segunda-feira, 14 de julho de 2014

ALEMANHA É TETRA CAMPEÃ DE FUTEBOL NO MARACANÃ: A "JUSTIÇA" ACABOU SENDO FEITA

prof. Israel Araújo


A conquista da quarta Taça Fifa de Futebol (masculino), que aconteceu ontem, 13 de julho de 2014, no Estádio do Maracanã, relevou possivelmente a maior justiça dessa Copa 2014.

Exceções feitas à Holanda e à Argentina (esta, menos um pouco), o time da Alemanha apresentou o melhor futebol dessa Copa e teve em campo vários ótimos atletas (as individualidades), como Toni Kroos (18), o melhor atleta da Copa (perdeu o título para Lionel Messi por uma estratégia de marketing, uma jogada política da Fifa ou uma iniciativa de "consolo" à Argentina; ou por burrice de quem escolheu esse "Bola de Ouro"). Mas escolhas são escolhas e ponto final.

Em hipótese alguma as seguintes seleções poderiam ganhar a Taça (se ganhassem, seria uma injustiça das maiores): Brasil (futebol pífio, time de medrosos, equipe mal convocada e mal escalada), Itália (perdeu sua vaga para a Costa Rica), Inglaterra (idem), Espanha (segunda maior vergonha da Copa, atrás apenas de nossa amarelinha), Portugal (time de dois ou três bons jogadores e Uruguai (time forte, mas bem pior do que a Alemanha). Ainda poderíamos dizer isso sobre outros times, mas fiquemos com os aplausos à Alemanha.

Para quem ainda acredita que o Futebol está estacionado nos anos 1980, 1990 (época dos grandes astros individuais, do futebol lento e permeado a classes sul-americanas), eis aí uma lição: Espanha ganhou, em 2010, pela força do conjunto (ênfase na posse de bola); Alemanha, 2014, pela força do conjunto e ênfase na posse de bola, e pela união de criatividade e variação de jogadas em campo. Foi uma seleção que, diferentemente da nossa, não praticou o estrelismo.

Alemanha ganhou em campo (futebol bonito e eficiente) e fora dele (um bom planejamento, coisa de quem pensa não apenas no ano que se vive, mas nos próximos).

Vamos aprender essa lição ou vamos ficar repetindo os discursos da imprensa golpista/nikista, do tipo "família" scolari se mantém unida?



(Alemães comemoram a conquista do Tetra, segunda conquista sobre a Argentina; imagem: Google)


(Alemães: equipe unida, coesa, que jogou a Copa como um time, não uma "ilha" de estrelas que só queriam se auto-promover; o futebol dela foi digno de todos os aplausos: imagem: Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário