quarta-feira, 8 de outubro de 2014

CRIADA A FLIPA, Feira Literária do Pará: iniciativa é de escritores(as) da terra


Prof. Israel Araújo

  
Um grupo de dez escritores e escritoras do Pará, dentre os quais estão Antonio Juraci Siqueira e Salomão Larêdo, acaba de criar uma Feira que pretende buscar o “congraçamento entre os autores da terra e uma maior exposição junto ao público de seus trabalhos”. É a FliPA, Feira Literária do Pará.

A divulgação dessa iniciativa é de responsabilidade do colunista Elias Ribeiro Pinto (publica seus trabalhos no jornal Diário do Pará). Segundo Pinto, Aline Brandão, Andrei Siimões, Antonio Juraci Siqueira, Bella Pinto, Edgar Augusto Proença, Edyr Augusto, Amaury Braga Dantas, Ronaldo Franco, Salomão Larêdo e Walcyr Monteiro resolveram criar a Feira, com apoio da Fox.


(Antonio Juraci Siqueira, um ótimo "boto" de nossa Amazônia: um filósofo de penas rápidas)



(Cametaoara Salomão Laredo é um dos mais produtivos escritores do Pará, das últimas décadas)



A intenção é realizar a Feira anualmente, chegando, em anos posteriores, a outras áreas do Pará, além de Belém. 18 de outubro foi definido como a “data inaugural do evento”. A proposta quer “fomentar a produção literária do Pará, o lugar do escritor e sua escrita, assim como os canais de circulação e consumo dessas obras”. Nessa data ainda será divulgado, diz o colunista, o regulamento do Prêmio Fox de Literatura. Interessados já podem se inscrever, desde já (via site www.flipara.com.br), “escritores paraenses ou que exercem atividade no Pará, que nunca tenham tido seus trabalhos editados e publicados em qualquer suporte”.

A categoria contemplada para este ano de 2014 será o romance.

A nós parece uma ótima iniciativa, já que os literatos da terra estão cansados dos descasos com a nossa cultura paraense: uma forma típica de seguidores/as da doutrina neoliberal tratarem a coisa pública. Foram tantas as espremidas sofridas nos tucupis da tucanada que, ao menos, dez de nossos pares conseguiram sair do aperto e gritar por socorro.


Vamos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário