domingo, 11 de janeiro de 2015

LISTÃO DA UEPA SAI AMANHÃ: SÃO QUASE TRÊS MIL VAGAS EM DISPUTA

Israel Araújo


A Universidade do Estado do Pará (UEPA) deverá divulgar amanhã, 12/01 (no dia do Aniversário de 399 anos de Belém), a partir das 09h, o Listão com nomes de mais de dos mil e novecentos candidatos aprovados(as) em cursos de Nível Superior ofertadas pela instituição estadual.

Obviamente que muitos mirienses das Escolas Manoel Antonio de Castro, o MAC, Enedina Sampaio Melo e Dalila Afonso Cunha, além de  demais inscritos que não estejam matriculados nas mesmas, aguardam pela listagem e esperam ocupar vagas na UEPA. O Poemeiro do Miri deseja sucesso aos candidatos do Miri e demais leitores/as deste Blog.

Seguem informações oficiais, de responsabilidade da UEPA (www.uepa.br):



Listão dos aprovados será divulgado no dia 12/01

Mais de 95.700 candidatos se inscreveram para disputar 2.916 vagas em 22 cursos de graduação. Em 2015, a Universidade, primeira vez, implanta cotas sociais, reservando 30% delas a estudantes oriundos de escolas públicas ou de bolsistas integrais em escolas privadas do Pará.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgará, nesta segunda-feira, 12 de janeiro, o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2015– Prise e Prosel. O anúncio será feito a partir das 9 horas, no Prédio da Reitoria, no bairro do Telégrafo. Este ano, a Instituição registrou 95.775 inscrições. O número de vagas ofertadas chegou a 2.916, em 22 cursos de graduação nas áreas de Ciências Sociais e Educação, Ciências Naturais e Tecnologias e Ciências Biológicas e da Saúde, em Belém e nos demais municípios do estado onde a Uepa está presente.

O listão dos aprovados e a consulta de notas estarão disponíveis no dia da divulgação oficial nos endereços www.uepa.br ou www.prodepa.psi.br/uepa. Já os diretores de escolas e cursinhos interessados em obter o listão em mídia deverão procurar a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa e trocar um CD virgem por um CD gravado com os nomes dos aprovados.Como em 2014, este ano os candidatos podem consultar a correção da redação, mas, desta vez, apenas em caráter pedagógico, ou seja, sem a possibilidade de interpor recurso.
(...)

Novidades

Este é o primeiro ano em que a Uepa destina 30% do total de vagas a alunos oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais em instituições particulares, localizadas no Pará. Outra novidade é o Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, no município de Igarapé-Açu, com a oferta de 40 vagas, divididas entre Prise e Prosel.

Atendimento especial

Os candidatos que solicitaram atendimento especial e com comprovada deficiência auditiva ou visual tiveram uma hora a mais para responder as questões das provas.  A Uepa ofereceu, ainda, suporte especial para realização das provas por meio de intérpretes de Libras, ledor, sistema braile e provas ampliadas.

Concorrência

Pelo Prosel, após o ponto de corte, os cursos mais concorridos na condição decotista foram: 1º lugar: Licenciatura em Pedagogia (Matutino) em Belém, com uma relação de 6,3 candidatos para uma vaga; 2º lugar empatados com 6,1 candidatos por vaga os cursos de: Letras – Língua Inglesa e Letras – Língua Portuguesa, em Belém, Licenciatura em Educação Física em Conceição do Araguaia e Licenciatura em Matemática em São Miguel do Guamá; em 3º lugar ficaram empatados com 6 candidatos para uma vaga os cursos de: Licenciatura em Pedagogia (Vespertino) e Tecnologia de Alimentos em Belém, Enfermagem e Licenciatura em Ciências Naturais – Química em Conceição do Araguaia e Licenciatura em Matemática e em Pedagogia em Moju.

Ainda pelo Prosel, entre os não cotistas o curso mais concorrido foi Licenciatura em Geografia com 5.57 candidatos por vaga, seguido por Engenharia Ambiental com 5,50 e Medicina com 5.46. Todas essas graduações são ofertadas em Belém.

Já pela terceira etapa do Prise, as duas maiores concorrências ficaram para o curso de Biomedicina em Belém. Para os cotistas, fouve a relação de 27,3 candidatos para uma vaga, e entre os não cotistas, a concorrência foi de 24,4 candidatos por vaga. A relação de cursos mais concorridos seguiu com Fisioterapia, com 22,8 candidatos por vaga e Licenciatura Plena em Geografia com 18 para uma vaga. Todas essas correspondem à condição de cotista.

(...)
Texto: Janine Bargas
Foto: Mácio Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário