sexta-feira, 8 de maio de 2015

CAMPANHA "SUJA": PARA BLOGUEIRO, JOCA & PINA NÃO ESTÃO FAZENDO CAMPANHA "LIMPA"

Israel Araújo (Editor do Poemeiro do Miri)


A corrida eleitoral de Igarapé-Miri, para completar o mandato de Pé de Boto e Edir Corrêa, cassados pela Justiça eleitoral em 2014, está dando à luz cenas hilárias e outras dignas de revoltar pessoas de bem e profissionais respeitados/as desta Terra. Deixemos as hilárias para quando tivermos tempo e cuidemos da bola da vez (deste dia): o blogueiro Gleyson Castro, responsável pelo Blog Folha de Igarapé-Miri (http://folhaigmiri.blogspot.com.br/), publicou uma nota que está causando indignação de outras pessoas, as quais mantém sites/blogs na grande rede, além de outras pessoas que querem debater as questões importantes e impactantes de nossa vida comunitária. Defendendo de maneira velada a candidatura de Toninho Peso Pesado (PMDB), Castro informa que

Os candidatos TONINHO PESO PESADO e DARLENE PANTOJA são os únicos candidatos que até aqui, tem feito uma campanha limpa nesta eleição suplementar, já que os outros dois candidatos têm usado de todas as artimanhas possíveis com a intenção de desconstruir a imagem de seus concorrentes, principalmente a do candidato que atualmente está como Prefeito interino". (grifei)

Com essa afirmação, o autor deixa os concorrentes de Toninho e Darlene (esta, pelo PSD), Joca Pantoja (PPS) e Roberto Pina (PT), na condição de candidatos que estão, segundo a afirmação do mesmo, fazendo campanhas sujas. Castro afirma que esses dois últimos candidatos estariam se valendo de blogs (e outras ferramentas) para atacar os adversários, cujo foco seria o candidato do PMDB.

O professor Israel Fonseca Araújo, editor do Poemeiro do Miri, exigiu resposta pública de Gleyson Castro (responsável pelo Folha de Igarapé-Miri), via rede social, por entender que sua honra e sua conduta profissional estão em questão, quando o responsável pelo Folha insinua que os candidatos Roberto Pina (PT) e Joca Pantoja (PPS) "tem se valido desde o uso de blogs com matérias depreciativas e mentirosas" sem, porém, indicar quais blogs estariam fazendo isso; o que coloca todos os blogs de Igarapé-Miri na mesma condição de suspeitos de produzir "matérias depreciativas e mentirosas" para, supostamente, atingir o candidato Toninho Peso Pesado (PMDB), atual prefeito interino de Igarapé-Miri.

A chamada no título e demais partes da publicação são transcritas a seguir:




Até este momento, castro não respondeu à solicitação do editor deste Blog.


Segue o texto do Blog Folha de Igarapé-Miri, na íntegra (acesso: 08/05/2015, às 21:34)

“Os candidatos TONINHO PESO PESADO e DARLENE PANTOJA são os únicos candidatos que até aqui, tem feito uma campanha limpa nesta eleição suplementar, já que os outros dois candidatos têm usado de todas as artimanhas possíveis com a intenção de desconstruir a imagem de seus concorrentes, principalmente a do candidato que atualmente está como Prefeito interino. Os outros dois candidatos [Joca Pantoja, PPS, e Roberto Pina, PT] tem se valido desde o uso de blogs com matérias depreciativas e mentirosas, até a criação de vídeos de ficção baseados apenas em suposições. Estas ferramentas têm sido utilizadas de forma baixa e desnecessária, sem contar que inúmeros fakes (perfis falsos) foram criados no facebook apenas para falar mal e agredir os candidatos concorrentes, sem que a identidade do ofensor seja mostrada. Qual mágicos de um circo de terror, tiram da cartola todas as acusações, mazelas e maracutaias que possam afetar os adversários.


Não sabemos se tais estratégias partem dos candidatos, dos seus coordenadores de campanha, ou se é apenas desespero de correligionários, militantes e simpatizantes. Contudo, pensamos que política se faz com honestidade, de forma digna e respeitosa, mas parece que para muitos candidatos desconstruir a imagem de outros é melhor do que expor seus trabalhos realizados e suas propostas de governo."

(fim, grifos meus)


Ficam duas perguntas aqui:

1 - Precisamos desse vale-tudo?
2 - Os fins justificam, mesmo, os meios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário