terça-feira, 21 de outubro de 2014

CARTAS AOS INDECISOS, E ÀS INDECISAS: observações sobre as Eleições de 26 de outubro entre Dilma & Aécio, Jatene & Helder:

(Israel Fonseca Araújo. Professor na Secretaria de Educação de Igarapé-Miri, há 17 anos; concursado desde 2006; atua na Seduc-PA, como professor AD-4, concursado desde 2008; cursa Mestrado em Letras na Universidade Federal do Pará (2013-15))



Esta é uma carta, ou seja, uma correspondência. Não se destina a todas as pessoas, indistintamente. Isto é, apesar da publicação na grande “rede” nesta correspondência eu faço distinção, quando de sua concepção e construção, entre quem poderia ter interesse e quem a “jogaria de lado”. Está aberta a todo mundo, mas peço a algumas pessoas que “não percam” seus tempos sagrados com estes meus escritos. É para poupá-las de canseiras à toa, né?

Então, vamos: como estou falando de eleições para a presidência do Brasil e governo do estado do Pará, e como eleição pressupõe votos – e votos resultam de escolhas, peço às pessoas que estão decididas a votar em Aécio Neves da Cunha (PSDB) e em seu parceiro de partido, o economista Simão Robison Oliveira Jatene, que passem o mouse adiante, procurem outras leituras mais agradáveis e aproveitem o dia (carpe diem, amigos). Às vezes, uma sugerida decisão beira à intransigência e eu quero lhe poupar de uma “canseira” entre nós. Não é por deboche, acredite, mas é porque se trata de uma correspondência, entendido?


Caso sua decisão seja que o Pará continue a ser governado pelo pai de Beto Jatene e de Izabela Jatene, respeito sua decisão (e peço que faça o mesmo em relação a minha); caso sua decisão seja pelo rapaz das Minas, filho de um apoiador da Ditadura Militar e..., eu a respeito (e peço que faça o mesmo em relação a minha decisão de, jamais, apoiar o Neves da Cunha). Pobre Tancredo Neves, se estivesse vivo poderia estar morrendo de desgostos íntimos.

Então, já que estamos “a sós” e que o sr. (a sra.) pode estar sem decisão tomada em quem votar para Presidente e Governador do Pará, peço sua permissão para eu tentar pontuar algumas questões e colocá-las a sua mesa, que o sr. (a sra.) possa analisar e quem sabe rejeitar Jatene e dar mais uma oportunidade à Dilma Rousseff para continuar a comandar este país.

Por que peço votos para Dilma-13?As razões são muitas e a decisão de votar nela correlaciona-se intimamente com minha postura de, jamais, apoiar meus algozes (nem que eles me ameacem, me intimidem ou façam coisas parecidas), ou seja, sabendo do que fazem contra minha família e contra meus pares de trabalho, eu nunca votaria em Simão Jatene nem em um candidato de mesma linha que a dele (as razões aparecem nesta carta).

1 – Eu não voto no PSDB para governar o Brasil (e recomendo às pessoas que dão alguma credibilidade aos meus posicionamentos que não votem em candidaturas patrocinadas pelo PSDB), porque fui aluno nos anos em que o FHC governava o Brasil (no antigo segundo grau e na Educação Superior); e, depois, vi as gestões petistas (desde janeiro de 2003) e tenho como comparar os modos de ambos governarem. Eu também sei e tenho como citar uma série de investimentos dos mandatos petistas (e ausência de investimentos dos governos de FHC, claro). Mas o texto consumiria uma sessenta páginas e o sr. (a sra.) não teria como me dar mais atenção. Assim, apenas pontuo o que segue:
a) FHC não investiu na Educação Superior Pública porque sua meta era a privatização da Educação, pois seus aliados seriam beneficiados com isso e o seu partido defende que o Estado brasileiro tenha mínimas responsabilidades com as políticas públicas (a ideia de “estado mínimo”, cara ao modelo neoliberal de gestão pública/AP). Esse é o modelo de gestão educacional que Aécio da Cunha-45 quer para nosso país – e esse modelo é bem antagônico em relação aos pressupostos petistas para a AP. Para sabe como Aécio governaria o Brasil, procure informações com quem realmente o conhece: trabalhadores(as) da Educação Pública de Minas Gerais, estado governado por ele, durante oito anos. Daria para saber o que Aécio fez quando o Brasil determinou Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público (PSN-PMP) no país inteiro: não pagou o Piso e mandou calar jornalistas que quisessem publicar e/ou comentar isso.

b) FHC e o PSDB não têm compromisso (e não defendem que) o Salário Mínimo Nacional continue a ser valorizado e a crescer ano após ano; o sr. Armínio Fraga, que seria Ministro da Fazenda de Aécio, disse a empresários e ao país que o “Salário Mínimo está alto” demais, e que isso estaria “prejudicando” os empresários. Se o sr. ou a Sra. é membro da classe trabalhadora, pense nisso antes de decidir seu voto (apenas uma sugestão). Esse é apenas um dos arrochos que Aécio-45 imporia à nação brasileira; isso tem a ver com as “medidas impopulares” que ele diz que está pronto para adotar (p. ex. cortes nos orçamentos de programas sociais, como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida), depois de 01 de janeiro de 2015, caso seja eleito (investimentos em Saúde e Educação podem ser outras áreas de cortes). Eu quero a valorização da renda do(a) trabalhador(a), por isso não ajudo a eleger uma pessoa que poderá nos prejudicar (seja na educação pública, seja em outras áreas).

c) FHC e o PSDB (que comandam Aécio da Cunha) têm entre seus aliados defensores da DITADURA MILITAR (pós-1964), sistema de governo instituído no Brasil, que o levou a viver seus piores anos no que tange às liberdades de expressão, fechamento do Congresso Nacional e terrores praticados contra pessoas de bem; somente porque estas eram contrárias aos modos dos ditadores governarem o Brasil (isso foi visto em Igarapé-Miri, depois de 01 de janeiro de 2013...). No Pará, até hoje há pessoas desaparecidas e famílias destruídas por conta da ação do pessoal que ajudou Aécio a crescer. O pai de Aécio foi beneficiado pela CIA (dos Estados Unidos da América) para a instalação do GOLPE MILITAR DE 1964, no nosso país. Aécio, em sua juventude, levou agitada vida carioca, desfrutando desses apoios “políticos”.

d) Talvez isso explique os porquês de Aécio Neves da Cunha ser tão cruel com jornalistas que se posicionam contrariamente aos seus interesses pessoais e/ou publiquem informações que possam mostrar ao povo de Minas e do Brasil quem é, de fato, esse ator que interpreta cenas políticas e treina frases de efeito para seduzir eleitores(as) Brasil afora. É claro que, dado seu projeto pessoal de poder, há uma estrutura que deve blindar a sua imagem pessoal, já que (se as pessoas souberem de seus atos, suas crenças, seu passado e suas alianças) tudo deve ser cuidadosamente controlado (e isso implica controle sobre a imprensa, as redes sociais e os blogueiros... que não defendam suas práticas). (Um dia, eu li em um jornal uma manifestação irritada de Aécio em relação às redes sociais, e não tinha entendido a motivação da sua posição...)

e) Não voto em Aécio-45 para governar meu país, porque não posso defender e/ou apoiar (empoderar) uma pessoa, um gestor público, que tenta censurar a impressa, que quer calar as pessoas que se manifestam contrariamente a ele em blogs e espaços similares, que costurou demissões de jornalistas de redes “amigas” porque essas pessoas publicavam fatos que lhe desagradavam; mesmo que sua agremiação partidária não fosse o PSDB (maior inimigo dos professores deste país e das políticas públicas focadas nas camadas mais populares da sociedade brasileira), eu não voto nele e peço a quem queira me dar atenção para jamais votar em Aécio-45. Pois esse seria um voto contra as nossas últimas conquistas...

f) Não voto em Aécio da Cunha para governar meu país, porque ele quer adotar “medidas impopulares”, como as citadas acima. Além disso, quem apoia FHC (ou e apoiado por este) está chamando aposentados de “vagabundos”. Quem quer simplesmente criminalizar jovens negros, pobres e de periferias urbanas que se envolvem em práticas criminosas, para encher as cadeias e aumenta ainda mais o nível de bandidagem deste país não pode ter meu voto. Também por isso, Aécio never (nunca). O arrocho às pessoas que ganham apenas o Salário Mínimo Nacional (muitos milhares Brasil afora) é quase um crime contra as camadas mais pobres do Brasil. Observe que Aécio não pensa em arrochar (apertar) seus apoiadores de campanha, mas apenas apertar a vida das pessoas mais pobres. Na eleição, temos um lado ou um projeto de país a escolher. Então, o projeto aecista é o pior dos dois apresentados a nós – para a nossa digitação do dia 26.

g) Não voto em Aécio-45 para governar meu país, porque não quero ver meu país de “pinico na mão” diante do FMI (Fundo Monetário Nacional), tomando empréstimos, como nos tempos de FHC. Quem não lembra disso, saiba que foi o petista Lula da Silva que nos ajudou a superar essa mazela histórica.

h) Não voto em Aécio-45 para governar meu país, porque quem agride mulher e usa seu poder e suas relações para silenciar o caso (e ele não ser punido por essas práticas criminosas), quem não quer cumprir as leis do país, não pode presidir o Brasil, quem se recusa a fazer o que tem de ser feito diante de autoridades (em blitz de trânsito, p. ex.) não merece e nem pode governar nosso país.

i) Não voto em Aécio-45 para governar meu país, porque quem não pagou o PISO salarial nacional dos Profissionais do Magistério Público (ou seja, não quer cumprir as leis do país) não pode governar nosso país. Assim, perceba, ele juraria, diante da Constituição, que cumpriria as leis, já sabendo que não quer cumpri-las e não vai cumpri-las.

2 – Por saber disso tudo (e mais um pouco sobre os modos aecista e tucano de governar) é que Eu voto e recomendo voto em Dilma-13, não por ela ser petista, mas porque o projeto que temos, além do projeto de FHC/Aécio, é o projeto de governo sob a responsabilidade de Dilma, gestora que ajudou a revolucionar o Brasil (embora, às vezes, não queiramos discutir sobre isso: um direito nosso). Lula da Silva e Dilma criaram programas sociais (em diversas áreas, como infraestrutura, habitação, educação (Pronatec e Ciência sem Fronteiras, ampliação exponencial do número de bolsas para pesquisa e pós-Graduação, cursos de Mestrado e Doutorado não apenas nas capitais; expansão da Educação Superior, criação de mais de dez universidades). Ampliaram a realização de Concursos Públicos para o serviço público federal (as vagas eram mínimas nos governos de FHC; no Pará, Almir Gabriel e Simão Jatene são exemplos vivos dessa maneira de governar).

a) São petistas os governantes que, no geral, mais respeitam as leis; basta comparar uma gestão petista (Igarapé-Miri e Abaetetuba, p. ex.) a uma do PSDB (Abaetetuba e Moju, p. ex.) e ver como é que são tratados os servidores públicos nesses mandatos. Quantas nomeações via concurso público são feitas e verificar o quantitativo de vagas ofertadas, as empresas que realizam os concursos em cada caso. Essas diferenças mostram, no geral, quem é mais atrasado do quem no modo de governar. E respeitar as leis do país não é uma questão de gosto ou paixão (preferência), mas um dever do governante: quem não quer se submeter às leis, não deve entrar a governança...

b) É nos governos petistas que os casos de Corrupção mais aparecem: mesmo entre quadros petistas havendo menos servidores corruptos e/ou corruptores do que em outros quadros (podem crer), o fato de a gestão petista ser mais atenta aos preceitos legais faz com que os casos sejam investigados em maior monta e mais servidores sejam julgados e demitidos a bem do serviço público. Quando FHC governava tinha mais corrupção do que nos 12 anos de gestão petista, mas lá as coisas eram bem “ajeitadas”, os tapetes eram grandes e, dizem, o Ministério Público (fiscal da lei) atuava de maneira diferente, entendem?
O resultado: muito pouco aparecia, pouco era investigado e as punições eram em número bem menores. O que sabemos sobre Marcos Valério e Roberto Jefferson e a corrupção nos mandatos tucanos? O que sabemos sobre Paulo Roberto Costa, da Petrobras, e suas relações dentro dos mandatos tucanos? Por que quase nada sabemos?

c) Talvez seja porque a mídia mais poderosa deste país, a TV GLOBO, é ferrenha defensora dos tucanos e inimiga declarada dos petistas e demais agentes partidários “de esquerda”. Assim, o que mais se houve por aí (e se repete por aí) é o que a Globo diz. Nas suas publicações, claro, as escolhas são feitas conforme os critérios dela, tendo em vista seus objetivos “profissionais”.
Além disso, a Rede Globo tem problemas de sonegação fiscal (calote no país): a emissora deve e não quer pagar muitos milhões de reais ao Brasil. Se a GLOBO pagar essa dívida, imagine o que se pode fazer em prol de nosso povo. Quantas creches, escolas de ensino fundamental, postos de saúde, veículos para o transporte escolar e outros bem poderíamos ter, a mais, para melhorar nossa qualidade de vida?

3 – Quanto ao Simão Jatene, vale o mesmo que se diz sobre Aécio (com a diferença, talvez de Aécio ser mais violento, ou ser muito violento contra as mulheres que ela namora; eu jamais apoiaria Jatene porque é um destacado inimigo dos trabalhadores(as) da Educação Pública (o economista já prendeu professores/as na sede da Seduc (Rod. Augusto Montenegro), proibindo a entrada de água e alimentos (assim, eles/as teriam de deixar o prédio e desistir da defesa de seus direitos). A polícia de Jatene, com ordens superiores, claro, usou spray de pimenta para agredir trabalhadores(as) da Educação nesse ato.
a) Não se trata de não votar em Jatene por ele ser uma criação de Jader Barbalho, mas porque ele parece ser muito pior do que Jader nesse aspecto (segundo me dizem professores mais experientes do que eu). Sem ele um técnico, profissional renomado em sua área, deveria ser um ótimo governador. Mas, transformou-se em um caso mal explicado e exemplo de insucesso administrativo.

b) Jatene não respeita decisões de plenárias, tomadas pelo povo dos territórios do Pará (já que seu partido, PSDB, não suporta os movimentos sociais organizados); não tem moral (nem a mínima) para atirar pedras em seu criador, porque está provado que MORALIDADE é um princípio constitucional que está revogado na sua Constituição: seu passado e seus filhos, só por existirem, já explicam tudo.

Dados mínimos sobre o tratamento de Jatene aos trabalhadores(as) da Educação Pública do Pará:
  • Cancelou o processo de eleições diretas nas escolas, iniciado na gestão da petista Ana Júlia Carepa (assim, ele pode ajudar seus aliados a manterem os “currais” eleitorais, com indicações de diretores para as escolas estaduais);
  • Enrolou docentes quanto à implementação da hora-atividade garantida em Lei aos docentes (PCCR, 2010);
  • Não efetivou a lotação por Jornada, com horas-aula e horas-atividade;]
  • Abandonou à própria sorte as escolas de Igarapé-Miri (Dalila Afonso Cunha, em Vila Maiauatá, com uma reforma de ficção, que nunca sai; Manoel Antonio de Castro e Enedina Sampaio Melo, ambas na cidade, com destaque para a Enedina, que ficou sem proteção alguma (muro caiu e nada fora feito) e com os desejos de conseguir a quadra para a prática poliesportiva;
  • Está enrolando pessoas desinformadas com um comercial de “PACTO PELA EDUCAÇÃO” do Pará, uma vez que as decisões sobre o que fazer ou não fazer, em governos tucanos, são tomadas em pequenas salas, sem a participação da população (odeiam reuniões, plenárias, democracia). O Sintepp e demais educadores(as) da luta classista foram excluídos de decisões sobre investimentos em educação. Quem fez “pacto” com os representantes dos trabalhadores/as de nossa educação? Foi às escondidas? Quem estava lá?

Ora, se ainda assim a sua decisão for votar em Jatene em Aécio Neves, dia 26 deste, eu respeito sua escolha, mas devo dizer que foi isso o que se deu em Igarapé-Miri, em 2012: havia dois projetos apresentados ao povo; a maioria deste rejeitou o melhor projeto (que era o único viável naquele momento) e votou pela entrada em campo do pior. O resultado são choros e ranger de dentes, mas isso não deve ser dito aqui.

Eu ainda perderia sua amizade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário