terça-feira, 15 de julho de 2014

ELEIÇÕES, EM IGARAPÉ-MIRI, DEVEM ACONTECER TODOS OS ANOS: CUIDADOS COM O JATENE DE 2014

prof. Israel Araújo





O homem está rindo à toa: levantamentos da imprensa paraense apontam que o governador do estado do Pará, professor SIMÃO JATENE (PSDB), teria destinado (a municípios do Pará) quase SETE VEZES mais recursos em obras etc. do que o fez em 2013 - e esse montante cobre apenas seis meses de "trabalho" tucano em 2014. São pouco mais de 60 (sessenta) os municípios contemplados com a maior monta (uma rápida ida a Abaetetuba ou Ananindeua comprova isso) de recursos (essas informações, quase todas, poderiam ser encontradas no Portal da Transparência do governo estadual). Outros, como Igarapé-Miri e Pacajá e municípios governados pelo PT, teriam recebido bem menos recursos – é de se supor, pois a Moralidade e a Impessoalidade (do 37 da CF – 1988) nem sempre são nortes para os gestores públicos.

Pois é, ontem (14 de julho de 2014, no início do PERÍODO ELEITORAL), uma máquina fez barulhão aqui em nossas ruas da Cidade Nova (em Igarapé-Miri / Nordeste do estado). Era um tal de joga barro numa castigada esquina, que já mereceu muitas chacotas ao prefeito demista Ailson do Amaral ("Pé de Boto"): e eu creio que Amaral pagou o "pato" de homem do cavanhaque. Mas, quem tá na chuva é pra se molhar.

Quando minha senhora chegou da rua, tinha máquina e um "fumacê" fumaçando nossas humildes casas... Fiquei sem entender e perguntei a ela o que era "aquilo". Eis a resposta: "É fumacê misturado com máquinas na rua...".

Aí, de repente tive um sonho. E se as eleições acontecessem em todos os anos! Claro, a CORRUPÇÃO seria re-re-re-(x 30.000)dobrada, as humilhações a pessoas de renda muito baixa seriam re-re-....dobradas, o TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS seriam muito redobrado, as pessoas seriam VITIMADAS PELA POLUIÇÃO SONORA, pelas bebedeiras etc., mas teríamos obras, SEMPRE, nos meses de junho a outubro.

Eu acredito que muitas "Igarapé-Miri" sairiam de seus eternos buracos. Imaginem: ruas seriam asfaltadas mesmo na Cidade Nova, na "Favela", no "Vasquinho" e na Invasão do Moca, além do considerado bairro do Jatuíra. Viveríamos melhor. Nossas DIGNIDADES seriam estupradas mais vezes, mas teríamos ao menos alguns aparelhos públicos (estaduais e federais) funcionando: hospitais, agências de INSS e Detran-PA, academia da saúde, UPA's...

Eu defendo a tese de as eleições sejam gerais, de fato, gerais; que em um mesmo haja eleições para Presidente, Governador(a), Prefeito(a) e Senador(a), além das proporcionais: deputados(as) estaduais, federais e distritais, e para Vereador. As despesas financeiras seriam diminuídas e os prefeitos e governadores poderiam trabalhar sem muitas “richas”, como se dá no Pará, quando um governador(a) trabalha dois anos contra ou a favor de alguns prefeitos (vejam o caso de Igarapé-Miri, cidade abandonada por Jatene nos últimos três anos e meio)... E defendo que não haja reeleição para todos os cargos majoritários: Presidente, Governador(a), Prefeito(a) e Senador(a); que os mandatos sejam de seis anos, vedada a recondução, e que a reeleição seja permitida SOMENTE para os parlamentares, limitadas a três mandatos (18 anos de parlamento; acham que dariam para eles(as) fazerem algum bom trabalho?).

Mas, são minhas ideias; quem as adotaria?

Agora, que é muito bom morar em Igarapé-Miri em ano de eleições, com governos nas mãos dos “companheiros” tucanos, ah, isso é.

Até logo.

___________

P.S.: Não podemos errar no VOTO, neste ano, pois sabemos que um candidato(a), quando só faz um tapa-buraco em ano de eleições, é porque NÃO MERECE NOSSOS VOTOS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário