quinta-feira, 28 de maio de 2015

Roberto Pina: Posse poderá acontecer dia 11 de junho

Israel Araújo (Editor)


(Roberto Pina - PT e dep. fed. Simone Morgado - PMDB; fonte: Facebook da própria deputada
"Deve estar repassando a emenda parlamentar de um milhão de reais prometido ao povo do miri", emendou um internauta)



O Poemeiro do Miri teve acesso à informação segundo a qual a Diplomação do prefeito eleito em 17 de maio, Roberto Pina Oliveira (PT), e da vice-prefeita eleita (Ver. Carmozinha/PV), será realizada no dia 11 de junho, pela Justiça Eleitoral.

A Posse de ambos, na Câmara Municipal, deve acontecer no mesmo dia 11/06, à tarde, uma vez que  a atual presidente da Casa, Ver. Carmozinha é quem deverá empossar Roberto Pina, em seguida e depois de Toninho Peso Pesado (PMDB) deixar de ser Prefeito interino, nesse mesmo ato, passaria a assumir a condição de Presidente da Câmara Municipal, então empossando a própria Carmozinha como vice-prefeita... Se for assim, Igarapé-Miri poderá ter, de fato, um prefeito, uma vez que (de fato) está sem prefeito(a) desde 31/12/2012. Entre janeiro de 2013 e setembro de 2014, apenas umas pessoas mandavam e desmandavam no Palacete "Senador Garcia", sem a efetiva atuação de um(a) prefeito(a) de fato: que atuasse como prefeito, colhendo o ônus e o bônus dessa atuação.

Depois, Edir Corrêa (PSD) assumiu por uns dias, voltou o nome de Pé de Boto (com a devida troca de cadeados na entrada do Palacete, para que fosse "preservada" a integridade dos de lá...), depois entraram os interinos Ver. Nenca (PMDB),Ver. Rufino Leão (PSC) e Ver. Toninho Pesado (PMDB). Mas não foram prefeitos eleitos, foram eleitos vereadores e que assumiram interinamente essa função, por impedimento de Pé de Boto e, depois disso, dele e de Edir.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, em 09 de outubro de 2014, determinando nova eleição para Igarapé-Miri para preencher os cargos dos cassados Pé de Boto e Edir Corrêa, Igarapé-Miri terá uma chance (bem menor do que a necessária) para que uma gestão administrativa venha a se instalar em nosso Miri.

É tempo de se renovar as esperanças; ou de intensificar a preocupação?


SECRETÁRIOS?

As discussões de bastidores são sobre os Auxiliares Diretos do prefeito, ou seja: os Secretários Municipais. As perguntas são sobre quem, quais as "peças" postas para assumir as áreas mais castigadas dos anos 2013 até estes dias. Saúde, Educação, Assistência Social, Finanças e Cultura se digladiam para saber qual dessas está em primeiro lugar no Prêmio Ineficiência em "Gestão" em Igarapé-Miri (PIGIM). Retiramos a SEMED dessa possibilidade, pois seria um desrespeito para com a Secretária de Saúde, e todo o esforço empreendido por Jéfferson Mácola e seguidores/as.

Discussões à parte, o que se sabe é que Roberto Pina é muito exigente em termos de ajustar as contas e gastar de maneira controlada; e tirar as pendências do CAUC pode ser uma tarefa que exija uns 21 meses de trabalho. Ajustes nas contas municipais podem afetar uma ou outra Secretaria Municipal , a qual pode ficar sem titular (Mário Leão já fez isso com as ineficientes Secretarias de "Obras" e Cultura; Pina esperou mais de um ano para nomear titular para a SEDET, antiga Secretaria de Agricultura...). Mas já se sabe que, em campanha, Roberto Pina se comprometeu a criar um espaço de governo para tratar da Segurança Pública, assim como discutiu com a Colônia de Pescadores - Z-15 a criação de uma Secretaria da Pesca em Igarapé-Miri.

É esperar e aguardar, ainda mais com a preocupação quando ao tempo curto para que faça uma segura transição de governo.

Tenho dito e digo mais ainda.


_________________

P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.

 Israel Araújo
(Editor)




Nenhum comentário:

Postar um comentário