quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

VER. JOSIAS BELO: GOVERNO "NENCA" DÁ "CONTINUIDADE AO GOVERNO PÉ DE BOTO"

Israel Araújo
(Professor,
Professor,
Editor do Poemeiro do Miri)


(Vereador Josias Belo - PSC, lendo Requerimentos na Sessão de hoje, 10/12/14)


Na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, o Vereador Josias dos Santos Belo (PSC) fez duras críticas à gestão municipal e à forma caótica como vem sendo conduzida a principal casa de saúde de Igarapé-Miri: o Hospital e Maternidade Sant'Ana (HMS). Belo informou que na manhã de hoje tinha apenas um paciente no HMS e indagou: "será que não há pessoas doentes, em Igarapé-Miri?" e respondeu que "sim", que há pessoal adoecendo, mas que elas não ficam no HMS porque lá não as mínimas condições de atendimento à população.

O silêncio de seus pares foi geral, haja vista que é sabido que a imensa maioria dos 13 vereadores/as mirienses defenderam (e talvez ainda defendam) o sr. Ailson do Amaral (prefeito cassado de Igarapé-Miri/DEM); se a Saúde de Igarapé-Miri já recebeu (desde 01/01/2013) bem mais de 15 ou 20 milhões de reais, a pergunta que fica é: por que esse caos instalado na Saúde pública desta Terra? e mais outra: o que a imensa maioria dos 13 vereadores/as mirienses defenderam (e talvez ainda defendam) o sr. Ailson do Amaral pensam sobre isso, o que têm a dizer ao Povo acerca desses recursos "sumidos"?

O fato de "Nenca" (Ver. PMDB local) estar à frente da Prefeitura municipal, interinamente, também foi lembrado pelo vereador do PSC. Josias disse em bom som que é preciso "transparência" na Prefeitura, isto é, no governo nenquista; o parlamentar lembrou de uma verba extra, depositada hoje pela União aos municípios, que contempla Igarapé-Miri com mais de OITOCENTOS MIL REAIS para ajudar a pagar o Décimo-terceiro Salário de Servidores(as).

A indignação do citado vereador encontra fundamento em sérias e fundamentadas publicações da mídia local, que dão conta de que Igarapé-Miri vem recebendo regularmente recursos da União (governo federal). Ontem, o Blog Gazeta Miriense informou que "PREFEITURAS RECEBEM AMANHÃ DINHEIRO PARA PAGAR 13 SALÁRIO"; e a informação foi acrescentada:

As prefeitura de todo o Brasil recebem amanhã (10/12) a parcela de 1% do FPM para ajudar no pagamento do décimo terceiro salário. Muitos municípios estão com graves problemas financeiros para quitar salários e a gratificação natalina. O governo federal e o congresso viabilizaram o repasse com o intuito de ajudar os servidores públicos em final de ano. A Prefeitura de Igarapé-Miri vai receber R$874.381,62 segundo informa a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O valor pode ajudar muito a resolver o problema, mas se não ocorrer cobrança dos servidores o dinheiro pode servir para pagar outras contas, como fornecedores em atraso.

Ainda nesta manhã, o mesmo Blog Gazeta Miriense postou o seguinte acréscimo de informações sobre repasses da União a Igarapé-Miri:

"As contas da Prefeitura de Igarapé-Miri amanheceram hoje com mais de R$1.780.000,00 [Um milhão e setecentos e oitenta mil reais] e ainda faltam os recursos do estado e do município. Pode não ser o suficiente para pagar a folha de novembro e o 13 salário, pois não existe portal da transparência Miriense com mais informações, mas certamente que é um grande alento para um ano tão difícil para os servidores públicos." (grifos meus)

E aí, vamos dizer o quê?

Tenho dito e digo mais ainda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário