terça-feira, 1 de julho de 2014

"SESQUE" É BENEFICIADA: SIMÃO JATENE CONTEMPLA A AV. SESQUECENTENÁRIO COM DUAS (02) PLACAS PÚBLICAS

prof. Israel Araújo


A Avenida Sesquecentenário, rua que divide nossa cidade de Igarapé-Miri, servindo de "divisa" entre o bairro da Cidade Nova e outras áreas da Miri "city", acabou de ganhar, neste primeiro semestre de 2014, 02 (duas) placas públicas- que estão fazendo a Propaganda do Programa estadual "Asfalto na Cidade".
O fato já fora noticiado no Jornal TRIBUNA POPULAR, edição de junho/2014, como citado a seguir:

"Placa Pública? – Ganhou muito destaque no município de Igarapé-Miri, com destaque para áreas da PA-407 (Rodovia do Açaí), a “estrada da Vila”, uma PLACA PÚBLICA. Isso mesmo, uma placa pública que menciona o Programa estadual “Asfalto na Cidade”. O que se comenta pelas ruas e rios mirienses (por meio dos discursos de defensores da gestão de Ailson Amaral (DEM)) é que o asfalto estaria chegando à Rodovia PA-407 e à Avenida Sesquicentenário – que se encontra destruída desde início de 2013. As placas, na PA-407 e na “Sesque” apenas mencionam o referido Programa e a Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop), além, claro, da empresa ETEC, já bem conhecida de outros tempos nas estradas do Pará."

Pois é, são de fato duas placas, apenas na Sesque, mas em nenhuma delas há um "a" sequer que diga que Igarapé-Miri receberá "X" quilômetros de asfalto para as suas destruídas ruas (caso mais notado na Cidade Nova). Caso Simão Jatene, hoje um recandidato e quase nada mais que isso, resolvesse asfaltar o nosso bairro, nós ficaríamos bem felizes por ver que o "imposto que você paga" estar sendo investido em melhorias para as nossas vidas. Mas a mim parece que o tucano Jatene está mesmo, em campanha eleitoral, pois se por acaso estivéssemos recebendo uma obra de asfaltamento dentro de Igarapé-Miri já teríamos visto uma placa que identificaria uma OBRA PÚBLICA, ou seja, uma obra que se destina à melhoria da qualidade de vida dos sustentadores/as do estado do Pará: as pessoas.

Nesse caso, a placa indicaria "Governo do Pará" (ou Prefeitura de Igarapé-Miri); Início e Térmico da Obra; Valor (em R$); empresa contratada (a "Etec"! está lá na placa) e outras informações indispensáveis para que cada pessoa (contribuinte ou não) pudesse saber d que se trata, quanto custa, qual o tempo previsto etc., porque é isso (dentre outras coisas) o que se pode entender do Princípio da PUBLICIDADE, um dos cinco aos quais se submete a Administração Pública de quaisquer dos Poderes da União (cf. Art. 37 da Constituição Federal de 1988), sendo os outros quatro: Moralidade, Legalidade, Impessoalidade e Eficiência.

Mas, se não há placa nesses termos e se haverá uma obra estadual aqui em Igarapé-Miri, podemos dizer que Simão Jatene está acima das leis deste país? Ou estamos apenas diante de placas públicas, mesmo, e não de Obras Públicas? (aí, Jatene apenas estaria divulgando outras coisas)...

Bem, depois pensamos melhor antes de votar, não é mesmo?

P. S.: A Sesque já recebeu outra "obra", desta feita em 2013, como mostra nosso registro abaixo:

Sesque "toma banho" em 2013: o registro mostra a Av. Sesquecentenário sendo lavada, em 2013 (Jamil Pantoja previu isso, em campanha para Prefeito, em 2004). Foto: Israel Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário