizadas 139 urnas eletrônicas e outras 23 urnas de contingência ficaram à disposição para o caso de falhas.
As novas eleições foram convocadas após o prefeito mais votado no pleito de 2012, Aílson Santa Maria, ter tido o mandato cassado em outubro de 2014 por abuso de poder econômico e compra de votos.

(fim, GM, com adaptações)


Expectativa de Votação - Eleição Suplementar 2015 / Blog Poemeiro do Miri (três cenários possíveis, dadas as condicionantes que impactaram o processo eleitoral):

Candidato/Partido
Expectativa

Cenário 1

Cenário 2

Cenário 3
Darlene Pantoja
(PSD)
3.000 e 9.000
3.000 e 9.000
3.000 e 9.000
Joca Pantoja (PPS)
5.500 e 11.000
7.000 e 12.000
7.500 e 14.000
Roberto Pina (PT)
7.500 e 14.000
8.500 e 11.000
9.000 e 12.000
Toninho Peso Pesado (PMDB)
6.000 e 12.000
8.000 e 14.000
7.500 e 11.000



E agora?

______


P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)


quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Debate foi Bom e Importante para Igarapé-Miri, mas pra quem ENTROU na Barraca de Sant'Ana

... porque as pessoas que estavam no Largo de Sant'Ana e queriam ouviam Propostas, discussões democráticas sobre as mesmas... NÃO PUDERAM!!!

Israel Araújo (Editor)



(Imagem: Comissão Organizadora do Debate 2015, mediador e Candidatos (Esq. para a Dir.: Darlene Pantoja, PSD/ camisa amarela; Roberto Pina, PT/ camisa vermelha; Toninho Peso Pesado, PMDB/ camisa azul; e Joca Pantoja, PPS/ camisa branca))


O Debate na Eleição Suplementar de 2015 aconteceu. Essa já é uma vitória para a democracia em Ig.-Miri, pois algo dizia que seria repetida a tônica de 2012, quando apenas Roberto Pina (PT) esteve na Barraca para apresentar e discutir propostas para um possível segundo mandato (o povo decidiu pelo candidato que não foi ao Debate, Pé de Boto - ex-DEM). Mas, depois de movimentações de bastidores, todos os quatro candidatos compareceram, apresentaram seus pontos principais para um possível governo de cerca de 18 meses, indagaram e discutiram entre si (sobre as principais problemáticas que impactam a nossa vida comunitária) e responderam algumas perguntas formuladas por escolas de Igarapé-Miri, entidades de classe e outras organizações sociais.

Em se tratando de uma Eleição que é determinada pela Justiça Eleitoral (TRE, Tribunal Regional Eleitoral do Pará) e que vem para mostrar ao povo miriense que pode refazer, em parte, o erro crasso de 2012, aquilo tudo que foi descrito acima é emblemático de nossa vivência social... Se em 2012, quando uma candidatura se apresentou ao Povo, mostrou propostas, discutiu sozinho sobre elas e indagou para a cadeira vazia (que estava a seu lado) sobre as outras propostas etc., a experiência dizia que a coisa "melaria", agora em 2015, com quatro candidatos debatendo, fica uma incógnita quanto aos nossos próximos 18 meses: o Presidente da Câmara e atual candidato pelo PMDB, Ronélio Quaresma, acumula a função de prefeito interino e poderá ter seu mandato estendido até 31/12/2016. Ou poderá passar a cobiçada cadeira a outro(a), quem sabe no mês que vem.

Isso tudo é importante para o Povo que vive dizendo que "quer Paz" para viver sossegadamente. Claro, queremos. Paz não se digladia com a Democracia: o contrário é que seria caótico.

Mas o Debate produziu uma das cenas mais patéticas de nossa castigada Democracia, nos últimos anos. Um grupo organizado, defendendo um dos candidatos, se armou com apitos e gritos uníssonos em frente ao Telão (que era a única opção mais democrática para o povo do lado de fora) e passou a gritar freneticamente "FORA PT", sempre que o candidato petista se pronunciava. Claro resta que quem tem boca vai a Roma, mas muita gente à praça para ouvir Debate, Propostas e discussões sobre Propostas; inclusive as propostas de um candidato(a) que não fosse o seu/sua, que não representasse a sua preferência (as propostas dos Candidatos/as, na íntegra, além da declaração de seus bens à Justiça, estão no Blog Gazeta Miriense, www.gazetamiriense.wordpress,com). Nem todo mundo tem acesso à internet, o que faz com que a fala dos candidatos nesse Debate se revertesse de enorme importância.

O fato ocorrido lá no Largo não passou despercebido da população, conforme registra o comentário público da professora Katyane Marinho, servidora concursada na Secretaria de Educação de Igarapé-Miri.


(Reprodução do Facebook)



O editor deste Blog também foi ao Largo para ouvir o Debate, conforme o faz desde 2004, e voltou logo após o Segundo Bloco, pois queria ouvir a discussão dos quatro e não teve como: sendo obrigado a ouvir as falas de dois ou três dos quatro concorrentes, a opção foi votar pra casa e sintonizar a Rádio Comunitária Natureza FM (freq. 87,9). O descontentamento era sentido em outras pessoas (a praça tinha muitas centenas de pessoas). Fato lamentável. Uma vergonha, quer se trate de um candidato(a) do PT, ou do PMDB, do PPS, do PSD, do Estado Islâmico que seja... Pessoas muito conhecidas, conhecidíssimas entre si, que não puderam ter um momento de convivência democrática e pacífica: a Democracia foi castigada pela ausência de Paz; quanta contradição, justamente pra nós que vivemos fechando a PA-151 para exigir viver em Paz. Quanta vergonha para professores/as de todas as áreas, religiosos, políticos e demais pessoas de Bem. Fato vergonhoso.

No que foi possível escutar:

Darlene - PSD: ressaltou que é do "partido do Secretário de Educação do Pará" (PSD) e que fez um ótimo trabalho, quando esteve por alguns dias no comando da Secretaria de Saúde de Igarapé-Miri, em 2014 (após a prisão de Pé de Boto, na Operação Falso Patuá). Informou que tem "CPF próprio" e que não responde por ex-prefeitos; disse que, se for eleita, vai instalar uma Creche em cada igreja e que valorizará a "Segurança Pública", colocando a ROTAM permanentemente em Igarapé-Miri: entre outras promessas.


Joca - PPS: deu ênfase à necessidade de haver um governo marcado pela "integração", que logo após a sua eleição, dia 17 de maio (garantida por ele), chamará os demais concorrentes de agora para contribuírem com seu governo. Disse que, se for eleito, vai montar uma equipe "competente" para trabalhar por Igarapé-Miri e deu ênfase às problemáticas atuais de Igarapé-Miri, entre estas: a violência assustadora, a "carapananzada", a falta de remédios e de médicos no Hospital Sant'Ana e a falta de merenda nas escolas.


Pina - PT: do lado de fora, quase não podia ouvir o que ele falava, mas deu ênfase às obras que realizou em sua gestão como Prefeito de Ig.-Miri (2009 a 2012), entre as quais muitas na área da Educação, falou da necessidade de um governo ser marcado pelo "Controle Interno", enquanto forma de garantir a eficiência prevista na Constituição Federal de 1988; disse que, após a sua eleição, instalará a Secretaria da Pesca em Igarapé-Miri, conforme acordo com a Colônia de Pescadores - Z-15, para alavancar esse setor. Afirmou que duas das alternativas para incentivar a melhoria da economia de Igarapé-Miri são: (i) trabalhar no fortalecimento das éreas de Terra Firme (aberturas de vicinais e outras formas de escoar produção) e (ii) pagar em dia o funcionalismo público, uma vez que, segundo disse, dessa maneira o dinheiro circula e o comércio se restabelece.


Toninho - PMDB: assegurou que se governo já colocou a "casa" em ordem, que está pagando servidores em dia, garantindo os Pisos Salariais dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e dos Professores, que os médicos estão chegando aos interiores (juntamente com remédios), ressaltou seus três mandatos como Vereador e afirmou que Segurança não é "repressão" e sim "prevenção" (não explicou o que faria, se eleito, para ajudar a desestruturar as gigantescas estruturas de narcotráfico que atuam em Igarapé-Miri, seja em parceria com o estado do Pará ou com a União), mas disse que está dando apoio às Polícias do estado do Pará para garantir a "Paz" em Ig.-Miri, entre outros pontos.

É o que temos até agora. Vamos dizer o quê?


__________________

P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso). OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração. Israel Araújo / Editor.




quarta-feira, 13 de maio de 2015

DEBATE NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: QUEM VAI... "LIBERTAR" NOSSOS ESCRAVOS?

Israel Araújo
(Editor)
(Aos "fakes", pessoas quase conhecidas: com o meu Carinho)


(Imagem para reflexão sobre a nossa "Escravidão")


O debate entre candidatos a Prefeito(a) de Igarapé-Miri, que se habilitaram a governar esta Terra pelos próximos 18 meses, que será (será, mesmo?) realizado na noite de hoje, 13 de maio, na Barraca de Sant'Ana, às 19h, parece ganhar ares de mistério nas ruas e rios de Igarapé-Miri; e rios desta Cidade, também. Darlene Pantoja (PSD), com Dalva Amorin (PTB); Joca Pantoja (PPS), com Antoniel Miranda dos Santos (PDT); Roberto Pina (PT), com Carmozinha (PV) e Toninho Peso Pesado (PMDB), com Marcelo Corrêa (PR), são os concorrentes. Até o dia de ontem, apenas no Facebook "Pina Prefeito 13" tinha sido confirmada a presença de um dos quatro candidatos, o Roberto Pina (PT).

Aliás, as outras três Coligações entraram com ação questionando o Debate, fato amplamente noticiado em Igarapé-Miri, mas a Justiça negou o pedido das mesmas e ratificou a chance de termos Debate. Isso significa que as mesmas não irão? Claro que uma coisa não implica exata e diretamente a outra. Mas é fato que articuladores das campanhas de duas dessas Coligações são as mesmas pessoas (e assessores/as) que auxiliaram (construíram?) a não ida de Pé de Boto (ex-DEM) para o Debate de 2012. Nesse ano, Roberto Pina falou sozinho em uma Sabatina, na Barraca. Sem Debate em 2012, deu Pé de Boto e Edir Corrêa na "cabeça": depois, em 2014, a Justiça decidiu que eles não poderiam continuar nos cargos pois teriam cometido crimes eleitorais na campanha de 2012.

E agora, em 2015 (na Eleição que corrigiria, em parte, os erros e crimes de 2012), se acontecer de não haver Debate, quem sairia vencendo com isso? Claro, não seria o Povo, pois a não participação nas decisões democráticas implica visualizar a "escravidão" pessoas, a custo de qualquer coisa.

A grana para governar por 18 meses, ou menos, parece que não é o principal problema: a Eletronorte tem muitos milhões para a construção de um Centro Administrativo de Governo (foto) e o governo do Estado está economizando bem com a Educação Pública, logo: pode dar uma ajudinha pra nós. Temos muitos deputados estaduais e uns federais, além de três Senadores (todos com boa votação em Igarapé-Miri), para nos ajudar, direcionando recursos de via Emendas parlamentares (ou seja, deles).

(Centro Administrativo, conquistado junto à Eletronorte: começado e abandonado)

São mais de oito milhões vindos da Eletronorte; com mais uns muitos milhões que podem vim através de deputados, tais como: Éder Mauro (PSD), Nilson Pinto (PSDB), Júnior Hage (PR), Cássio Andrade (PSB), Ana Cunha (PSDB), Iram Lima (PMDB), Elcione Barbalho (PMDB), Sidnei Rosa (PSB), Beto Fato (PT), Zé Geraldo (PT), Wladmir Costa "Wlad" (SD), Lúcio Vale..., certamente que bufunfa não será problemas. Claro, tem os rombos no INSS e na saúde,  mas pra isso tem os Vereadores/as que apoiaram Pé de Boto, pois, já que não o investigaram e ainda aplaudiram seus feitos, serão solidários agora com ....... o Povo, não?



(Vai uma aí?)

Há muito o que fazer; somos escravos de nossos erros, dos mais nojentos possíveis: mas, em se tratando de Eleições (ou Eleição, neste caso), sempre há umas pessoas que lideram muitas dezenas de outras pessoas que se unem para derrotar seus "inimigos" (caso de 2012) e, sem mirar muito bem, às vezes derrotam o Povo (caso de 2012...). E agora, o que quer esse Povo: Debate, Propostas, tapinhas nas costas, uma chance real ou uma voltinha por novos ares?



(Símbolo da Igarapé-Miri 2013-14)


Disse uma internauta: "Chega de "obras" de véspera de eleição, não dá para aceitar essa situação, o povo já está cansado, na eleição para governador foi a mesma coisa, nas vésperas da eleição começou um trabalho na Av Sesquecentenário, no outro dia após a eleição as maquinas foram embora e a Sequecentenáario continua do mesmo jeito, só buraco. Será que vamos novamente cair nesse velho golpe? Povo Miriense vamos acordar e fazer uma análise dos candidatos."


Cada um te seus direitos e pode escolher livremente.

Amanhã, seremos "escravos" ou pessoas com algumas chances, a depender das escolhas de hoje.


E agora?

_______________


P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)





sábado, 9 de maio de 2015

"BANCADA DA BALA", DEPUTADOS/AS "DA BALA" OU "DEFENSORES" DAS FAMÍLIAS?

Israel Araújo
(Editor)


Nos últimos anos é muito comum ouvirmos falar em "Bancada da Bala" para se referir a um grupo de parlamentares que são oriundos, sobretudo, da carreira policial (e/ou, que Deus nos livre, de outras "carreiras"). É uma definição que é bem aceita por parte da população (parte dos Educadores, militantes de Organizações que defendem Direitos Humanos, integrantes de Movimentos Sociais organizados, uma parte dos religiosos/cristãos...), mas que encontra muita resistência de outros setores. Sobretudo de setores fundamentalistas, de onde vêm, inclusive, outras bancadas para nosso Congresso Nacional (Câmara e Senado), por exemplo, a chamada "Bancada Evangélica" (conversa para outro dia).

Quanto a quem não defende essa identificação, o que mais se diz é que esse título é "pejorativo", o que tem feito parlamentares terem chiliques diante das câmeras de TV, momentos de exposição positiva nas mídias etc. Mas as pessoas que aceitam a identificação (e chamam para certos deputados de agentes da "Bancada da Bala") insistem em apontar outras questões. Tenta-se responder, aqui, a uma delas: o que caracteriza um(a) Parlamentar como integrante dessa Bancada da Bala?; podem ser buscadas algumas respostas:

a) São Deputados/Vereadores e/ou Senadores(as) que não atuam em defesa de Políticas Públicas para crianças e jovens (tais como Educação, Cultura e políticas de esporte), mas defendem a redução da Maioridade Penal para 16 ou 14, 12 anos, assim como querem mais investimentos para construções de cadeias (em detrimento de escolas e universidades) e apostam que a pena de morte poderia ser uma solução para diminuir a Violência em nosso país;

b) São Deputados/Vereadores e/ou Senadores(as) que não focam a sua atuação em resultados de pesquisas patrocinadas por atividades de Direitos Humanos, possivelmente porque foram acostumados a atirar, dar bofetadas, chutes nos testículos, às vezes matar ou praticar atos de violência de outras naturezas: o que é largamente comprovado por cenas exibidas (apenas algumas...) pelos canais de TV e, atualmente, na internet;

c) São Deputados/Vereadores e/ou Senadores(as) que se valem de uma espécie de loucura popular, que é aquela que prega o fim da Violência com a doação de votos a pessoas que prometem milagres (literalmente), os quais seriam realizados simplesmente com a chegada de ex-delegados ou outros policiais aos Parlamentos do Brasil;

d) São Deputados/Vereadores e/ou Senadores(as) que estão sendo mandatos para a ALEPA (Assembleia Legislativa do Pará) ou para a Câmara Federal (o Pará acabou de entrar nesse jogo...) e que, ao lá chegar, fazem cenas e mais cenas para insinuar a pessoas desinformadas que estão "defendendo a Família": chegam a prometer mandar a ROTAM para ficar, "permanentemente", em nosso Cidade, o que iria "defender" as nossas famílias...;

e) Em tempos de Eleição, eles/as chegam a Igarapé-Miri carregadas por carros-som dos mais potentes possível, levam expressivas somas de votos e, depois, esperam as mortes saírem e voltam tempos depois, para buscar mais votos: e há uma parte de nosso Povo que ainda os aplaude...;

f) São Deputados/Vereadores e/ou Senadores(as) que moram em excelentes casas em Brasília ou Belém, entre outros lugares, desfrutam de condomínios fechados, nos quais há forte esquema de segurança (mas) para proteger as famílias deles/as..., chegando em muitos dos casos a ignorar outras pessoas que estejam às suas voltas: a exceção se dá nos tempos de eleições, nos quais cumprimentam, dão sorrisos, apertos de mão e abraços a pessoas suadas, quando encontradas nas ruas e, sobretudo, diante de câmeras de Celular... para mandar pro Facebook.
(...)


Caso o sr./sra. encontre essas Pessoas andando por Igarapé-Miri, agora em 2015, não se assuste: estão cuidando de eleição (captação de votos, que podem ser os de sua Família), mas que sairão daqui logo, logo e votarão em 2016 (menor probabilidade) ou em 2018 (aí sim, para buscar mais votos).

E não se esqueça também:

a) Se os filhos dos Pobres, das pessoas das periferias (com aparência "marginalizada" e outros estereótipos mais) forem PRESOS, saiba que o tratamento dado a eles/as não será o mesmo que seria dado, pelas polícias, pela Justiça, pelos Políticas e pela Imprensa amiga deles... para os filhos dessa "Bancada";

b) Estamos apenas em uma época diferenciada, por isso tem tanta gente "amando Igarapé-Miri"...


Tenho dito e digo mais ainda.


______________


P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)