terça-feira, 28 de abril de 2015

YAGO PICACHU TEVE CHILIQUES NO RE-PA?

Israel Araújo (Editor)


(Lateral Yago Picachu, do Paysandu; imagem: orm.com.br)


Ao analisar uma publicação de rede social, na qual uma imagem do SBT mostra o lance que envolve o lateral bicolor Yago Picachu e o goleiro do Remo, Fabiano, tirei minha dúvida sobre o caso (foi pênalti ou não?): o árbitro paulista/Fifa Luís Flávio de Oliveira acertou na não marcação da penalidade máxima, o que causou loucuras no citado lateral.

Além de não ter acontecido a falta dentro da área, para piorar a imagem do atleta, Picachu saiu fazendo misuras, dando pulos, insinuando muita macheza e perdeu uma oportunidade de mostrar aos clubes grandes do País que tem equilíbrio para jogar nos mesmo. O descontrole beira à chamada "burrice", o que não deve se coadunar com a postura de um atleta de área isolada do grande centro futebolístico do Brasil. Desse jeito, apenas ele (Yago) causa a si mesmo prejuízos, e grandes, pois o árbitro pode citar na Súmula (documento oficial do pós-jogo) a ocorrência de palavrões ditos à arbitragem e coisas do gênero (caso de as mesmas terem ocorrido).

Na minha modesta opinião, é melhor ter frieza (prima primeira da inteligência/sabedoria dos atletas) e construir as vitórias.

ARBITRAGEM. Para quem acaba querendo justificar a derrota bicolor na pessoa do árbitro Luís Flávio de Oliveira (Fifa - SP), é bom lembrar que o mesmo e seus irmãos têm uma escola profissional de arbitragem em São Paulo e que estão na condição de "tops" da arbitragem de futebol profissional: analistas (pessoas que estudam... não somente falam por aí) chegam a sugerir que esse caminho é o melhor para a Arbitragem de Futebol: a PROFISSIONALIZAÇÃO, pois os árbitros sempre atuaram sob o prisma do "bico" (ter suas ocupações para sobreviver e apitar por paixão e como complemento de renda).

Portanto, que tal jogar mais e com mais sabedoria. Um dos dois clubes terá de vencer, nem que seja nos Pênaltis do pós-jogo. E cabe aqui um outro apontamento: ser torcedor não exclui a possibilidade de ser analista, de investigar, comparar dados e construir uma análise.

#FicaestaDica

_______________________


P.S.: Senhor(a) leitor do Poemeiro do Miri, caso seu Comentário não seja publicado neste nosso Blog, informo que isso se deve a problemas de configurações do mesmo, ainda não superadas. Mas ressalto que leio seu post, o qual entra em meu e-mail (poemeiro@hotmail.com). Caso seja de sua vontade, pode mandar seu Comentário, contendo sugestões e/ou críticas às postagens, para esse e-mail ou para o bate-papo, via mensagem, no Facebook Israel Araújo Poemeiro do Miri; eu o lerei para possível publicação (só não seria publicado caso veiculasse ofensas pessoais, à honra, inf. de cunho racista etc., o que não é o seu caso). Agradeço a sua colaboração.

Israel Araújo
(Editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário