terça-feira, 21 de abril de 2015

TÉCNICO "TITE": LIÇÃO PRÁTICA SOBRE O USO DE PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS

Israel Araújo (Editor)




Nos últimos dias, mais exatamente depois de domingo (19), o treinador do Sport Clube Corinthians Paulista, o gaúcho/"professor" Tite (foto abaixo), veio às telas das emissoras de TV para reclamar do Regulamento do Campeonato Paulista 2015. O time dele teve a melhor campanha e saiu do certame, eliminado na Semifinal, nos pênaltis pelo Palmeiras, em pleno Itaquerão (campo do "Timão"), sem ter perdido uma partida. Isso, isso.


(Tite, comandante do Corinthians/SP)

Como pode uma equipe ser eliminada de maneira invicta?, perguntaria o comandante corinthiano. Perdendo a disputa nos pênaltis ou se outro tivesse rendimento melhor; este não seria o caso do time dele, mas o primeiro exemplo serve bem. Poderia ser eliminado via sorteio, também.

Isso levanta a questão do uso de pimenta nos olhos dos outros, coisa que achamos gostosa demais, mas se a mesma for colocada em nossos olhos...

Em 2002, o São Paulo F. C. foi eliminado no mata-mata, pelo Santos (que seria campeão), mesmo o time do Morumbi tendo a melhor campanha. Depois disso, o Regulamento do Brasileirão foi mudado e os pontos corridos passaram a ser a regra. Os anos 2000 foram marcados por conquistas do próprio Tricolor, do Corinthians e do Santos. Anos seguintes registraram a força do Cruzeiro (MG), Fluminense (RJ), por exemplo. Ou seja, os fortes continuaram mandando ver.

O caso do Paulistão, Carioca e Parazão é emblemático: a disputa em turnos, com jogadas de idas e voltas (quando os times vão) e outras estratégias repetidas só faz aparecer surpresas as mais inesperadas possíveis - Ituano, Independente/Cametá/Ananindeua... Ora, mesmo sabendo que Tite pertence ao segundo clube mais ajudado pelas arbitragens do país, só perdendo para o Flamengo (RJ), é certo que os pontos corridos favorecem as melhores campanhas. Senão, vejamos:


(Fonte: http://pt.wikipedia.org/)


O que não significa que a "justiça" seria feita, mas já aponta uma possibilidade de melhorias. O caso é saber se as arbitragens continuam a apitar para amigos ou se essa "regra" está mudando também.

Em todo o caso, vai uma pimentinha aí, no seu olho?






Nenhum comentário:

Postar um comentário