quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

IASEP NA UTI: SEGURADOS(AS) DO IASEP PODEM AGENDAR SUAS MORTES

Israel Araújo
(Editor do Poemeiro do Miri;
Professor da Seduc-PA)


(Imagem que pode ajudar a explicar esse caso)


Não se assustem, mas a situação por que passa o Iasep é das piores possíveis; esse Instituto é órgão que gerencia o Plano de Saúde ao qual pertencem milhares de trabalhadores/as administrados pelo governo paraense, o PAS. São os servidores da Seduc, Sead, Sespa e grande elenco.

O probleminha se resume à cobertura ou, noutros termos, ao atendimento na rede credenciada, tão logo o segurado venha a precisar.

Para se ter uma ideia, em 2014 a cobertura na área de odontologia foi das piores. Este servidor passou meses sem conseguir ser atendido em Abaetetuba (pois em Igarapé-Miri a cobertura é nula). Mesmo assim, no caso da clínica médica, atendimento dos mais básicos, a coisa também foi e está horrível.

Depois de segurados/as pegarem portas na cara, no final de 2014 (após a campanha eleitoral) e em janeiro, fontes garantiram ao Poemeiro do Miri que (pasmem) a conta de uma empresa de saúde foi paga em maio de 2014; de lá para cá (junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2014) nenhum pagamento foi realizado e serviços foram prestados durante todo o 2014.

A título de exemplo, saiba-se que apenas um segurado e em cinco meses de contribuição em 2014, contribuiu com R$ 1.471,05 (um mil, quatrocentos e setenta e um reais e cinco centavos). E em 12 (doze) meses? E quantos mil segurados há, contribuindo para o plano?

Ao que tudo indica, uma das seguintes alternativas (ou mais de uma) ajuda(m) a esclarecer esses fatos:

a) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
b) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
c) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
d) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
e) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
f) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
g) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
h) O dinheiro foi descontado dos servidores/segurados, mas não foi repassado às empresas de saúde, prestadoras dos serviços a esses Segurados/as.
i) O dinheiro seguiu caminho diverso daquele (único) que poderia ter trilhado.
j) O dinheiro está guardado para darmos milhos aos pombos, nas nossas praças.

O que aconteceu com esses muitos mil reais, nesse ano de terríveis disputas no Pará?

O quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário