domingo, 19 de abril de 2015

"TIPOS" DE ELEITOR E POSSÍVEIS RESULTADOS NA VIDA PRÁTICA (ISSO NÃO É SE DE HJ)

Israel Fonseca Araújo (Editor)
professor e igarapemiriense



(Poemeiro convida à reflexão...)

Advertência: com esta publicação, não queremos dizer são apenas esses os "tipos" de eleitores existentes em nossa Terra; também afirmamos que o sr./sra. pode se manifestar de maneira diferente (O sr./senhora  pode pensar de modo diferente, posicionar-se de maneira diferente...; está registrado ao final da postagem). Pode acontecer de um eleitor(a) morar distante, em outra cidade, por motivos seus, mas ter fortes vínculos com Igarapé-Miri (nesse caso, não deveríamos dizer que é um "turista", poderia ser um eleitor "PH Ganso", o qual analisa bem as coisas). Mas sabemos que essa postagem tem boa fundamentação / convenhamos.
...............................................................



Em tempos de campanha eleitoral, é comum ficarmos medindo certas situações para tentar antever as possíveis consequências da mesma; mesmo que a campanha eleitoral tenha cara de campanha tapa na cara do Cidadão. Fique explicado: acontece que este pleito traduz-se em uma manifestação da Justiça Eleitoral de que quem não poderia ser candidato, torna-se candidato; mesmo não podendo ter as contas aprovadas, tem as contas aprovadas; mesmo não podendo receber o Diploma das “mãos” da Justiça Eleitoral, tem o Diploma expedido e, mesmo não podendo ser empossado pela Câmara Municipal, é empossado pela Câmara Municipal. E, depois de quase três anos, a mesma “justiça” determina que uma Eleição Suplementar seja realizada e os eleitores/as sejam obrigados a voltar a votar. O que isto lhes parece?

Assim sendo, elaboramos uma lista de categorias de eleitores(as), também chamadas grosso modo de “tipos” de eleitor(a)... Tal síntese foi feita com base na experiência de acompanhamento de campanhas eleitorais e administrações no município de Igarapé-Miri, o que fazemos desde 1992. Os processos estaduais e nacionais também ajudaram muito.

Seguem os principais tipos de votadores(as) encontrados:

I – Eleitor(a) Suicida: mesmo considerando que estamos distantes das ações do Estado Islâmico (ao menos em tese), pois Igarapé-Miri encontra-se bem afastado geograficamente, ainda assim se pode supor que esse perfil de eleitor seja bastante presente em nosso município; sua conduta é caracterizada, grosso modo, devido ao fato de votar em uma proposta de morte, seja nas filas de hospitais e outras casas de saúde, seja com outros modos de matança (se é que me fiz entender). O sintagma “nos matar” indica, claro, que a pessoa que apoia a “matança” também está arrolada entre aqueles(as) que poderão morrer depois das eleições. O exemplo que entrou para a história da política miriense é o da “Revolução dos 18 mil”, espécie de suicídio coletivo, que aconteceu aqui no ano de 2012.

II – Eleitor(a) “Aproveitador” (estereótipo do espertinho brasileiro): pegas as coisas e vota nos caras; a chamada “justiça eleitoral” é sua principal aliada, pois mostra a ele que o crime compensa; quanto mais crimes cometidos, mais a mesma decepciona o cidadão de bem. Esse votador acha que está sendo esperto, pois pega alguma coisa dos candidatos(as). Depois de eleito, o candidato mostra a esse eleitor quem é o verdadeiro esperto na causa. Corresponde à imensa maioria dos segmentos votantes do Brasil (quando falamos sobre isso, quase apanhamos em praça pública). Geralmente, as consequências desse tipo de atitude são sentidas a médio/longo prazo; às vezes as tragédias chegam em poucos meses. Seguem exs.:

·       destruição da Sesque;
·       perda da Orla da Frente da Cidade (substituída por urubus);
·       morte de dezenas de pessoas;
·       falta de médicos e de medicamentos nos hospitais;
·       pessoas que morrem devido a mal atendimento médico;
·       crianças passando fome nas escolas, e sem transporte escolar;
·       professores e professoras sendo chamados de “vagabundos”, tendo sua renda diminuía (por, supostamente, terem votado em outra pessoa), recebendo salários com muitos dias de atraso, além de contratação em massa de muitos servidores, contrariando a Constituição Federal, os quais podem ficar meses sem receber e até serem dispensados sem receber meses atrasados;
·       queda brusca na renda das famílias mirienses, principalmente no lucro líquido de empresários da cidade;
·       acúmulo de lixo nas ruas e na frente da cidade, entre outros.
III – Eleitor(a) “PH Ganso”: analisa bem os passos a dar (votar e pedir votos), pois sabe que um lance mal feito traz sérios prejuízos futuros. É uma raridade no cenário eleitoral, mas ainda há umas centenas deles por aqui: estamos fazendo campanhas via redes sociais para que mais eleitores desse grupo possam somar-se a nós. A sua maior dificuldade é fazer outrem acreditarem que um voto pode trazer graves consequências, seja por quatro anos, seja por oito, doze ou mais.

IV – Eleitor(a) “Messi”: transita por todos os espaços das campanhas. Vai às carreatas dos maiores adversários, sempre usando cores diferentes (e idênticas às da ação de momento), pois espera que uma dessas vença a eleição. Com isso, espera resultados pessoais em uma delas (se é que fui claro). Mas, ao contrário dos frutos colhidos pelo meia argentino, esse tipo de votador(a) leva muitos tapas na sua cara e costuma ficar chorando os leites derramados: seja por quatro, oito ou mais de 12 anos.

V – Eleitor(a) Turista: a cada quatro anos ou de dois em dois, visita a “sua” cidade, para votar em “A” ou “B”, a depender do que pode ter sido conversado em dias anteriores... Esse tipo de viajante não tem dificuldades em comprar e/ou encontrar passagens de ida e volta; sua maior característica é que não está nem aí para o sofrimento de quem mora naquela cidade, pois ele mora em outro lugar e só vem votar nos números acordados... (Deus nos livre desse tipo e do tipo I, sobretudo).

O sr./senhora  pode pensar de modo diferente, posicionar-se de maneira diferente (ex.: substituir PH Ganso por Zinedine Zidane), elaborar outra listagem, refazer ou completar esta etc., mas não se esqueça de verificar na nossa história política se estamos falando de algo que acontece ou se estamos inventando fatos.

A depender de sua decisão, eu também posso entrar em agonias juntamente com os demais munícipes; se não for eu, pode ser uma pessoa próxima...

O que digo agora?

_______________________

P.S.: Senhor(a) leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário, contendo sugestões e/ou críticas às postagens, para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso). Agradeço a sua colaboração.

Israel Araújo
(Editor)







Nenhum comentário:

Postar um comentário