quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PROFESSORA DOUTORANDA JOSINEIDE COSTA: UM DOS ORGULHOS DE SER DO MIRI

O portal virtual de notícias das Organizações Rômulo Maiorana (ORMNews) repercutiu para todo o mundo o trabalho, já conhecido mundo afora, da professora miriense Josineide Pantoja da Costa, do Colégio Manoel Antonio de Castro (MAC). A publicação seguinte mostra, em resumo, uma parte dos esforços dessa brilhante professora e pesquisadora - que não mede esforços para trabalhar e continuar estudando, para o bem do MAC e de toda Igarapé-Miri.


Segue texto:
______________________________

Ação de escola é premiada

Professora de igarapé-miri cria metodologia sistemática para incentivar estudantes à iniciação científica


Para descobrir os recursos naturais da floresta amazônica e transformá-los em oportunidades de novos conhecimentos e de geração de empregos para quem nela vive é fundamental a qualquer cidadão, nativo ou não, ter curiosidade para aprender. Esse processo merece ser incentivado desde cedo na região da maior floresta equatorial do mundo e da maior bacia hidrográfica da Terra, como acredita a professora Josineide Pantoja da Costa. [na foto abaixo]

(Profa. Josineide Costa (à direita), com Profa. M.Sc. Adriane Gonçalves e Prof. Hélio Júnior, durante o II Colóquio sobre Biodiversidade, realizado em setembro de 2014, em Igarapé-Miri)

A professora criou há alguns anos uma sistemática de ensino na Escola Estadual Manoel Antônio de Castro, a chamada Escola MAC, localizada no município de Igarapé-Miri, na região Nordeste do Pará, que incentiva o gosto pela ciência entre os estudantes. 
Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em licenciatura em Biologia/Uepa, mestre em Biologia Celular pela UFPA e doutoranda em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários/UFPA, a professora Josineide Costa sempre defendeu a educação como a principal ferramenta para as famílias de baixa renda da Amazônia melhorarem a qualidade de vida. “Tive propostas para lecionar em escolas de Belém, mas escolhi a Escola MAC por estar situada no interior do Estado e porque eu queria contribuir com a educação no interior onde as oportunidades são muito limitadas e as dificuldades de ensino são mais acentuadas em comparação à capital do Estado em função de vários fatores”, afirma. 
Na Escola MAC Josineide Costa desenvolve vários projetos que são coordenados por professores que trabalham no laboratório multidisciplinar do colégio. Os professores são Hélio Nascimento da Paixão Júnior e Maria José Barbosa Maia, de Química, e Josineide como professora de Biologia da escola e pesquisadora do laboratório. Os principais projetos científicos coordenadas por Josineide Costa na MAC são: Projeto Ciência na Escola, que trabalha palestras anuais com temas científicos mostrando a importância da Ciência para o desenvolvimento social; Feira Científica Municipal do Colégio MAC (Feicmac), evento voltado para a formação científica e cidadã de jovens, sob coordenação da professora e tem como parceiro um grupo com 15 pesquisadores da UFPA e UFRJ. 
O projeto foi submetido e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos anos de 2013 e 2014, recebendo ajuda financeira para sua realização. A cada ano, 3 mil pessoas prestigiam o evento envolvendo projetos de pesquisa de diversas áreas do conhecimento presentes na Feira. Esse evento tem como premiação medalhas e credenciais para participação em outras feiras que ocorrem em outros Estados e outros países como a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), Expo Ciência Latino-americana - ESI-AMLAT (Colômbia). 

Alunos mais críticos e humanizados são metas dos projetos

A inserção da pesquisa na Educação Básica, como ressalta a professora Josneide, vem sendo alvo de grandes discussões entre pesquisadores de diferentes áreas, por considerarem relevantes as atividades de pesquisa nas escolas para formação de alunos críticos, cidadãos mais conscientes preparados para as mazelas sociais, além de favorecer a formação de potenciais pesquisadores desde o Ensino Básico. “É preciso formar na educação básica, cidadãos críticos que tenham atitudes, conhecimentos e habilidades básicas sobre Ciência, para prepará-los para a vida, mesmo que não venha a seguir carreira como pesquisador”. 
A professora destaca que “o estudante na condição de autor de projeto de pesquisa é um protagonista em Ciências que redescobre, reinventa e até mesmo gera conhecimento científico-tecnológico a partir de observações que ele mesmo formula, seguindo o método científico investigativo. Assim, envolvido em projetos de pesquisa, o aluno do ensino básico tem habilidades para pensar como pesquisador, torna-se o protagonista no processo de ensino-aprendizagem, além de vir a ser um apaixonado pela Ciência e principalmente pelo que pode realizar a favor da Humanidade com ela. 
Na MAC existem estudantes com idade variando entre 15 e 20 anos que participam dos projetos. “Alguns ex-alunos da escola seguem com seus projetos na graduação e nós fazemos esse acompanhamento”, afirma a professora. São 15 os estudantes envolvidos diretamente com projetos de pesquisa na Escola. Entretanto, esses 15 alunos dão suporte a mais de 500 alunos com atividades científicas que contemplam todo o corpo discente da escola como as aulas práticas no laboratório multidisciplinar, ciclos de palestras, cursos de férias e feira científica. Grande parte desses estudantes se inclui em um perfil socioeconômico de baixa renda, de famílias pobres. A maioria dos pais são pequenos comerciantes da cidade de Igarapé-Miri. 

Reconhecimento vem de todo o país

Como resultado do esforço da professora Josineide e dos estudantes da MAC, a comunidade escolar contabiliza, entre outras, conquistas: 2012-Febrace/USP-Melhor projeto em relevância social; 2013-INBEB/UFRJ-Melhor projeto de iniciação científica Educação Básica; 2013- Febrace/USP-Melhor pôster científico; 2013-Fortaleza CE-Melhor Projeto de Ciências da Saúde do Brasil; 2013-Abu Dhabi-Emirados Árabes- Honra ao mérito (professores Josineide e Hélio Nascimento e as alunas Mayra Carolina e Janaína Pompeu foram até os Emirados Árabes); 2014- Febrace/USP-Melhor - Melhor projeto de microbiologia; 2012 e 2013: aprovação do projeto de feira científica pelo CNPq e, em 2013, Josineide Costa integrou o grupo dos dez melhores professores do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário