segunda-feira, 20 de abril de 2015

VIOLÊNCIA & ORGANIZADAS DE FUTEBOL: O TRÁFICO DE DROGAS PODE ESTAR NAS ORIGENS

Israel Araújo (Editor)


A violência urbana a cada dia se torna mais assustadora, não apenas no que concerne à chacinas contra segmentos de periferia, "favelados", populações penitenciárias (Carandiru????), populações de rua e juvenis (Chacina de Icoaraci-PA???), entre outras. Atualmente, as chacinas cometidas por policiais militares em serviço ou ex-policiais e pistoleiros não se concentram exclusivamente nesses casos.
O futebol profissional entrou para essa cena pública de crescimento de chacinas, instituto que pode ter crescido graças à lentidão da justiça e do Ministério Público e às muitas relações nada legais polícias Brasil afora. O caso da chacina de oito membros da Organizada "Pavilhão Nove", do Corinthians, ocorrida há dois dias, reacende o debate sobre a relação entre o futebol ou as agremiações de futebol e as estruturas dos crimes organizados pelo país inteiro. O tráfico de drogas pode ser o carro-chefe dessa relação.
Veja-se a matéria do site G1 sobre essa chacina, que já assusta São Paulo, cidade na qual a cada tempo é noticiada mais uma delas:


Chacina deixa oito mortos em sede de torcida do Corinthians
Crime ocorreu na quadra da torcida Pavilhão Nove, na Zona Oeste de SP.
Polícia acredita que crime foi motivado por tráfico de drogas
(http://g1.globo.com/)




Oito pessoas morreram na noite deste sábado (18), depois de serem baleadas na sede do Pavilhão Nove, uma das torcidas organizadas do Corinthians. De acordo com a Polícia Militar, sete vítimas foram encontradas baleadas e mortas no local. Uma oitava também foi baleada, mas conseguiu fugir e foi levada ao Hospital das Clínicas pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O caso foi registrado no Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Policiais que participaram do registro da ocorrência afirmaram ao G1 que a principal hipótese para o crime é uma briga envolvendo tráfico de drogas. Duas das vítimas tinham passagem por tráfico.

Os policiais descartam que a motivação do crime seria uma rixa entre torcidas, apesar do jogo entre Corinthians e Palmeiras marcado para a tarde deste domingo (19) na Arena Corinthians, em partida de semifinal do Campeonato Paulista. (grifo meu)

__________________________________

Nota do Poemeiro: Segundo reportagem do "Fala Brasil", da TV record, as pessoas entraram na sede do Pavilhão, mandaram as pessoas se deitar e atiraram contra as mesmas. Isto é, o protótipo da execução. Também segundo a emissora, policiais encontraram cápsulas de pistolas nove milímetros, de uso da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário