terça-feira, 5 de agosto de 2014

PMDB TEM A DIREÇÃO DA CÂMARA DE IGARAPÉ-MIRI, MAS HÉLDER BARBALHO NÃO TERÁ "VIDA FÁCIL" POR AQUI

prof. Israel Araújo

A situação "política" em Igarapé-Miri ganhou maior complicação neste mês de agosto de 2014, em pleno processo eleitoral de 2014. Acontece que o Vereador José Roberto Corrêa (PMDB), o Nenca, assumiu a Presidência da Casa, depois que Vladmir Afonso (DEM) foi cassado e teve de deixar a Casa e a citada Presidência (ao menos por enquanto). Afonso saiu para dar lugar ao Suplente, sr. Rosivaldo Silva Costa (PR), o hoje Vereador “Irmão Nenca”. Isso mesmo, mais um "Nenca" na nossa Casa de Leis.

É sabido de todo mundo que o Mandato eletivo pertence ao Partido Político, ou seja, sabendo que o mandato de Nenca pertence ao PMDB, a Presidência da Câmara de Igarapé-Miri, logo, pertence ao PMDB", de Jader Barbalho, partido liderado em Igarapé-Miri por Francisco Pantoja (ex-Prefeito de Igarapé-Miri, 2009-2012, uma das pessoas que têm pouca relação favorável com o prefeito demista Ailson do Amaral). O filho-herdeiro de votos de Jader, Hélder Barbalho (PMDB), que ser eleito Governador do Pará (Lira Maia-DEM, vice, o mesmo DEM "de Pé de Boto", em Igarapé-Miri). Nenca (PMDB) é forte aliado de Ailson do Amaral (DEM), atual prefeito empossado de Igarapé-Miri.

Hélder e Simão Jatene são, agora, arquirrivais, pois ambos disputam o Palácio paraense - para onde apenas um dos dois pode ir. Em Igarapé-Miri, somente Josias Belo (PSC), Melry (PT) e Carmozinha (PV) não seriam defensores fervorosos de Ailson do Amaral (DEM). Apoiadores/as de AA não podem ser defensores de Hélder Barbalho, caso contrário a coisa pode esquentar.

Já a Vice-Presidência de nossa Casa de Leis pertence ao PSC, cujo titular, Rufino leão, é outro dos fortes apoiadores/as de Amaral, vereador do mesmo partido de Zequinha Marinho (candidato a vice-governador na Chapa com Jatene). Menos mal, pois o PSC é aliado de "Pé de Boto" (na pessoa de Rufino leão)... mas o prefeito miriense não tem (não teria) boa relação com Josias Belo (PSC), atualmente candidato a deputado estadual, sendo do partido "de Zequinha Marinho", mas adversário do aliado de Jatene.

Sem esquecer que Ailson é do DEM, partido que está na Chapa de Hélder, adversário de Jatene...
Gleyson Castro mostrou as dificuldades de Nenca na condução do nosso Parlamento Municipal. Mas as maiores dificuldades estão com legisladores/as destas duas legislaturas (2013-2014; 2015-2016), pois o xadrez político estadual está muito embaralhado.


Este texto foi publicado pelo blogueiro Gleyson Castro, em seu Blog Folha de Igarapé-Miri, um dos blogs mirienses mais lidos do Município:


VEREADOR NENCA ASSUME A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA, MAS NÃO TERÁ VIDA FÁCIL
 (Gleyson Castro)

Hoje o Vereador Nenca assumiu a presidência da Câmara Municipal, mas na sessão de posse já tivemos discussão e polêmicas, mostrando que o atual presidente não terá vida fácil como líder do legislativo municipal.

O quiproquó aconteceu porque Nenca assumiu a vaga do ex-presidente Fuxico, Rufino Leão que então era 1º Secretário, assumiu a vice presidência e Dalva Amorim que era a 2º Secretária, passou a ser a 1º, desta forma a 2º Secretaria ficou vacante.

Então teríamos que ter eleição para ocupar o cargo em vacância, mas os vereadores da oposição queriam que a eleição acontecesse apenas na próxima sessão, alegando que não foram oficializados que haveriam tal eleição, já os demais vereadores queriam que a votação acontecesse hoje, aí foi um para pra acertar danado, a vereadora Carmozinha ameaçou retirar a sua candidatura e abandonar a sessão, o Ver. Josias Belo falou que tal eleição era ilegal, o Presidente Nenca solicitou apoio do assessor jurídico da Câmara, mas ele estava mais perdido que cego em tiroteio, e não falou coisa com coisa, o certo é depois de muito imbróglio, a Ver. Carmozinha retirou a sua candidatura, e o Ver. Augusto foi eleito 2º Secretário.

A primeira sessão de Nenca como Presidente mostrou que o mesmo terá dificuldades para equacionar as divergências de interesses dentro daquela Casa de Leis. Outro problema que enfrentará é a pressão popular, por mais atitude e posicionamento da Câmara Municipal, ante as irregularidades da atual gestão municipal.

(Blog Folha de Igarapé-Miri)

__________________

Haaaaaaajjjjjjjaaaaaaaaaaaaa cooooooorrrrrraaaaaaaççççççççççãooooooooooooo... para o caso das pessoas que vivem as Eleições com as "análises" do coração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário