quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SIMÃO JATENE PODERÁ(RIA) TER CONTAS ELEITORAIS REJEITADAS


(Nota do Poemeiro do Miri. Só acredito, vendo; mas é preciso salientar que os ex-vereadores de Igarapé-Miri, Nayara Pantoja (PSD) e Fuxico (DEM), perderam mandato por detalhes semelhantes; as contas de Dilma Rousseff e Michel Temer, do pleito de 2014, tiveram parecer pela reprovação, mas foram aprovadas no TSE)

Sobre o professor de Castanhal, a informação saiu na imprensa, hoje. Segue:


Parecer técnico recomenda rejeição das contas de Jatene

Técnicos do TRE identificaram dez irregularidades na prestação de contas. Parecer será julgado hoje em sessão do TRE

Rita Soares

Análise feita pela Secretaria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral [TRE] identificou dez irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral do então candidato ao governo Simão Jatene [PSDB], reeleito na última eleição.

Dessas, sete foram sanadas após diligências, mas três foram consideradas graves e, por isso, o relatório final dos técnicos do TRE recomenda a rejeição das contas do [então] candidato Simão Jatene. A análise técnica foi enviada ao Ministério Público Eleitoral que recomendou a desaprovação das contas. O parecer será julgado hoje em sessão do TRE. A rejeição leva à abertura de investigação que pode gerar cassação do mandato e perda dos direitos políticos por até oito anos.
(...)

Dos R$ 7.031.945,49 [sete milhões, trinta e um mil, novecentos e quarenta e cinco reais e quarenta e nove centavos] recebidos pelo candidato, 86,32% (6.070.138,16) entraram via comitê único. “A estratégia privilegia as contas do candidato, uma vez que a este só caberá cumprir as formalidades relativas à apresentação da documentação das receitas estimadas, ficando à margem de eventuais questionamentos relativos a fontes vedadas, recursos de origem não identificados, omissões de receitas(...)”, destacam os técnicos no documento em que pedem a rejeição das contas.
(...)

Os técnicos confirmaram que algumas irregularidades foram sanadas após diligências (busca de documentos), mas chamaram a atenção para irregularidades que parecem insanáveis, entre elas, a primeira prestação de contas parcial que apareceu zerada “a despeito da ampla campanha eleitoral que era verificada nas ruas do Estado”, segundo verificado em fiscalizações externas registradas no TRE.
(...)

“O exame das contas mostrou que houve doações anteriores à primeira parcial que apareceu zerada”, constataram os técnicos.

(Diário do Pará, 11/12/2014, p. A3 - Política)

________________________________________


(Simão Jatene, em imagem retirada da internet; o click mostra pouca preocupação)






Nenhum comentário:

Postar um comentário