segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

UFPA - PS 2015: AO MENOS 6.002 CANDIDATOS(AS) FORAM BARRADOS POR ZERO NA REDAÇÃO DO ENEM

Dados importantes, como a maioria dos classificados serem paraenses, mas há outras coisas a pensar. Confira:



Processo Seletivo 2015 da UFPA aprova 5.540 candidatos


A maioria dos novos universitários é cotista. De acordo com o Centro de Processos Seletivos (Ceps) da UFPA, responsável pela organização do PS 2015, dos 5.458 aprovados pela concorrência tradicional, 56,88% (3.105 deles) são egressos de escolas da rede pública, enquanto 2.353 estudantes aprovados cursaram o ensino médio na rede privada.

Ingressaram na UFPA, pelo concurso 1.172, estudantes que se inscreveram para a cota escola, ou seja, cursaram todas as séries do ensino médio na rede pública; 703 candidatos foram aprovados por meio da cota escola pretos, pardos e índios; 643 calouros concorreram às vagas da cota escola pretos, pardos e índios para estudantes cuja renda familiar per capita é inferior a 1,5 salário mínimo e 587 foram aprovados pela cota escola renda. Somam-se a eles os 82 candidatos aprovados para as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD).

Paraenses - Outro dado que chama atenção é a origem dos candidatos classificados. Exatos 5.630 deles (98,89%) são do Estado do Pará. Dos mais de cinco mil classificados, apenas 62 vieram de outros Estados, destes, doze aprovados para o curso de Medicina. Segundo o reitor em exercício da UFPA, Emmanuel Tourinho, esse dado demonstra que o modelo adotado para o vestibular da UFPA, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como única etapa da seleção, tem sido satisfatório e não compromete a aprovação de candidatos egressos do ensino médio na Região Norte, os quais também são beneficiados por um bônus de 10% de pontuação em relação aos candidatos de outros Estados.

Para o PS 2015, a UFPA recebeu 788 inscrições de candidatos de fora do Estado do Pará. Já entre os aprovados que não são paraenses, o destaque é a participação de candidatos do Amapá. Ao todo, foram 30 estudantes amapaenses aprovados; seis do Maranhão; quatro de cada um dos Estados de Rondônia e Tocantins; três vindos do Amazonas e outros três de Minas Gerais; dois do Rio Grande do Sul e dois de Sergipe; e ainda foram aprovados na Federal do Pará um candidato de cada um dos Estados do Acre, da Bahia, do Ceará, de Goiás, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, de São Paulo e do Distrito Federal.

Vagas Remanescentes - Das 5.491 vagas ofertadas em 164 cursos de graduação, apenas 33 oportunidades não foram preenchidas. Sobraram dez vagas para o curso de Pedagogia em Uruará e 23 vagas no curso de Pedagogia em Brasil Novo. “A Coperps ainda irá definir como essas vagas poderão ser preenchidas, mas percebemos que esta sobra de vagas pode ter ocorrido em razão da oferta de outro curso de licenciatura, em Educação do Campo, ofertado por meio de um Processo Seletivo Especial, nos mesmos municípios”, explica Lúcia Harada, pró-reitora de Ensino de Graduação e presidente da Comissão de Processos Seletivos da UFPA (Coperps).

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) também anuncia que, pela primeira vez, a UFPA irá ofertar vagas pelo Sisu no meio do ano. “Como ainda estão em fase de implantação, 16 vagas para os cursos de Matemática e de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, ofertados em Salinópolis, precisarão ser oferecidas posteriormente pelo Sisu. Até lá, talvez outras vagas e mesmo outros cursos possam, também, ser ofertados por meio do sistema do MEC”, adianta a pró-reitora.


Critérios de eliminação deixam 50% dos candidatos de fora da disputa por vagas – As notas individuais de cada candidato será disponibilizada no site do Ceps, a partir das 13h deste sábado, 24 de janeiro, por meio da página de inscrição e acompanhamento, acessível mediantelogin e senha. Para serem considerados aprovados no Processo Seletivo 2015 (PS 2015), os candidatos precisam obter notas maiores que 400 em cada uma das quatro áreas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota superior a 500 na redação. Este ano, 50,85% dos candidatos foram eliminados do PS 2015 por não cumprirem essas exigências.

Segundo o Ceps/UFPA, apesar de a média de candidatos eliminados por conta da prova de redação se manter estável em relação à do ano passado, houve um aumento no número de candidatos que tiraram notas entre 40 e 499 na redação, enquanto o número de zeros diminuiu. Foram 6.002 notas zero em 2015 e 51.902 notas de 40 a 499. Em 2014, foram 8.404 zeros em redação e outras 14.103 notas abaixo de 500 pontos.

Calouros devem confirmar vaga na Universidade já na próxima semana - Os calouros aprovados no PS 2015 já podem comemorar, mas precisam ficar atentos aos prazos para habilitação e matrícula na Universidade. O edital referente à apresentação de documentos para registro na Universidade, o qual os habilita para se matricularem nas faculdades, será publicado pelo Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) no início da próxima semana, na página do Ciac, na internet.

“Enquanto a documentação não for homologada, os estudantes ainda não têm assegurada sua entrada na UFPA. Cada curso tem dia, horário e local exato para que os candidatos aprovados apresentem os documentos, e quem perder a habilitação perderá a vaga. O mesmo aviso é válido para os candidatos que se inscreveram como cotistas e, agora, precisam comprovar que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública e cumprem os demais critérios das cotas ou do bônus”, avisa Aluizio Barros, diretor do Ciac.

A habilitação ao vínculo institucional para os aprovados pelo PS 2015 acontece a partir de 2 de fevereiro, na capital e no interior do Estado. Já a habilitação para os 1.173 candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado será divulgado na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, acontece no dia 30 de janeiro.

No caso de estudantes que venham a ser aprovados tanto pelo PS 2015 quanto pelo Sisu, a UFPA orienta os candidatos a comparecerem à habilitação apenas da vaga/curso preterido(a). “Lembrando que, por lei, nenhum estudante pode ocupar duas vagas em instituições de ensino superior públicas ao mesmo tempo. Portanto, a mesma informação é válida para candidatos aprovados na UFPA e em outras universidades públicas: é preciso escolher”, reforça Mauro Magalhães, assessor da Proeg.


Serviço:
Confira o Listão de Aprovados do PS 2014 da UFPA. Link 1. Acesse, ainda, o site do CEPS.
Informações sobre o (a) registro/habilitação para os calouros, acesse o site do  CIAC
Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA


(Grifos meus)



Nenhum comentário:

Postar um comentário