quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Debate foi Bom e Importante para Igarapé-Miri, mas pra quem ENTROU na Barraca de Sant'Ana

... porque as pessoas que estavam no Largo de Sant'Ana e queriam ouviam Propostas, discussões democráticas sobre as mesmas... NÃO PUDERAM!!!

Israel Araújo (Editor)



(Imagem: Comissão Organizadora do Debate 2015, mediador e Candidatos (Esq. para a Dir.: Darlene Pantoja, PSD/ camisa amarela; Roberto Pina, PT/ camisa vermelha; Toninho Peso Pesado, PMDB/ camisa azul; e Joca Pantoja, PPS/ camisa branca))


O Debate na Eleição Suplementar de 2015 aconteceu. Essa já é uma vitória para a democracia em Ig.-Miri, pois algo dizia que seria repetida a tônica de 2012, quando apenas Roberto Pina (PT) esteve na Barraca para apresentar e discutir propostas para um possível segundo mandato (o povo decidiu pelo candidato que não foi ao Debate, Pé de Boto - ex-DEM). Mas, depois de movimentações de bastidores, todos os quatro candidatos compareceram, apresentaram seus pontos principais para um possível governo de cerca de 18 meses, indagaram e discutiram entre si (sobre as principais problemáticas que impactam a nossa vida comunitária) e responderam algumas perguntas formuladas por escolas de Igarapé-Miri, entidades de classe e outras organizações sociais.

Em se tratando de uma Eleição que é determinada pela Justiça Eleitoral (TRE, Tribunal Regional Eleitoral do Pará) e que vem para mostrar ao povo miriense que pode refazer, em parte, o erro crasso de 2012, aquilo tudo que foi descrito acima é emblemático de nossa vivência social... Se em 2012, quando uma candidatura se apresentou ao Povo, mostrou propostas, discutiu sozinho sobre elas e indagou para a cadeira vazia (que estava a seu lado) sobre as outras propostas etc., a experiência dizia que a coisa "melaria", agora em 2015, com quatro candidatos debatendo, fica uma incógnita quanto aos nossos próximos 18 meses: o Presidente da Câmara e atual candidato pelo PMDB, Ronélio Quaresma, acumula a função de prefeito interino e poderá ter seu mandato estendido até 31/12/2016. Ou poderá passar a cobiçada cadeira a outro(a), quem sabe no mês que vem.

Isso tudo é importante para o Povo que vive dizendo que "quer Paz" para viver sossegadamente. Claro, queremos. Paz não se digladia com a Democracia: o contrário é que seria caótico.

Mas o Debate produziu uma das cenas mais patéticas de nossa castigada Democracia, nos últimos anos. Um grupo organizado, defendendo um dos candidatos, se armou com apitos e gritos uníssonos em frente ao Telão (que era a única opção mais democrática para o povo do lado de fora) e passou a gritar freneticamente "FORA PT", sempre que o candidato petista se pronunciava. Claro resta que quem tem boca vai a Roma, mas muita gente à praça para ouvir Debate, Propostas e discussões sobre Propostas; inclusive as propostas de um candidato(a) que não fosse o seu/sua, que não representasse a sua preferência (as propostas dos Candidatos/as, na íntegra, além da declaração de seus bens à Justiça, estão no Blog Gazeta Miriense, www.gazetamiriense.wordpress,com). Nem todo mundo tem acesso à internet, o que faz com que a fala dos candidatos nesse Debate se revertesse de enorme importância.

O fato ocorrido lá no Largo não passou despercebido da população, conforme registra o comentário público da professora Katyane Marinho, servidora concursada na Secretaria de Educação de Igarapé-Miri.


(Reprodução do Facebook)



O editor deste Blog também foi ao Largo para ouvir o Debate, conforme o faz desde 2004, e voltou logo após o Segundo Bloco, pois queria ouvir a discussão dos quatro e não teve como: sendo obrigado a ouvir as falas de dois ou três dos quatro concorrentes, a opção foi votar pra casa e sintonizar a Rádio Comunitária Natureza FM (freq. 87,9). O descontentamento era sentido em outras pessoas (a praça tinha muitas centenas de pessoas). Fato lamentável. Uma vergonha, quer se trate de um candidato(a) do PT, ou do PMDB, do PPS, do PSD, do Estado Islâmico que seja... Pessoas muito conhecidas, conhecidíssimas entre si, que não puderam ter um momento de convivência democrática e pacífica: a Democracia foi castigada pela ausência de Paz; quanta contradição, justamente pra nós que vivemos fechando a PA-151 para exigir viver em Paz. Quanta vergonha para professores/as de todas as áreas, religiosos, políticos e demais pessoas de Bem. Fato vergonhoso.

No que foi possível escutar:

Darlene - PSD: ressaltou que é do "partido do Secretário de Educação do Pará" (PSD) e que fez um ótimo trabalho, quando esteve por alguns dias no comando da Secretaria de Saúde de Igarapé-Miri, em 2014 (após a prisão de Pé de Boto, na Operação Falso Patuá). Informou que tem "CPF próprio" e que não responde por ex-prefeitos; disse que, se for eleita, vai instalar uma Creche em cada igreja e que valorizará a "Segurança Pública", colocando a ROTAM permanentemente em Igarapé-Miri: entre outras promessas.


Joca - PPS: deu ênfase à necessidade de haver um governo marcado pela "integração", que logo após a sua eleição, dia 17 de maio (garantida por ele), chamará os demais concorrentes de agora para contribuírem com seu governo. Disse que, se for eleito, vai montar uma equipe "competente" para trabalhar por Igarapé-Miri e deu ênfase às problemáticas atuais de Igarapé-Miri, entre estas: a violência assustadora, a "carapananzada", a falta de remédios e de médicos no Hospital Sant'Ana e a falta de merenda nas escolas.


Pina - PT: do lado de fora, quase não podia ouvir o que ele falava, mas deu ênfase às obras que realizou em sua gestão como Prefeito de Ig.-Miri (2009 a 2012), entre as quais muitas na área da Educação, falou da necessidade de um governo ser marcado pelo "Controle Interno", enquanto forma de garantir a eficiência prevista na Constituição Federal de 1988; disse que, após a sua eleição, instalará a Secretaria da Pesca em Igarapé-Miri, conforme acordo com a Colônia de Pescadores - Z-15, para alavancar esse setor. Afirmou que duas das alternativas para incentivar a melhoria da economia de Igarapé-Miri são: (i) trabalhar no fortalecimento das éreas de Terra Firme (aberturas de vicinais e outras formas de escoar produção) e (ii) pagar em dia o funcionalismo público, uma vez que, segundo disse, dessa maneira o dinheiro circula e o comércio se restabelece.


Toninho - PMDB: assegurou que se governo já colocou a "casa" em ordem, que está pagando servidores em dia, garantindo os Pisos Salariais dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e dos Professores, que os médicos estão chegando aos interiores (juntamente com remédios), ressaltou seus três mandatos como Vereador e afirmou que Segurança não é "repressão" e sim "prevenção" (não explicou o que faria, se eleito, para ajudar a desestruturar as gigantescas estruturas de narcotráfico que atuam em Igarapé-Miri, seja em parceria com o estado do Pará ou com a União), mas disse que está dando apoio às Polícias do estado do Pará para garantir a "Paz" em Ig.-Miri, entre outros pontos.

É o que temos até agora. Vamos dizer o quê?


__________________

P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso). OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração. Israel Araújo / Editor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário