domingo, 31 de maio de 2015

Morte de "Cospe" impõe Luto ao melhor do Futebol de Igarapé-Miri



Israel Araújo (Editor)


(Fonte: www.filhodocriador.com.br)


Com o título de "Igarapé-Miri perdeu mais um maestro do Futebol local", ainda hoje pela manhã eu pude me manifestar sobre o falecimento do Edivaldo, um dos maestros do Futebol de Igarapé-Miri, o volante/meia-armador "Cospe", o coroa, homem jovem que se destacava nos gramados pela exibição em campo e pelos cabelos brancos; brancos ainda nos seus 25 anos de idade... 

Notícia que me causou aquela sensação de imensa perda de um talento. Vi o Edivaldo  "Cospe" jogando entre 1995 (Azulino "da África" e Mangueirinha-Vila Maiauatá; dois a um para o time de "Canta Galo", com gol olímpico de "Surucuá") e em anos seguintes. Até lá pelos mais 40 anos o cara dava show, sem arrogância, mostrando a simplicidade de quem sabia muito.

E até mais que isso: não conheci, seja em vídeos do Parazão, seja em jogos ao vivo, um igarapemiriense que jogasse com a facilidade e a visão de jogo do "Cospe". Um jogador de futebol que, não somente pelos anos e anos jogando nos fortes campeonatos de Igarapé-Miri, Abaetetuba e Barcarena (entre outros), tinha as condições de inteligência em campo, técnicas e físicas para jogar nos grandes clubes do Futebol profissional do Pará. Uma pena, pois essa foi mais uma das carreiras perdidas (no sentido de não atuar profissionalmente); nada contra o "Cozita", pois as funções em campo não são as mesmas, nem contra outros nomes, mas o "cabeça branca" era fenomenal. Eu sempre o definia como o Verón de Igarapé-Miri, sem a deslealdade do meia argentino, que batia pelo prazer de ver o sofrimento alheio (a Causa Secreta, de Machado de Assis).


Se já tinha falecido a um ou dois dias, é coisa sem importância; o caso é que perdemos uma ponta da bonita história do Futebol miriense. Será que o Poder Público, Câmara... se pronunciarão de alguma maneira?

Que fique essa imagem; a do homem simples, que fazia o futebol ser mais bonito em feios campos.

Não sabemos das causas de sua morte, mas as fontes confirmam que faleceu em casa, onde morava sozinho, e foi encontrado sem vida, na manhã de sábado, 30 de maio. A vida boêmia dos seus últimos anos de vida pode ter influência direta no falecimento desse craque de bola...

O sentimentos do Poemeiro do Miri à família enlutada.

Internautas se manifestaram sobre a perda do ex-jogador:









Nenhum comentário:

Postar um comentário