quinta-feira, 23 de abril de 2015

"SUPLEMENTAR": DEBATE PODERÁ(PODERIA) ACONTECER NO DIA DA “LIBERTAÇÃO” DOS ESCRAVOS (13 DE MAIO)

(Matéria publica em abril passado)

Israel Fonseca Araújo


Já estão sendo feitos todos os preparativos para a realização de um Debate entre os candidatos a prefeito de Igarapé-Miri, que concorrem na Eleição Suplementar de 2015. A organização está a cargo da Paróquia de Sant’Ana e Polo Universitário de Igarapé-Miri, entidades que já se reuniram com representantes de três das quatro coligações em disputa, onde foram tomadas decisões importantes. Segundo a página do Facebook da coordenadora do Polo Universitário de Igarapé-Miri, professora Graciete Antunes, não houve representação da candidatura da senhora Darlene Pantoja (PSD), que tem como nome de chapa para vice a ver. Dalva Amorin (PTB).

As outras três que coligações estiveram presentes são: a) a que representa a candidatura de Joca Pantoja (PPS); que tem como nome de chapa para vice o sr. Antoniel Miranda (PDT), b) a que representa a candidatura do ex-prefeito Roberto Pina (PT); que tem como nome de chapa para vice a ver. Carmozinha (PV); c) e a candidatura do atual prefeito interino, Toninho Peso Pesado (PMDB; vice: Marcelo Corrêa (PR)).


Em comum acordo com as coligações presentes, foi decidido na reunião que o Debate será realizado no dia 13 de maio, uma quarta-feira, às 19h, na Barraca de Sant’Ana. O Regimento, com as devidas regras já acordadas nessa reunião, foi encaminhado à Justiça Eleitoral, para apreciação e possível aprovação e homologação.

Histórico: a iniciativa de realização de Debate entre candidatos a prefeito(a) de Igarapé-Miri data de 1992, em cuja eleição concorreu os senhores Miguel Pantoja (que venceu o pleito), o médico Mário Leão e o agricultor Manoel Luiz Fonseca, segundo e terceiro colocados, nessa ordem. A inciativa histórica vem da Escola Estadual “Enedina Sampaio Melo” e Associação dos Estudantes Universitários de Igarapé-Miri (ASSESUNIM). Os fatos mais esdrúxulos, pra não adjetivar de uma maneira menos polida, vêm dos debates de 2004 e 2012. No primeiro, quando as propostas mais bizarras possíveis foram feitas pelo candidato Jamil Pantoja (exs.: levar toda a cidade com um caminhão-pipa; emprestar a ilha do Botelho para desenvolver o Turismo no município) e as condições técnicas apresentadas pela então candidata Dilza Pantoja. Em 2012, o então candidato do DEM, Ailson Santa Maria do Amaral, o Pé de Boto, não compareceu ao debate e deixou seu adversário, Roberto Pina (PT), falando “com as paredes”. Jamil Pantoja foi derrotado em 2004, mas Dilza Pantoja venceu nesse ano e Ailson Amaral (“Pé de Boto”), detonou a disputa de 2012.


Confira a Nota, divulgada pela professora Graciete Antunes:

(...)
Reunião com os representantes das coligações para tratar assunto relacionado ao debate eleitoral, na oportunidade foi discutido e aprovado o Regimento, assim como a data da realização; as coligações presentes optaram pelo dia 13/05, levando em consideração que no dia 14 os candidatos já estão com agendas de compromissos fechadas, haja vista que será o último dia para pronunciamento etc., a comissão do debate foi de acordo. Portanto, o debate eleitoral entre os candidatos acontecerá no dia 13 de maio, às 19h, na barraca de Santana. Estiveram presentes os representantes das coligações: Resgatar Igarapé-Miri é o Nosso Desafio, candidato Joca Pantoja [PPS]; Unidos para reconstruir, candidato Toninho Quaresma [PMDB]; Igarapé-Miri no rumo certo, candidato Roberto Pina [PT].

(...)


INFELIZMENTE, parece que as coisas pioraram de lá para os dias de hoje; segue postagem deste Blog, a qual mostra uma ponta da nossa indignação diante do quadro caótico em que nos encontramos em Igarapé-Miri. Até quando andaremos na direção da truculência?:


DEBATE PODERÁ IR AO RALO?



O texto abaixo é do Blog Gazeta Miriense (https://gazetamiriense.wordpress.com/) e reflete um dos dados MAIS PREOCUPANTES de nossa História política em Igarapé-Miri: uma tendência ao NÃO-DEBATE de ideias e PROPOSTAS para governar Igarapé-Miri (não dito pelo Blog, mas por este Professor); nos últimos três anos teremos duas Eleições, a de 2012: que elegeu Pé de Boto e a da 2015, para eleger um prefeito(a) que venha a suceder Pé de Boto, antes que o mandato dele tenha fim. E em 2016 teremos a eleição "regular", com entrada de vereadores/as e outros candidatos na mesma.
Em 2012 uma estratégia vitoriosa e FORTÍSSIMA de CAPTAÇÃO de VOTOS foi realizada pela Coligação de "Mãos Dadas com o Povo" (Pé de Boto/DEM e Edir Corrêa/PSD), o que resultou na não-realização do Debate, experiência consolidada e aguardada a cada Eleição em Ig.-Miri (p. ex., em 1992, Manoel Luiz Fonseca, Mário Leão e Miguel Pantoja estiveram no Debate/// em 2004, Édson Luiz "Lula", Jamir Pantoja, Graça Leão, Roberto Pina e Dilza Pantoja estiveram/// em 2008, Mário Leão, Alberto Amorim, Roberto Pina e Dilza Pantoja compareceram//// em 2012, apenas Roberto Pina compareceu); em 2015, a terrível onda de não debater pode estar se aproximando de nossa Cidade.
1 - Teremos novamente apenas Roberto Pina (PT), no Debate marcado para o dia 13 de maio, dia da "Libertação dos Escravos"?, mas em Ig.-Miri não há escravos...!!!!
2 - Ou teremos o candidato de Pé de Boto, o Toninho Peso Pesado (PMDB), debatendo juntamente com o petista? (Joca Pantoja, PPS, e Darlene Pantoja, PSD, irão tb???)
3 - Quais são as estratégias de cada Coligação?
4 - O que essas táticas representam para o debate público (não eleitoral) que fazemos diariamente nestas redes (in)sociais?
5 - O que temos a esperar disso tudo?
6 - Quem "ganha" mais com isso tudo?
7- Quem "perde" mais com isso tudo?

++++++++++++++++++++++++++++

Segue matéria do Gazeta Miriense:

"O anunciado DEBATE entre candidatos parece que agora melou de vez…
O GM noticiou que as Coligações tinham se reunido e deliberado regras para o único DEBATE político entre os candidatos. A notícia durou pouco tempo para se contraditada. Primeiro pelo grupo de Joca, depois pela equipe de Darlene e agora também pela Coligação de Toninho. Não é obrigatório que candidatos se submetam a debate político. Isso é apenas uma oportunidade que é dada a eles para conquistarem eleitores.
E quem estava propiciando essa oportunidade eram principalmente dois articuladores, a Professora Graciete Antunes (Polo Universitário) e o Padre Jucelino (Paróquia de Sant’Ana). Mas de uma hora para outra, pelo menos três dos grupos políticos em disputa, entenderam que os articuladores não seriam merecedores de confiança. Não tiveram coragem de falar mal do Padre, mas colocaram em xeque a Professora Graciete, que tem prestado tantos e bons serviços ao Município na área da Educação Superior e é respeitada por pessoas de todos os credos ou partidos e principalmente por professores e alunos. Não seria mais fácil dizer que os candidatos A ou B não querem participar por conta de outras atividades políticas ? Não são obrigados a aceitar, quanto mais a comparecer…
Várias vezes já se viu na história política brasileira alguns candidatos faltarem a debates por diversos motivos/estratégias: quando estão muito a frente das pesquisas, quando não tem condições de falar ao público ou por medo de perder mais votos do que ganhar.
Em eleições recentes no Pará a disputa política vem passando também por disputas entre dois grandes grupos de comunicação. Um ligado ao grupo RBA (PMDB/Jáder e cia) e outro atrelado a ORM – Grupo Liberal (PSDB ou aliados).
Sempre que falam em debate político na casa de um ou de outro grupo o clima esquenta, mas no final os candidatos tem aparecido e dado o seu recado. Claro que no final todos dizem que ganharam… faz parte…
Mas o que parece estranho agora é que a disputa Miriense não está polarizada, não existe qualquer pesquisa registrada, todos tem chances de ganhar. E a maioria não quer debater os rumos do Executivo Municipal ? ….vai entender !!!!
Não existe ainda uma posição oficial do grupo organizador, pelo menos que se saiba. Vamos aguardar pra saber se o debate será cancelado ou será transformado apenas em um ato de exposição de planos de governo para os candidatos que quiserem comparecer. Nossa solidariedade à Professora Graciete Antunes e aos coordenadores desse evento."


(Blog Gazeta Miriense; grifos nossos)



____________________

P.S.: Senhor(a), leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso).

OBS.: O editor não atenderá ligações telefônicas para discutir a política noticiosa do Poemeiro do MiriAgradeço a sua colaboração.


Israel Araújo
(Editor)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário