quarta-feira, 13 de maio de 2015

DEBATE NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR: QUEM VAI... "LIBERTAR" NOSSOS ESCRAVOS?

Israel Araújo
(Editor)
(Aos "fakes", pessoas quase conhecidas: com o meu Carinho)


(Imagem para reflexão sobre a nossa "Escravidão")


O debate entre candidatos a Prefeito(a) de Igarapé-Miri, que se habilitaram a governar esta Terra pelos próximos 18 meses, que será (será, mesmo?) realizado na noite de hoje, 13 de maio, na Barraca de Sant'Ana, às 19h, parece ganhar ares de mistério nas ruas e rios de Igarapé-Miri; e rios desta Cidade, também. Darlene Pantoja (PSD), com Dalva Amorin (PTB); Joca Pantoja (PPS), com Antoniel Miranda dos Santos (PDT); Roberto Pina (PT), com Carmozinha (PV) e Toninho Peso Pesado (PMDB), com Marcelo Corrêa (PR), são os concorrentes. Até o dia de ontem, apenas no Facebook "Pina Prefeito 13" tinha sido confirmada a presença de um dos quatro candidatos, o Roberto Pina (PT).

Aliás, as outras três Coligações entraram com ação questionando o Debate, fato amplamente noticiado em Igarapé-Miri, mas a Justiça negou o pedido das mesmas e ratificou a chance de termos Debate. Isso significa que as mesmas não irão? Claro que uma coisa não implica exata e diretamente a outra. Mas é fato que articuladores das campanhas de duas dessas Coligações são as mesmas pessoas (e assessores/as) que auxiliaram (construíram?) a não ida de Pé de Boto (ex-DEM) para o Debate de 2012. Nesse ano, Roberto Pina falou sozinho em uma Sabatina, na Barraca. Sem Debate em 2012, deu Pé de Boto e Edir Corrêa na "cabeça": depois, em 2014, a Justiça decidiu que eles não poderiam continuar nos cargos pois teriam cometido crimes eleitorais na campanha de 2012.

E agora, em 2015 (na Eleição que corrigiria, em parte, os erros e crimes de 2012), se acontecer de não haver Debate, quem sairia vencendo com isso? Claro, não seria o Povo, pois a não participação nas decisões democráticas implica visualizar a "escravidão" pessoas, a custo de qualquer coisa.

A grana para governar por 18 meses, ou menos, parece que não é o principal problema: a Eletronorte tem muitos milhões para a construção de um Centro Administrativo de Governo (foto) e o governo do Estado está economizando bem com a Educação Pública, logo: pode dar uma ajudinha pra nós. Temos muitos deputados estaduais e uns federais, além de três Senadores (todos com boa votação em Igarapé-Miri), para nos ajudar, direcionando recursos de via Emendas parlamentares (ou seja, deles).

(Centro Administrativo, conquistado junto à Eletronorte: começado e abandonado)

São mais de oito milhões vindos da Eletronorte; com mais uns muitos milhões que podem vim através de deputados, tais como: Éder Mauro (PSD), Nilson Pinto (PSDB), Júnior Hage (PR), Cássio Andrade (PSB), Ana Cunha (PSDB), Iram Lima (PMDB), Elcione Barbalho (PMDB), Sidnei Rosa (PSB), Beto Fato (PT), Zé Geraldo (PT), Wladmir Costa "Wlad" (SD), Lúcio Vale..., certamente que bufunfa não será problemas. Claro, tem os rombos no INSS e na saúde,  mas pra isso tem os Vereadores/as que apoiaram Pé de Boto, pois, já que não o investigaram e ainda aplaudiram seus feitos, serão solidários agora com ....... o Povo, não?



(Vai uma aí?)

Há muito o que fazer; somos escravos de nossos erros, dos mais nojentos possíveis: mas, em se tratando de Eleições (ou Eleição, neste caso), sempre há umas pessoas que lideram muitas dezenas de outras pessoas que se unem para derrotar seus "inimigos" (caso de 2012) e, sem mirar muito bem, às vezes derrotam o Povo (caso de 2012...). E agora, o que quer esse Povo: Debate, Propostas, tapinhas nas costas, uma chance real ou uma voltinha por novos ares?



(Símbolo da Igarapé-Miri 2013-14)


Disse uma internauta: "Chega de "obras" de véspera de eleição, não dá para aceitar essa situação, o povo já está cansado, na eleição para governador foi a mesma coisa, nas vésperas da eleição começou um trabalho na Av Sesquecentenário, no outro dia após a eleição as maquinas foram embora e a Sequecentenáario continua do mesmo jeito, só buraco. Será que vamos novamente cair nesse velho golpe? Povo Miriense vamos acordar e fazer uma análise dos candidatos."


Cada um te seus direitos e pode escolher livremente.

Amanhã, seremos "escravos" ou pessoas com algumas chances, a depender das escolhas de hoje.


E agora?

_______________


P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do Miri. Agradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)





Nenhum comentário:

Postar um comentário