segunda-feira, 20 de abril de 2015

POEMEIRO ANOTA: UM ADEUS À PROFESSORA QUARESMA

Professor Israel Araújo (Editor)


(Maria Quaresma Silva, a professora Quaresma; foto: Facebook Clerson Silva)


O dia do Índio de 2015, 19 de abril, será marcado na história educacional de Igarapé-Miri como o dia em que perdemos uma das educadoras mais respeitadas da cidade, a professora Quaresma (Maria Quaresma Silva), ex-diretora da Escola "Aristóteles Emiliano de Castro" (o Ginásio), por muitos anos, servidora aposentada da Seduc-PA e estável da Prefeitura de Igarapé-Miri, em cuja rede de ensino estava próxima da aposentadoria.

Professora Quaresma deixou bons exemplos de resistência no trabalho educacional (pois, possivelmente poderia migrar para outra área), enfrentando péssimas condições de trabalho e ausência de Valorização por parte do Governo do Pará. Eram tempos em que não se tinha um PARFOR para elevar a escolarização de Nível de Segundo Grau ao Superior; nem outros incentivos similares. Muito tempo depois é que os governos do Pará passaram a firmar convênios com Uepa/Ufpa/Unama para que docentes atingissem a formação inicial mínima; também somente nesse tempo, depois do ano 2000, vem experiências de Formação na área da Gestão Escolar.

Não conformada com isso, mesmo depois de aposentada na Seduc, a professora Quaresma fez curso superior, em Moju, e obteve incentivo a esse Formação, às véspera de se aposentar. Uma demonstração de uma "faca" de dois gumes: mesmo que os governos não incentivem muito a nossa formação (que traz resultados para suas ações políticas), nós não abrimos mão de continuar estudando e ajudando a Sociedade, mas indiretamente os próprios governos. Sua imagem de educadora aguerrida ficará em nossa memória, assim como a figura de uma mãe de família muito dedicada a cuidar, organizar, planejar, cobrar... e a fazer o máximo que uma boa mãe sempre faz.

Fique sua Alma com Deus, que é dono da mesma; nós ficamos com a sua boa imagem de mulher/professora/mãe/nossa amiga. 

Professora Quaresma foi sepultada na manhã de hoje, no Cemitério Bom Jesus, nesta cidade:


Em nome da Família Quaresma informo aos familiares, amigos, Professores e alunos que o sepultamento da Tia Quaresma ocorrerá amanhã (20/04/2015) às 10h. Agradecemos a todos pela força e pelas homenagens de carinho que temos recebido a toda hora. Deus tem nos sustentado com sua destra fiel para que possamos entender seus planos. (Anderson Quaresma, via Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário